Pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    A gestão ambiental é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência, tanto da sustentabilidade do ser humano no planeta, quanto das pequenas, médias e grandes empresas no mercado, tendo em vista que o meio ambiente é hoje parte do processo produtivo e não mais uma externalidade. Isso faz com que a questão ambiental esteja presente no planejamento das empresas por envolver a oportunidade de redução de custos, já que uma empresa poluente é, inevitavelmente, uma entidade que desperdiça matéria-prima e insumos e gasta mais para produzir menos. Sendo assim, o presente curso objetiva fornecer informações, atualização, capacitação técnica e pedagógica para atuação como professor, profissional autônomo, em consultorias, assistências técnicas, em empresas urbanas e rurais e em instituições de ensino.Fornecer informações e capacitação técnica e pedagógica relacionada à área de educação ambiental para atuação na comunidade (escolas, associações e empresas).Capacitar os participantes no entendimento dos princípios da Educação Ambiental.
    Contribuir para que seja ampliada a compreensão do contexto sócio-econômico, político e ambiental de que todas as sociedades fazem parte.
  • Conteúdo
    Carga horária do curso

    360 h/a

    Disciplina e descrição:


    Ecologia Geral
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos básicos utilizados em ecologia. Fatores ecológicos.Sucessão ecológica e instabilidade dos sistemas agrícolas. Ecologia de populações e de comunidade. Aspectos ecológicos do trinômio água-ar-solo.Fluxo de energia e matéria nos sistemas agrícolas. Biosfera e seu equilíbrio. Ecossistemas. O Potencial da biodiversidade. Efeitos dos sistemas de cultivo agrícola sobre o equilíbrio ecológico. Desequilíbrios ambientais.    As conseqüências das Mudanças climáticas globais na biosfera e na agropecuária.
     
    Solo e Meio Ambiente
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos básicos sobre solo e suas relações com o meio ambiente. Propriedades químicas, físicas e biológicas dos solos. Características dos principais solos do Cerrado. Métodos tradicionais de conservação de solos. Sistema convencional de preparo do solo. O sistema de semeadura direta. Identificação da estrutura de um solo sob diferentes usos no campo.

    A Água e o Meio Ambiente
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Impacto ambiental sobre os recursos hídricos; Qualidade da água na agricultura; Ciclo hidrológico; Distribuição dos recursos hídricos; Consumo de água e crescimento populacional; Legislação; Estudo de caso I : Revitalização do Rio São Francisco; Estudo de caso II : Córrego do Canavial (Afluente do rio Paranaíba).

    Educação Ambiental
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental. Educação e meio ambiente. Política e cultura na perspectiva ambientalista. A sociedade e o meio ambiente. A questão ambiental hoje. A questão ambiental na cidade de Patos de Minas: uma abordagem prática.

    Gestão e Monitoramento Ambiental
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina trata dos aspectos ambientais envolvidos nas empresas do setor. A partir das exigências legais de licenciamento ambiental, são apresentados temas específicos como Gestão Ambiental Empresarial, Sistema de Gestão Ambiental e as Certificações Ambientais.

    Gestão de Bacias Hidrográficas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Recursos Hídricos. Ciclo Hidrológico. Bacia Hidrográfica. Microbacias Hidrográficas. Impactos Ambientais. Os Poderes Públicos e Privados e a Organização Social. Gestão de Bacias Hidrográficas. Outorga de Água. Licenciamento Ambiental. Áreas Degradadas. Recuperação de Áreas Degradadas. Desenvolvimento Agrícola Sustentado. Bacias Hidrográficas Revitalizadas.

    Atividade Rural e Meio Ambiente
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    As bases teóricas da ecologia agrícola. Planejamento de sistemas agrícolas alternativos. Tecnologias de produção agrícola alternativa. Manejo ecológico de insetos, patógenos e plantas invasoras. Base de uma agricultura Sustentável.

    A Natureza, o Homem e a Cultura
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Homem, sociedade e natureza em relação à história. O desenvolvimento do capitalismo e a evolução das concepções de sociedade e natureza. A apropriação desigual da natureza e a sociedade de classes. Sociedades rurais e o meio ambiente. Sociedades urbanas e o meio ambiente. As questões da cidadania diante da relação sociedade e natureza. O consumismo moderno, suas causas e conseqüências para a natureza. A visão científica, religiosa e sistêmica do mundo.

    Direito Ambiental
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução ao Direito. Legislação ambiental brasileira. Política Nacional de Meio Ambiente e Políticas Setoriais. Organização Administrativa Ambiental. Responsabilidade pelo Dano Ambiental.

    Metodologia do Ensino Superior
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Educação Superior diante da nova realidade social. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. O planejamento de Ensino como instrumento da ação educativa. Procedimentos Didáticos no cotidiano da sala de aula universitária: desafios e possibilidades. A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e alternativas

    Metodologia de Pesquisa
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Gestão de Resíduos Urbanos e Agroindustriais
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Definição e classificação de resíduos agroindustriais. A questão do resíduo agroindustrial: objeções, papel do setor produtivo, do Estado e do técnico. Legislação e Agenda 21. Manejo dos resíduos. Técnicas de desenvolvimento e otimização de microorganismos no manejo. Efeitos genéticos dos resíduos. Tratamento e aproveitamento dos resíduos agroindustriais para produção de energia, adubo orgânico, conservação de solos, contribuindo desta forma, para minimizar os impactos ambientais.

    Licenciamento Ambiental
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Legislação federal e estadual para licenciamento ambiental. Processos de licenciamento ambiental. Processos de licenciamentos ambientais relatórios e projetos ambientais para licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais. Atividades passíveis de licenciamento.


    Políticas Sociais, Saúde e Ambiente
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Educação e saúde; Promoção da Saúde no processo saúde/doença; Saúde ambiental; Deslocamento do paradigma de sociedade industrial para sociedade ambiental; Dimensão da sustentabilidade nas Políticas Públicas; Administração e organização dos serviços de saúde; Importância da cultura; Visão da saúde ambiental com flexibilidade; Mudança de comportamento dos agentes públicos e privados com inovação sustentável e parcerias inteligentes; Ética com ênfase no patrimônio humano, animal e vegetal; Legislações ambientais e de saúde; Gerenciamento dos serviços de saúde no Brasil.

Outro curso relacionado com educação ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |