Pós-graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    Capacitar profissionais para que entendam e estejam aptos a trabalhar com conceitos como promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde, além do conhecimento das realidades locorregionais, a partir das quais as estratégias de ações sejam fundamentadas. Com o incremento e implantação do Programa de Saúde da Família, como uma estratégia de reorganização da atenção à saúde, abriu-se um mercado de trabalho sedutor nesta área, com propostas de mudanças que muitos almejavam.
  • Conteúdo
    Carga horária do curso

    365h

    Disciplina e descrição:

    Políticas de Saúde
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Retrospectiva Histórica. Estado e políticas sociais. Mudanças econômicas e políticas de saúde no Brasil. Previdência Social. Políticas governamentais de Saúde Pública. Programas de Expansão de Cobertura. Programação em Saúde. Reforma Sanitária. Sistema Único de Saúde. Lições e desafios para o Século XXI.

    Controle, avaliação e auditoria no SUS
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

       1. Política saúde de interesse para auditoria; Evolução da Auditoria no Sistema Privado e no SUS.
       2. Auditoria no SUS e sistema privado. Arcabouço jurídico-institucional do SUS e do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).
       3. Sistematização dos processos de auditoria em saúde.
       4. Responsabilidades e atribuições de cada ente federado do componente do Sistema Nacional de Auditoria (SNA)

    Introdução à Estratégia de Saúde da Família
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceituação da estratégia saúde da família; processo de educação e saúde; conhecimento do processo saúde-doença e seus determinantes; família e comunidade; relação de trabalho e sua influência na saúde; abordagem sistêmica familiar com avaliação de famílias (genograma, FIRO, practice, ciclos de vida); expressões e fases evolutivas; reconhecimento dos perfis epidemiológicos das populações, diagnóstico situacional; elaboração do plano de ação em equipe multidisciplinar.

    Saúde da criança e do adolescente
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A infância e adolescência num contexto biológico, psicológico e social, infância saudável, identificação dos sinais gerais de perigo na infância (dificuldade para amamentar e respirar, apatia)  que podem colocar em risco a vida de crianças menores de cinco anos, cuidados fundamentais na infância. Abordagem ao adolescente e os principais problemas nesse momento de vida. A família e a criança e o adolescente. Propostas de atividades de promoção á saúde voltadas a esse grupo.

    Saúde da Mulher e Saúde do Homem
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Saúde da Mulher

     Panorama geral da assistência à saúde da mulher ao nível de atenção básica, considerando as especificidades do ciclo vital e os contextos: social, político, econômico e cultural, articulados às políticas públicas na área da saúde da mulher. Programas à saúde da mulher.

    Saúde do Homem

    A política nacional de saúde do homem;

    Índices de morbimortalidade por causas previníveis e evitáveis nesta população;

    Agravos de saúde do sexo masculino como problemas de saúde pública;

    Ações de promoção de saúde voltadas à saúde do homem;

    Saúde do homem no contexto sociocultural e político-econômico.

    Pesquisa em Saúde
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos de Metodologia Científica. Projetos de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso

    Saúde do adulto e do idoso
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A hipertensão arterial e o diabetes melitus e outras doenças crônico-degenerativas. O processo de envelhecimento, atenção básica e o idoso, avaliação global da pessoa idosa, problemas de saúde prevalentes na velhice, o uso de medicamentos em idosos, comunicação com pessoa idosa, SUS e a pessoa.

    Uso racional de medicamentos
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Uso racional de medicamentos (URM): conceito, causas e implicações, medicalização da vida, a propaganda de medicamentos e medicina baseada em evidências.

    Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Políticas em Saúde do Trabalhador. Gestão e Segurança do Trabalho. Legislação em Saúde do Trabalhador. Doenças Ocupacionais. Riscos Ocupacionais. Biossegurança. Desequilíbrio Ambiental e Disseminação de Doenças Infecciosas Microbianas. Promoção à Saúde e a Relação com o Meio Ambiente. Legislações Ambientais (ANVISA e CONAMA). Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde. Elaboração do Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.

    Saúde Mental
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Saúde mental e fatores determinantes. Paradigma sistêmico e sua implicação para as práticas de intervenção com famílias na área de saúde pública. Definição de atendimento familiar. Conceituação de família e intervenções segundo as escolas, abordagem à família de um portador de doença mental. Introdução às doenças psicossomáticas. Redes Sociais disponíveis.

    Saúde da Pessoa com Deficiência
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Assistência à saúde da pessoa portadora de deficiência, incluindo-se a assistência em reabilitação, deverá ser prestada observando-se os princípios de descentralização, regionalização e hierarquização dos serviços, compreendendo desde as unidades básicas de saúde, os centros de atendimento em reabilitação – públicos ou privados – e organizações não-governamentais até os Centros de Referência em Reabilitação, responsáveis pelas ações de maior nível de complexidade.

    A atuação da equipe de saúde bucal (ESB) não deve se limitar exclusivamente ao campo biológico ou ao trabalho técnico–odontológico.

    Deve interagir com profissionais de outras áreas, de forma a ampliar seu conhecimento, permitindo a abordagem do indivíduo como um todo, atenta ao contexto sócio-econômico-cultural no qual ele está inserido.

    As trocas de saberes e o respeito mútuo às diferentes percepções devem acontecer permanentemente entre todos os profissionais de saúde para possibilitar que aspectos da saúde bucal também sejam devidamente apropriados e se tornem objeto das suas práticas.

    Promoção de Saúde
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Aspectos históricos e conceituais da promoção de saúde. Promoção de saúde e o SUS. Política Nacional de Promoção de Saúde. Promoção de saúde na Estratégia Saúde da Família. Educação em saúde. Práticas em Promoção de saúde

    Epidemiologia aplicada à Saúde da Família
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos e aplicações da epidemiologia, tipo de estudos epidemiológicos, análise de artigos científicos. Utilização da epidemiologia nos serviços de saúde.

    Políticas Públicas de Segurança Alimentar
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina discutirá os seguintes temas propostos: Os conteúdos da Segurança alimentar: garantia de oferta de alimentos; as políticas públicas para a segurança alimentar e seus históricos; o projeto Fome Zero e a nova institucionalidade, a II Conferência Nacional de Segurança alimentar e Nutricional; conceitos pobreza, desnutrição e insegurança alimentar: fome, subalimentação e de desnutrição, pobreza e distribuição de renda, a relação entre fome e pobreza; a relação entre sub-alimentação e a pobreza, insegurança alimentar; Programas e Políticas Públicas específicas de segurança alimentar, a fim de apresentar aos alunos o contexto do debate em torno do tema proposto, capacitando-os a operar e atuar na gestão de políticas nesta área.

    Gestão em Saúde
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Gestão participativa a partir do Pacto pela Saúde. Formas de gestão participativa no SUS e as experiências relevantes de gestão participativa. Análise dos mecanismos, instrumentos e tecnologias de participação na gestão do SUS.

    Humaniza SUS
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Principais conceitos e método que sustentam a Política Nacional de Humanização (PNH), discutindo sua importância para o fortalecimento e sustentabilidade do SUS. Princípios, Diretrizes e Dispositivos da PNH, sua história e modos de intervenção. Processos avaliativos em saúde e na PNH.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Outro curso relacionado com saúde pública

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |