Pós-Graduação EAD em Alfabetização e Letramento - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Alfabetização e Letramento - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Alfabetização e Letramento.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. O curso de Alfabetização e Letramento visa promover a qualificação de professores, desenvolvendo um conhecimento especializado do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?


               1 Práticas de Alfabetização e Letramento segundo a BNCC  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Reflexão sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o melhor Método de Alfabetização para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento?; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação de Professores.


               2 A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino do Sistema de Escrita; O Workshop de Escrita; Teorias da Aprendizagem; Importância da Alfabetização; Alfabetização Inicial; O Papel do Professor Hoje no Ensino de Leitura e Escrita; O Papel da Educação, da História e da Cultura na Construção de Práticas de Leitura e Escrita; O Processo de Leitura na Educação Básica; Métodos para Aprender a Ler.


               3 A Organização do Trabalho Escolar e os Recursos Didáticos na Alfabetização  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky: Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação Administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os Estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos.
             
     4 Os Diferentes Textos em Sala de Alfabetização  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; Texto Dissertativo Expositivo; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos desde a Infância.


               5 A Criança no Ciclo de Alfabetização: do Infantil aos Anos Iniciais  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    História da Comunicação Humana; A Comunicação Humana; Fatores de Comunicação Humana; A Comunicação no Ensino Infantil; Algumas Considerações Teóricas de Utilidade para Professores no Ensino Infantil; O Receptor: Como Falamos com as Crianças; A Construção da Escrita pela Criança; O Princípio da Construção da Escrita; Etapas do Processo de Escrita.


               6 Planejando a Alfabetização e Dialogando com Diferentes Áreas do Conhecimento  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Os Fundamentos da Prática de Ensino da Alfabetização e do Letramento para as Crianças; Meio Ambiente, Escola, Professor e Aluno em uma Estratégia Política; Níveis de Conhecimento no Letramento; A Política de Inclusão na Escola e sua Repercussão no Ensino da Leitura e da Escrita; A Inclusão Educativa; Inclusão: Entre Ser e Deve Ser; O Papel Social da Leitura e da Escrita; A Leitura como uma Prática Sociocultural e uma Ferramenta para Alcançar a Equidade Social através do Ensino; Importância da Leitura na Sociedade Atual.


               7 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com letras

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |