Home>Pós-graduação>Literatura>Patos de Minas>Pós - graduação em Literaturas de Língua Portuguesa - Patos de Minas - Minas Gerais
 

Pós - graduação em Literaturas de Língua Portuguesa

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Pós - graduação em Literaturas de Língua Portuguesa - Patos de Minas - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas:
Foto Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Patos de Minas Minas Gerais
Foto Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Patos de Minas Minas Gerais
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Minas Gerais
Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Patos de Minas Minas Gerais Foto
Foto Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Patos de Minas Minas Gerais
Pós - graduação em Literaturas de Língua Portuguesa - Patos de Minas - Minas Gerais Comentários sobre Pós - graduação em Literaturas de Língua Portuguesa - Patos de Minas - Minas Gerais
Objetivos:
1. Promover a melhoria da qualidade do ensino da literatura nas escolas de educação básica, por meio da capacitação de recursos humanos que ali atuam.
2. Atualizar o conhecimento dos profissionais que atuam no Ensino Básico, adequando sua realidade às novas exigências do mercado de trabalho e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, levando o pós-graduando, ao mesmo tempo, a refletir sobre a prática docente de literatura no Ensino Básico, e a repensar os valores de seu conhecimento, no sentido de reorientá-los frente às dificuldades do conhecimento moderno.
3. Promover a educação continuada de professores do ensino básico, reaproximando esses profissionais da academia, assegurando a importância do Centro Universitário de Patos de Minas como instituição-pólo na melhoria do ensino na região.
4. Levar o professor-aluno pós-graduando a repensar o papel da literatura como conhecimento indispensável na transformação dos processos sociais e históricos, e fazer com que esse professor seja capaz de levar seus alunos do ensino médio a refletir sobre essa questão.
5. Promover uma relação estética, política e cultural entre a Literatura Brasileira e os processos de construção do imaginário nas artes visuais, sobretudo no cinema nacional.
6. Proporcionar uma reflexão teórica sobre as relações históricas e culturais que ligam os países de língua portuguesa, por meio da leitura crítica de suas literaturas.
Conteúdo:

Carga horária do curso

360 h/a

Disciplina e descrição:

Historiografia Literária I
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Apresentação e discussão do conceito de literatura brasileira, tendo como lastro textos de autores brasileiros que retratam o caminho percorrido pela historiografia literária brasileira, do Romantismo à segunda metade do século XX. Discutir o papel da crítica em face da historiografia literária brasileira ressaltando suas contribuições.

Metodologia do Ensino Superior - Literaturas de Língua Portuguesa
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina de Metodologia do Ensino Superior, no âmbito de um curso de pós-graduação lato sensu, tem como objetivo abordar aspectos relacionados à formação do professor para atuar no ensino superior, possibilitando-lhe a reflexão sobre os desafios e especificidades inerentes ao trabalho docente e pedagógico nesse nível de ensino. Ocupa-se também dos aspectos atinentes aos objetivos e papel da educação e da universidade no contexto brasileiro, bem como visa pensar o sentido da “formação” em tempos de “semiformação”.

Narrativas de Língua Portuguesa I
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Discussão, exame e análise de textos narrativos curtos de Língua Portuguesa, observando aspectos de suas composições e, ainda, elementos de identidade e diálogo cultural.

Poesia de Língua Portuguesa I
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Histórico da poesia brasileira. A poesia brasileira do século XIX: relações e diálogos com as teorias poéticas do romantismo. Álvares de Azevedo: metalinguagem e outras funções de em sua poesia.

Diálogo entre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Afro-brasileira e Portuguesa
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Os diálogos entre as literaturas de Língua Portuguesa: a produção literária e alguns processos de legitimação de uma escrita literária engendrados por cada uma destas literaturas em determinados momentos históricos.

Historiografia Literária II
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Refletir sobre os paradoxos e contradições das teorias que embasam a discussão sobre a modernidade, situando mais especificamente o espaço da lírica moderna diante destas aporias.

Metodologia da Pesquisa Científica
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Reflexão acerca da ciência e do conhecimento científico. Estudo sobre os aspectos que envolvem o planejamento de uma pesquisa científica e sobre a estrutura de apresentação do trabalho acadêmico/científico. Conhecimento e prática das condições fundamentos para a condução de uma pesquisa científica, com ênfase na pesquisa em Literatura.

Narrativas de Língua Portuguesa II
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina propõe uma investigação das fontes de tradição popular portuguesa utilizadas por António Lobo Antunes, José Saramago e Guimarães Rosa na composição de algumas de suas narrativas. O corpus de análise será composto pelas obras O conto da ilha desconhecida, de José Saramago; Livro de crônicas, de António Lobo Antunes e Sagarana, de Guimarães Rosa. Através de um estudo analítico-descritivo, observaremos como os autores reelaboram o discurso oral, ao mesmo tempo em que se aproximam da matéria narrada para traduzir o pensamento arcaico -popular (tradição religiosa/ ancestralidade/e outros vínculos com sagrados). A análise terá como referencial teórico as teorias narrativas que tratam das relações entre discurso literário e oralidade, bem como dos desdobramentos da literatura portuguesa e brasileira na segunda metade do século XX.

Literatura Brasileira e Artes Visuais
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Tendo seu início no fim da década de 50, o Cinema Novo desde o começo esteve bastante próximo da literatura brasileira. Muitos foram os cineastas deste movimento que adaptaram romances importantes da nossa literatura. Este curso analisará algumas adaptações de alguns romances, por alguns dos cineastas mais importantes do Cinema Novo e colocará, ao mesmo tempo, algumas perguntas básicas para pesquisa e discussão: até que ponto a literatura brasileira influenciou os cineastas do cinema novo, levando em consideração agora os filmes com roteiro original? Pode-se dizer que, de alguma maneira, ao realizar “Deus o Diabo na Terra do Sol” (um roteiro original), Glauber Rocha estava fazendo literatura? Pode-se fazer esta última pergunta se referindo agora a alguns outros filmes cinemanovistas?

Poesia de Língua Portuguesa II
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo do sujeito-lírico e das modulações da subjetividade na poesia moderna, sob uma perspectiva teórico-crítica conjugada às obras literárias, em poetas representativos da lírica contemporânea brasileira.

Historiografia Literária III
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina irá refletir sobre a literatura produzida por judeus e cristãos-novos no quinhentismo português, quando se desenvolveu um tipo específico de literatura pastoril, cujo tema recorrente é a imagem do pastor exilado. Essa imagem do pastor peregrino parece ser referência alegórica aos problemas de exílio político vivido por esses mesmos cristãos-novos. Partindo do célebre romance Arcadia, de Jacopo Sannazaro, cujo autor não era judeu, mas difundiu a temática do exílio pastoril, pretende-se mostrar a condição de desterro político dos judeus revelado pelas lamentações de pastores arcádicos, em obras de autores judeus e não-judeus, como Bernardim Ribeiro, Diogo Bernardes, Jorge de Montemayor e Camões.

Metodologia do Ensino de Literatura
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Novas perspectivas no ensino da literatura; treinamento de métodos para uma abordagem do texto literário, preparação de material didático.
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Literatura: