Pós-graduação em Prótese Dentária

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Pós-graduação em Prótese Dentária

  • Modalidade
    Curso presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante recebe um diploma de Pós-Graduação.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Prótese Dentária promovida pela Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas é realizada modalidade presencial. A formação tem como proposta levar ao dentista conhecimentos em técnicas que objetivam seu aprimoramento em Odontologia Estética. O aluno será atualizado em restaurações de resina, porcelana e em próteses. O participante recebe conhecimentos em prótese parcial removível, processos clínicos e laborais, preparo do paciente, preenchimento, entre outros.
  • Dirigido a
    Curso voltado a cirurgiões dentistas e protéticos.
  • Área de atuação
    As vagas se encontram em clínicas dentária e centros de produção de próteses.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Prótese Dentária - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    Oferecer ao mercado regional profissionais com a formação adequada e docentes com titulação para atuarem em cursos superiores já existentes ou que venham a se constituir
  • Conteúdo
    Periodicidade do curso: mensal

    Aulas teóricas no UNIPAM e aulas práticas na ABO -Regional Patos de Minas

    Carga horária do curso

    903 h

    Disciplina e descrição:

    Prótese Fixa
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Avaliação clínica e radiográfica do paciente. Materiais e técnicas de moldagem. Obtenção de molde e modelo. Realização das relações intermaxilares. Montagem em articulador. Posição mandibular e relação intermaxilar. Estudo dos componentes da prótese parcial fixa. Técnicas de preparo dental para prótese parcial fixa. Prótese parcial fixa adesiva. Confecção de provisórios. Sistemas de retenção inta-radicular (núcleo). Cimentação protética. Preservação da prótese parcial fixa.

    Prótese Parcial Removível
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Avaliação clínica e radiográfica do paciente. Materiais e técnicas de moldagem. Obtenção de molde e modelo. Técnicas de moldagem funcional. Realização das relações intermaxilares. Montagem em articulador. Posição mandibular e relação intermaxilar. Estudo dos componentes da prótese parcial removível. Delineador para planejamento. Preparo dos dentes de suporte. Proservação da prótese parcial removível.

    Prótese Total
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução à Prótese Total. Avaliação clínica e radiográfica do paciente desdentado total. Moldagem anatômica. Moldeiras individuais. Moldagem Funcional. Bases de prova. Planos de Orientação. Articulador semi-ajustável e arco facial. Relações intermaxilares – dimensão vertical e relação central. Seleção de dentes artificiais. Montagem de dentes. Ceroplastia e escultura. Prova funcional. Inclusão, polimerização e acabamento. Instalação e proservação. Reparos e reembasamentos. Próteses totais imediatas. Próteses totais híbridas.

    Prótese sobre Implante
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos componentes protéticos em implantes ósseointegrados. Cuidados a serem tomados na cirurgia de 2ª fase. Sistemas protéticos em implantes. Próteses unitárias, parciais e totais sobre implantes. Carga imediata. Cuidados a serem tomados pós instalação das próteses sobre implantes.

    Oclusão
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Anatomia e fisiologia da oclusão. Anatomia e fisiologia dos músculos da mastigação. Anatomia e fisiologia da articulação temporomandibular. Relações interdentais (oclusão). Posições e movimentos mandibulares. Análise oclusal. Disfunções da articulação temporomandibular. Moldagem e obtenção de modelo de estudo. Montagem em articulador. Enceramento progressivo. Oclusão e inter-relações clínicas.

    Patologia - Prótese Dentária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Lesões bucais oriundas de traumas por uso de próteses dentárias. Lesões inflamatórias. Lesões neoplásicas. Lesões brancas. Lesões bolhosas. Lesões hemorrágicas. Alterações sistêmicas com sintomas bucais.

    Endodontia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Anatomia dos canais radiculares. Biopulpectomia. Necropulpectomia. Lesões apicais. Reagudização. Cuidados na desobturação do conduto radicular. Cuidados após a desobturação do contudo radicular. Remoção de pinos intra radiculares.

    Periodontia - Prótese Dentária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Anatomia do periodonto de proteção e do periodonto de sustentação. Distâncias biológicas. Cuidados nas terminações cervicais sub gengivais. Relacionamento entre cerâmica e teciso periodontal. Relacionamento entre titânio e tecidos biológicos. Cuidados no afastamento gengival. Evidenciação de placa e cuidados com higienização pós tratamento reabilitador.

    Cirurgia Pré-Protética
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo das patologias envolvendo próteses dentárias. Planejamento anatômico e cirúrgico para remoção de patologias bucais oriundas de traumas por próteses dentárias. Cirurgia de remoção de hiperplasias na cavidade bucal. Cuidados a serem tomados com pacientes que apresentam alterações sistêmicas. Controle das cirurgias pré protéticas.

    Documentação Odontológica Digital - Prótese Dentária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos equipamentos fotográficos. Equipamentos fotográficos compactos ou reflex. Estudo dos componentes de uma câmara fotográfica. Estudo dos softwares para manipulação de imagem fotográfica. Técnicas de fotografia intra e extra oral. Cuidados com o equipamento fotográfico.

    Emergências Médicas em Odontologia - Prótese Dentária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Classificação das situações de emergência. Anamnese e avaliação dos sinais vitais. Controle da ansiedade. Suporte básico de vida. Alteração ou perda da consciência. Dificuldades respiratórias. Dor no peito. Arritmias cardíacas. Crise hipertensiva arterial. Reações alérgicas. Reações a superdosagem das soluções anestésicas locais. Convulsões. Equipamento de emergência.

    Metologia do Trabalho Científico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Metodologia do Ensino Superior - Prótese Dentária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Educação Superior diante da nova realidade social. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. O planejamento de Ensino como instrumento da ação educativa. Procedimentos Didáticos no cotidiano da sala de aula universitária: desafios e possibilidades. A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e alternativas

    Anatomia - Prótese Dentária

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Esqueleto cefálico e articulação têmporo-mandibular. Desenvolvimento facial. Musculatura da região de face e pescoço. Aspectos anatômicos das glândulas salivares, vasos linfáticos e suporte sanguíneos da face.


Outro curso relacionado com odontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |