Pós-Graduação EAD em Enfermagem do Trabalho - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Enfermagem do Trabalho - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Enfermagem do Trabalho.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem privilégio de alguns. O curso de Enfermagem do Trabalho visa estimular o aluno de enfermagem a compreender e aplicar conhecimentos em saúde ocupacional na prática de Enfermagem incitando-o ao compromisso com a saúde e segurança do trabalhador.

    PLANO DE AULA
    :

    O que eu vou aprender?
           
               1 Políticas de Saúde Pública com Ênfase na Saúde do Trabalhador  
    CARGA HORÁRIA: 80h História do Trabalho; Conceitos de Trabalho e Trabalhador; Consolidação das Leis do Trabalho; Políticas Públicas no Campo da Saúde; Iniciativas Direcionadas à Saúde do Trabalhador; Saúde do Trabalhador – Conceitos, Objetivos e Finalidade; Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador; Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora; RENAST – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador; CEREST – Centro de Referência à Saúde do Trabalhador; Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde; Enfermeiro do Trabalho.
               2 Epidemiologia e Vigilância à Saúde do Trabalhador 
    CARGA HORÁRIA: 80h A Saúde no Brasil; A Saúde no Período da Colonização e Império; As Revoltas Populares; Surto da Febre Amarela; Surgimento do Conceito de Epidemiologia; Indicadores em Saúde; Notificações Compulsórias; Atenção à Saúde dos Trabalhadores; Acidentes de Trabalho; Riscos Ocupacionais; Comunicação de Acidentes de Trabalho; Norma Regulamentadora – NR-32; Acidentes na Área da Saúde.
               3 Ergonomia do Trabalho 
    CARGA HORÁRIA: 80h Introdução à Ergonomia; Ergonomia; A Origem do Termo Ergonomia; Ergonomia Física; Ergonomia Cognitiva; Ergonomia Organizacional; NR 17 – Ergonomia; Condições de Trabalho; Organização do Trabalho; Características Psicofisiológicas; Análise Ergonômica do Trabalho; Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais; Mobiliário dos Postos de Trabalho; Trabalho Sentado; Trabalho em Pé; Aspectos Ergonômicos Físicos – Ambientais; A Ergonomia e os Aspectos Ergonômicos Físicos – Ambientais; Iluminação; Ventilação ou Temperatura; Ruído; Vibração; Ergonomia nas Atividades dos Trabalhadores da Área da Saúde; A Ergonomia e os Profissionais da Enfermagem; Ler/Dort; O que é Ler/Dort?; Fases da Ler/Dort; Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo Relacionados com o Trabalho; Doenças do Sistema Nervoso Relacionados com o Trabalho; Recomendações; Há Legislação que Auxilie a Prevenção de Ler?; Tratamento; Recomendações Básicas: Aspectos Ergonômicos e Posturais nas Atividades dos Trabalhadores da Área da Saúde.
               4 Doenças Ocupacionais 
    CARGA HORÁRIA: 80h Doença Profissional e Doença do Trabalho; Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) /Distúrbio Osteo - Muscular Relacionado ao Trabalho (Dort); Ruídos; Doenças Ocupacionais Respiratórias; Doenças da Pele; Saúde Bucal; Estresse.
               5 Saúde Ocupacional 
    CARGA HORÁRIA: 80h Saúde Ocupacional; O Labor Humano: Processo Sócio-Histórico do Trabalho; Conceitos e Avanços da Saúde Ocupacional X Organização Internacional Do Trabalho ; Riscos Envolvendo a Saúde Ocupacional do Trabalhador; Adoecimento dos Trabalhadores e sua Relação com o Trabalho; Diretrizes Relacionadas ao Trabalhador; Direitos e Deveres dos Trabalhadores; Direitos Trabalhistas Assegurados; Atividades Insalubres; Prevenção de Riscos Ambientais; Segurança e Saúde Do Trabalhador; Segurança e Saúde no Trabalho; Biossegurança no Contexto de Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); Equipamento de Proteção Individual (EPI); Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).
               6 Programas de Saúde e Segurança do Trabalho 
    CARGA HORÁRIA: 80h Segurança e Medicina do Trabalho; História da Medicina do Trabalho; Segurança do Trabalho; Normas Regulamentadoras; Profissionais em Segurança do Trabalho; Funções dos Profissionais em Segurança do Trabalho; Exames Médicos Ocupacionais; Finalidades dos Exames Ocupacionais; Programas de Prevenção do Trabalho; Vacinação; Vacinação em Adultos; Calendário de Vacinação Ocupacional; Proteção para a Clientela que é Atendida pelo Trabalhador; Exames Médicos de Imunização; Carteira de Vacinação Ocupacional; Ações para Imunização Ocupacional; Trabalhadores com Riscos Especiais; O Trabalhador Idoso; Trabalhador com Comorbidades; Profissionais Viajantes; Trabalhadores com Exposição Ocupacional Assídua; Trabalhadores da Saúde; Vacinação Ocupacional; Acidentes de Trabalho; Conceito; Tipos de Acidente de Trabalho; Atendimento do Acidente de Trabalho; Comunicado de Acidente de Trabalho – CAT.
               7 Docência do Ensino Superior  
    CARGA HORÁRIA: 80h Pressupostos do Ensino Superior; Ensino Superior: Finalidades; Organização Interna e seu funcionamento (Ensino, pesquisa e extensão); Didática, Pedagogia e o Ensino em seu Contexto de Produção; A didática no contexto do ensino superior; O contexto de ensino-aprendizagem; Formação de Professores e Prática Pedagógica; Docente no Ensino Superior; Os saberes docentes e formação profissional; Competências a serem desenvolvidas no ensino superior.
               8 Metodologia de Trabalho Científico  
    CARGA HORÁRIA: 80h O Processo do Conhecimento Científico; Sobre a Ciência e Sua Aplicação; Tipos do Conhecimento; Recapitulando; A Pesquisa; A Pesquisa e seus Aspectos Fundamentais; Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo; Ética na Pesquisa; A Ética em Si; Como Identificar as Partes de um Projeto de Pesquisa

    .CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com enfermagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |