Pós-graduação - Sexualidade e Educação Sexual

Solicite informação sem compromisso Pós-Graduação Pitágoras - Londrina

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação - Sexualidade e Educação Sexual - Presencial - Londrina - Paraná

  • Conteúdo

    PÓS-GRADUAÇÃO

    Sexualidade e Educação Sexual

     

    INÍCIO DAS AULAS – OUTUBRO DE 2011

     

    Apresentação

    Nunes (2005) afirma que vivemos em um ambiente sexualizado que nos obriga a uma reflexão, pois as últimas décadas provocaram enormes mudanças na forma de se compreender e viver a sexualidade, mudanças estas que acabaram por refletir nos valores, nos comportamentos, na linguagem, no modo de se vestir, nas músicas, nos filmes e nos relacionamentos dos dias atuais. Sendo a sexualidade uma dimensão humana, que não se reduz apenas às questões biológicas, mas que “constitui-se numa elaboração histórica e cultural, que se explica e se compreende no contexto das relações sociais” (BRASIL, 1997) deve-se pensar imediatamente no processo de formação do sujeito enquanto educador sexual, pois segundo Figueiró (2006) todos nós somos educadores sexuais, uma vez que, no contato com crianças, adolescentes e jovens, acabamos passando mensagens, mesmo sem perceber, contribuindo, assim, para que os educandos construam suas ideias, seus valores e seus sentimentos. Hoje, a demanda para um curso nesta área é muito grande, pois em nossa região não há nenhum curso de especialização em Sexualidade e Educação Sexual, o que possibilitará um trabalho pioneiro nas discussões sobre a temática, sendo referência em todo o Paraná, além de perpassar por outros estados. Sobretudo, a criação de um curso de “Especialização em Sexualidade e Educação Sexual” poderá ser um fator importantíssimo para que cada discente possa estruturar-se a fim de fazer acontecer a Educação Sexual em seu ambiente de trabalho, integrando todos que dele participam. Além de possibilitar avanços teóricos sobre o tema da formação do educador sexual. O curso será dividido em 3 núcleos. No Núcleo 1, as disciplinas abordam estritamente a área de Sexualidade e Educação Sexual. O Núcleo 2 é caracterizado pelas disciplinas que abordarão Mídia, Cultura e Sexualidade. No Núcleo 3 constam as disciplinas da área de Pesquisa, Metodologia e Práticas do curso. Todas as disciplinas focam a preparação, atualização e aperfeiçoamento do profissional para atuar como especialista em Sexualidade e Educação Sexual seja qual for o seu ambiente de trabalho. Ao final o aluno terá que apresentar um artigo científico como fortalecimento do conteúdo teórico ministrado durante o curso.

     

    Objetivo

    O curso visa proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre a fundamentação teórico-científica da Educação Sexual; Desenvolver um processo de planejamento, criação e implementação de estratégias de ensino da sexualidade, na escola e na família; Compreender a sexualidade como social, histórica e culturalmente construídas; Investigar as diferentes pedagogias culturais e espaços que também ensinam modos de ser e estar na sociedade; Refletir sobre o papel da escola na Educação Sexual e sobre a importância da educação sexual para os educandos; Refletir seus próprios valores, atitudes e sentimentos ligados às questões sexuais, com vistas  ao exercício de superação de possíveis sentimentos negativos, tabus e preconceitos pessoais; Conscientizar para a participação nos trabalhos no combate ao abuso sexual da criança e do adolescente, à violência sexual, à homofobia e a todas as outras formas de opressão; Compreender o papel da mídia na formação sócio-cultural e estética do homem em relação à sexualidade contemporânea e incentivar a pesquisa científica em Sexualidade e Educação Sexual.

     

    Público Alvo

    Professores, pesquisadores e profissionais que trabalham e pesquisam sobre o temas Sexualidade, Educação Sexual e Mídia. Graduados ligados às áreas da Psicologia, Assistência Social, Educação, Saúde, Comunicação e áreas afins.

     

    Carga Horária

    360 horas  60 TCC

     

    Coordenação

    Prof.º Me. Ricardo Desidério

     

Outro curso relacionado com terapia sexual

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |