Pós-Graduação EAD em Ciências Políticas - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Ciências Políticas - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Ciências Políticas.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem privilégio de alguns. O curso de Ciências Políticas visa desenvolver conhecimentos específicos da Ciência Política sobre a realidade cotidiana e, ao mesmo tempo, introduzir ferramentas teórico-conceituais que os capacite a identificar, nessa realidade, problemas de pesquisa passíveis de serem trabalhados pelas Ciências Sociais.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?
         
    1 Teoria Política  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Absolutismo e a Soberania em Jean Bodin; A Filosofia Espinoseana; O Contrato Social e outras Teorias em Hobbes, Locke e Rousseau; O Espírito das Leis de Montesquieu; Estudos da Democracia por Alexis de Tocqueville; Teoria Política em Marx, Engels e Gramsci.


               2 Sistemas Políticos e Eleitorais  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Sistemas Políticos: Conceitos, Legitimações e Modos de Dominação; A religião como Estratégia de Legitimação; Da origem do Estado e da Justificação da Autoridade; O Conceito de Poder Político e sua Aquisição; O Poder Concentrado de um ou de Poucos; Conceitos, Características, Estruturas do Sistema Monárquico; Dos Argumentos que Legitimam o Sistema Monárquico; O Governo de Poucos: Aristocracia e Oligarquia; Democracia, Partidos Políticos e Autocracia; Conceitos e Fundamentações do Sistema Democrático; Partidos Políticos: uma Instituição Democrática; Sistema autocrático: as Ditaduras.


               3 Pensadores Políticos Clássicos e Moderno  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    A Ciência Política; O Objetivo da Ciência Política e sua Autonomia como Ciência Social; A Política como Ciência; A Política como Relação de Poder e a Política como Governo; O Poder; A Política e o Poder; Modelos históricos da Organização Política; Formas Pré-Estatais; O Estado; O Surgimento do Estado; Tipos; Elementos e Fins do Estado.


               4 Propaganda Política  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    História da Propaganda Política; Memória Oral; O Advento da Mídia Impressa; Rádio e Televisão; A Explosão Tecnológica e a Internet; O Caso do Nazismo; Contexto Histórico; A Propaganda como Força Política para o Surgimento do Nazismo; A Propaganda como Legitimadora do Nazismo; A Propaganda do Inimigo; Propaganda Política no Brasil; A Experiência na Colônia; O Caso da Independência; A Propaganda Durante os Reinados; A Propaganda Republicana; A Propaganda na Era Vargas; Propaganda Durante o Regime Civil Militar; A Propaganda com a Redemocratização; A Propaganda Política na Era da Informação.


               5 Sociedade e Estado: Poder e Representação no Estado Democrático de Direito  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    A Formação do Estado: Uma Perspectiva Histórica; As Origens; As Lógicas da Coerção; O Estado Nacional; Negociação, Direitos e Ação Coletiva; A Instituição do Governo Direto; Do Governo Indireto para o Direto: A Revolução Francesa; A Expansão do Estado: O Governo Direto e o Nacionalismo; O Sistema Europeu de Estado; Fundamentos Do Estado; A Sociedade e o Estado; Sociedade; Estado; Nação; O Poder do Estado; Legalidade e Legitimidade do Poder Político; A Soberania; A Separação dos Poderes; A Separação de Poderes e o Liberalismo; As Formas de Governo; Representação, Identidade, Democracia e Estado Democrático de Direito; Representatividade, Identidade e Estado; O Sistema Representativo e as Políticas da Representação; A “Duplicidade” e o Sistema Representativo na Época do Liberalismo; A Revolução Francesa e a Doutrina da Duplicidade; O Auge e o Declínio da Doutrina da Identidade; A Doutrina da Identidade; A Nova Realidade do Princípio Representativo; A Democracia; A Democracia Direta; A Democracia Indireta (Representativa); A Democracia Semidireta; O Estado de Direito e o Estado Democrático de Direito; Estado Liberal de Direito; O Estado Social de Direito; O Estado Democrático; A Formação do Estado Brasileiro e a Constituição de 1988.


               6 Formação do Pensamento Político Brasileiro  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Origens do Pensamento Político Brasileiro; O Surgimento de um Pensamento Político no Brasil: José Bonifácio, Joaquim Nabuco e a Geração de 1870; Entre Monarquia e República: Euclides da Cunha; A Efervescente Década de 1920; O Pensamento Autoritário: Oliveira Viana; O Movimento Modernista; O Pensamento de Esquerda no Brasil; A Era Vargas e os Intérpretes do Brasil; Nacionalismo e Intérpretes do Brasil; Populismo; Trabalhismo; Do Nacional-Desenvolvimentismo à Modernização Autoritária; O Nacional-Desenvolvimentismo: O Iseb e Celso Furtado; O Pensamento Político Brasileiro Durante a Ditadura Militar.


               7 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com política

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |