Pós-Graduação EAD em Antropologia Brasileira - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Antropologia Brasileira - Online

  • Conteúdo
     Pós-Graduação EAD em Antropologia Brasileira.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. O curso de Antropologia Brasileira visa recuperar o debate
    da Antropologia produzida no Brasil, buscando promover um diálogo com as
    preocupações da disciplina em termos universalistas, ao mesmo tempo em
    que visa inserir o estudante na área das ciências sociais e, portanto, nos
    debates contemporâneos.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?
               1 Lições Preliminares de Antropologia Brasileira  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Do Surgimento da Antropologia e as Primeiras Correntes; O Surgimento do Pensamento Antropológico e o Evolucionismo; Antropologia Funcionalista; A Antropologia Francesa; Franz Boas e o Surgimento da Linha Americana; Os Conceitos de Cultura; Cultura e Natureza; Cultura Popular e Cultura Erudita; Transformações Culturais nas Sociedades Industrializadas; Temas Contemporâneos da Antropologia e a Antropologia Brasileira; Temas Contemporâneos da Antropologia; A Etnicidade em Questão; O Conceito de Identidade; As Discussões Contemporâneas de Gênero, Sexualidade e Parentesco; Os Debates sobre Cultura e Natureza; A Antropologia Brasileira; Da Chegada até os Anos 1960; A Antropologia Brasileira da Década de 1960 aos Dias de Hoje.


               2 Antropologia: Pensamento e Produção Científica  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Primeiros Caminhos da Antropologia; Pensando uma Prática, Oralidade e Pensamento Antropológico; Relativizando a Origem da Antropologia; A Antropologia dentro das Ciências Sociais; Os Primeiros Passos Dados por Durkheim e Mauss; A Produção Antropológica e seus Objetivos Científicos; O que Define a Antropologia enquanto Ciência?; Métodos e Técnicas da Antropologia; Escolas de Pensamento Antropológico e o Etnocentrismo, Evolucionismo, Difusionismo; Novas Perspectivas a partir da Etnografia; Escolas de Pensamento Antropológico: Funcionalismo, Estruturalismo, Culturalismo, Interpretativa; Novas Fronteiras da Antropologia.


               3 Estudo da Antropologia Brasileira  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Explicar o Brasil - Os Primeiros Passos da Antropologia Brasileira; O Contexto Histórico para a Consolidação da Antropologia no Brasil; Os Clássicos da Antropologia Brasileira: Roberto Damatta (1936-), Gilberto Velho (1954- 2012), Manuela Carneiro e Eduardo Viveiro de Castro.


               4 O Papel das Relações Étnico Raciais no Estudo da Antropologia  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    A Invenção do Conceito de Raça; Estudos sobre Relações Étnico-Raciais; O Conceito de Raça e o Racismo; João Batista Lacerda; Nina Rodrigues; Relações Étnico-Raciais No Século XX; O Século XX das Relações Étnico-Raciais na Antropologia; Gilberto Freyre; Oracy Nogueira; Peter Fry; Carlos Hasenbalg; As Relações Étnico-Raciais e o Discurso Colonial e Pós-Colonial; Da Construção à Desconstrução do Conceito de Raça; A Virada Pós-Colonial e as Mudanças na Antropologia; O Discurso Colonial a partir de Gilberto Freyre; Kabengele Munanga e a Questão da Identidade; Qual o Lugar da Antropologia nas Relações Étnico-Raciais?.


               5 Antropologia Histórica e Cultural  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Primeiros Contatos entre História e Antropologia; História e Antropologia; O Olhar Antropológico e a História Cultural; A Nova História Cultural e a Antropologia Histórica; Diálogos entre Antropologia e História; Debates e Embates da Antropologia com a História; Lévi-Strauss e a História dentro do Estruturalismo; Marshall Sahlins: Entre a Estrutura e o Evento; Geertz e a “Descrição Densa”; Pierre Bourdieu: o Campo e o Hábitus; Diálogos entre a História e a Antropologia; Os Historiadores e a Antropologia; Emmaneul Le Roy Ladurie e a História Etnográfica; Robert Darnton e a Antropologia Interpretativa; Michel De Certeau e a Vida Cotidiana; Caminhos Distintos e Destinos Semelhantes.


               6 A Formação da Sociedade Brasileira  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    As Influências Externas para a Construção da Interpretação do Brasil no Final do Século XIX para o XX - Alguns Apontamentos; Interpretações sobre a Formação da Sociedade Brasileira; A Geração de 1930; A Sociedade Brasileira; A Escravidão e a Questão Racial; A Dicotomia Campo e Cidade; A Sociologia no Brasil; Os Clássicos que deram a Forma Científica à Sociologia Brasileira.


               7 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.



    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com antropologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |