Pós-graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    1. Promover a melhoria da qualidade do Ensino de Língua Portuguesa, por meio da capacitação de recursos humanos que atuam no Ensino Fundamental e Médio.
    2. Oferecer aos licenciados em Letras a oportunidade de revisar, de atualizar e de expandir os conhecimentos das diversas disciplinas da área de Língua Portuguesa.
    3. Qualificar profissionais para que tenham condições de formar pessoas reflexivas e que venham a ter posição crítica em seu meio social.
    4. Reaproximar os graduados da academia, possibilitando-lhes aprofundar conhecimentos lingüísticos que lhes permitam melhorar o desempenho em sala de aula, o que assegurará a eficácia do processo de ensino-aprendizagem de língua materna.
  • Conteúdo
    Carga horária:

    360h/a

    Disciplina e descrição:

    Metodologia do Trabalho Científico - Línguística
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Teorias Lingüísticas: quadro formalista
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    As origens da tendência formalista. Repercussões na fundação da Lingüística. Concepções, autores mais representativos e correntes teóricas.

    Teorias Lingüísticas: quadro funcionalista
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Escola de Praga e o Funcionalismo. Fundamentos epistemológicos da escola funcionalista. Gramática Funcional. Modelos funcionalistas.

    Morfologia do Português
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos básicos: palavra, morfema e morfe. Alomorfia. Lexema. Processos morfológicos: flexão, derivação e composição. Incorporação. Classes de palavras: uso.

    Variação lingüística e ensino
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Concepções básicas para o estudo da variação lingüística. A variação lingüística no contexto do português brasileiro. A variação lingüística e suas implicações no ensino da língua materna nas escolas de educação básica.

    Sintaxe do Português
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Sintaxe de concordância e de regência.

    Teoria da leitura
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudos dos conteúdos e prática de leitura. A compreensão de sentidos e práticas sociais de leitura. O conhecimento didático do professor para o ensino das habilidades leitoras e a análise de propostas didático-metodológicas para o ensino da leitura.

    Iniciação à Pragmática
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Pragmática: origens. Pragmática e Lingüística. Os fatos pragmáticos: a enunciação _ a inferência _ as instruções de sentido. Natureza da informação pragmática: lingüística e não-lingüística. As máximas conversacionais de Grice. O pressuposto, o subentendido, as implicaturas. Teoria dos Atos de fala, a partir das formulações de Austin, Searle e Vanderveken. Análise da composição e do funcionamento de alguns atos de fala e sua aplicação a fatos e situações de práticas discursivas.

    Gêneros e tipos textuais
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceito de gênero textual. Conceito de tipo textual. Aspectos interrelacionados que se destacam na literatura sobre gêneros. Gêneros textuais e ensino.

    Lingüística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    As teorias lingüísticas: a gramática tradicional, o estruturalismo e o gerativismo. A Fonologia: teoria e prática. A Morfologia: Teoria e Prática. A sintaxe: Teoria e Prática. A lexicologia: Teoria e Prática. Os Gêneros textuais: teoria e Prática. A Lingüística Aplicada e o Ensino de Língua. Modelos.

    Didática para o ensino superior
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Propõe-se o estudo de Metodologia do Ensino Superior como disciplina que trata do fenômeno educativo e suas relações com o contexto cultural, histórico e social, com vistas a provocar a reconstrução do conhecimento pelo processo ensino-aprendizagem. Privilegia-se o entendimento sobre o espaço acadêmico da aula, seus recursos, procedimentos e possibilidades. Procura-se situar questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem e suas relações com a pesquisa. Busca-se, com especial interesse, a discussão e o entendimento da questão da formação do professor universitário, na perspectiva crítica-reflexiva ao desenvolvimento individual, profissional e institucional.

    Metodologia do ensino de Língua Portuguesa
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo das principais contribuições da lingüística para o ensino de Língua Portuguesa. A parametrização do ensino de Língua Portuguesa: pressupostos, avanços e desafios. A formação/desenvolvimento da competência lingüístico-discursiva através de práticas pedagógicas que envolvam a leitura, a produção e análise lingüística de textos orais e escritos. A pesquisa em sala de aula. Princípios e expedientes de avaliação da aprendizagem.

Outro curso relacionado com linguística

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |