Pós-graduação em Odontopediatria

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Pós-graduação em Odontopediatria

  • Modalidade
    Formação presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    É oferecido um diploma de Pós-graduação em Odontopediatria.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Odontopediatria promovido pela Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas tem sua realização no formato presencial. A formação tem como meta oferecer aos participantes conhecimentos para atendimento odontológico voltado ao público infantil. Durante a formação serão transmitidos conteúdos de atendimento infantil, pré-clínica em Odontopediatria, práticas, materiais usados, legislação em odontologia, bioética, emergências odontológicas, ortodontia de prevenção, entre outros.
  • Dirigido a
    Formação dirigida a profissionais de odontologia.
  • Área de atuação
    A vagas se concentram em centros odontológicos voltados ao atendimento infantil.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Odontopediatria - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O curso tem como objetivo geral capacitar e habilitar cirurgiões-dentistas no atendimento odontológico integral de bebês, crianças e adolescentes.

    Dentre os objetivos específicos, o curso tem como premissa habilitar o profissional a:

    1. Realizar o diagnóstico das afecções buco-dentais em função dos conceitos atuais sobre etiologia, prevenção e tratamento fundamentados na odontologia baseada em evidências;
    2. Realizar o plano de tratamento com base na filosofia de promoção da saúde e melhor qualidade de vida;
    3. Conhecer os produtos, procedimentos e técnicas atualmente empregados no manejo da criança, nos procedimentos endodônticos e restauradores em odontopediatria;
    4. Conhecer o crescimento e desenvolvimento crânio-facial, desenvolvimento da dentição e oclusão dentária, possibilitando o diagnóstico e a intervenção precoce das maloclusões na criança;
    5. Definir condutas de abordagem à gestante, identificar as estruturas oro-faciais do bebê e as alterações mais freqüentes; definir condutas e medidas aplicáveis aos pacientes de 0 a 3 anos;

    6. Intervir em situações emergenciais passíveis de ocorrerem no consultório odontológico.
  • Conteúdo

    Periodicidade do curso: mensal

    Aulas teóricas no UNIPAM e aulas práticas na ABO -Regional Patos de Minas

    Carga horária do curso

    875 h

    Disciplina e descrição:

    Metodologia do Ensino Superior
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Educação Superior diante da nova realidade social. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. O planejamento de Ensino como instrumento da ação educativa. Procedimentos Didáticos no cotidiano da sala de aula universitária: desafios e possibilidades. A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e alternativas

    Histologia, Anatomia e Fisiologia da Cavidade Bucal
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Noções básicas de embriologia da face. Odontogênese. Histologia e histogênese das estruturas dentárias e peridentárias. Esfoliação e erupção. Anatomia ósteo-radicular da face, ATM. Nariz e seios paranasais. Vascularização da face. Neuroanatomia aplicada à odontologia. Anatomia dos dentes decíduos.

    Biogênese, Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Período pré-natal. Interrelação entre os fatores ósseos e dentários no período de crescimento. Relação maxilomandibular. Desenvolvimento da dentição decídua e permanente. Crescimento e desenvolvimento craniofacial.

    Ortopedia Funcional e Ortodontia Preventiva
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Desenvolvimento das dentições. Etiologia, classificação e diagnóstico das maloclusões. Perda precoce de dentes decíduos. Tratamento de pequenas irregularidades da dentição em desenvolvimento. Prática de análise cefalométrica.

    Biomateriais em Odontologia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Histórico da evolução dos Biomateriais; Biomateriais em Odontologia; Citotoxicidade e Biocompatibilidade dos materiais dentários; Reparo e regeneração tecidual; Perspectivas atuais.

    Metologia do Trabalho Científico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Biossegurança
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Controle infecção na perspectiva de saúde ocupacional. Controle de Infecção na perspectiva no risco do paciente. Esterilização e métodos de desinfecção de materiais e instrumentais odontológicos e outros itens. Seleção de métodos de desinfecção. Limpeza e esterilização apropriadas.

    Documentação Fotográfica e Seminários Científicos
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Noções sobre a utilização de equipamento fotográfico para documentação clínica e confecção de material didático. Captura das imagens. Documentação fotográfica na clínica e laboratório. Documentação de pesquisas. Erros em fotografia. Montagem de aulas em software de apresentação.

    Novas Tecnologias em Odontologia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Novas tecnologias para detecção de lesões de cárie. Novas tecnologias para preparo cavitário. Prática laboratorial com os aparelhos.

    Emergência Médica em Odontologia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Classificação das situações de emergência. Anamnese e avaliação dos sinais vitais. Controle da ansiedade. Suporte básico de vida. Alteração ou perda da consciência. Dificuldade respiratória. Dor no peito. Arritmias cardíacas. Reações alérgicas. Reações a superdosagem das soluções anestésicas locais. Convulsões. Administração de injetáveis. Equipamento de emergência.

    Tópicos em Odontopediatria
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Princípios de psicologia e sua relação com a Odontopediatria. Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento. Radiologia em Odontopediatria. Distúrbios do desenvolvimento. Dentário. Placa bacteriana e sua importância clínica. Cariologia. Periodontia na adolescência e infância. Afecções estomatológicas em crianças. Anestesia. Cirurgia em Odontopediatria. Tratamento endodôntico de dentes decíduos e permanentes jovens. Traumatismo em dentes decíduos e permanentes jovens. Dentística operatória e restauradora. Prótese e reabilitação bucal.

    Materiais Dentários em Odontopediatria
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Propriedades e uso dos materiais dentários; Materiais Odontológicos aplicados à odontopediatria.

    Bioética
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    História da Bioética, Bioética e Filosofia prática. Princípios de Beneficência e Autonomia-Princípio da Tolerância. Desigualdade e iniqüidade na assistência odontológica e na distribuição da doença. Bioética, Equidade e Direitos Humanos: as declarações de Helsinque. As Resoluções 196/96 e 251/97 de CNS. Experimentação com seres humanos. Experimentações com animais. Pesquisa odontológica com seres humanos. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

    Ética e Legislação Odontológica - Periodontia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Princípios de ética, relação profissional, e legislação odontológica. Processos éticos e suas implicações.

Outro curso relacionado com odontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |