Pós-graduação em Administração em Saúde

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Administração em Saúde - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Administração em Saúde

    Inscrições Abertas


    Objetivo:

    Especializar profissionais para gerenciar empresas e organizações de saúde, através de uma formação competitiva, inovadora, empreendedora e ética.
     

    Disciplinas


    1 - ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

    As pessoas nas organizações. O homem organizacional. Interesses, conflitos e poder nas organizações. Motivação humana. Hierarquia de necessidades de Maslow. Estilos de gerência. Incentivos a cooperação. Cultura e clima organizacionais. O homem funcional. Economia de conhecimentos. O capital humano. Aprendizagem e empregabilidade. Modelos organizacionais. Formação de equipes. Liderança.

    2 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E GESTÃO DE CUSTOS

    Administração financeira e contábil:funções. O valor do dinheiro no tempo. Risco, retorno e valor. Alavancagem. Demonstrações financeiras básicas. Estrutura de Capital. Fontes de financiamento. Administração de caixa. Orçamento. Análise de investimentos. Contabilidade gerencial de custos. Custos diretos e indiretos. Custos fixos e variáveis. Apropriação e rateio de custos. Centros de custos. Custeio ABC. Custo de produto e de atividade. Decisão baseada em custos. Avaliação de rentabilidade econômica de intervenções.

    3 - ECONOMIA DA SAÚDE

    Governo e mercado no setor saúde. Gastos e resultados na área da saúde. Políticas governamentais em prol da saúde para todos. Política de saúde e desempenho dos sistemas de saúde. O financiamento do Sistema Único de Saúde. O mercado de saúde suplementar no Brasil. Insumos na área da saúde. A industria de equipamentos médico-hospitalares. O mercado farmacêutico brasileiro. O trabalho no setor saúde.

    4 - EPIDEMIOLOGIA E ESTATISTICA VITAL

    Estudos de populações. Fontes de dados. Censo. Eventos vitais. Morbidade. Mortalidade. Classificação internacional de doenças. Indicadores de saúde. Principais coeficientes e taxas de estatísticas vitais. Qualidade Material de Vida. Índice de desenvolvimento humano. Epidemiologia aplicada a administração em saúde. Identificação de necessidades. Determinação de prioridades.

    5 - FUNDAMENTOS SOCIAIS E JURÍDICOS

    Sociedade e Estado. O público e o privado. A crise do Estado de bem-estar social. Organizações em bases empresariais. Terceiro setor e organizações não-governamentais. Burocracia. Ciência e técnica como ideologia. Teoria da ação coletiva. Conflitos de interesses e relações de poder. A ética nas organizações. Saúde e doença como processo social. O nascimento da medicina social. Seguridade Social. Sistema Único de Saúde. Crise do Estado de bem-estar social. Seguridade Privada. Regulação do mercado de planos e seguros de saúde. Agência nacional de saúde suplementar. Código sanitário. Agência nacional de vigilância sanitária.

    6 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    7 - PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

    Princípios de planejamento. Tipos de planejamento. Planejamento estratégico de empresas. Diagnóstico estratégico. Missão da empresa. Objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais. Políticas empresariais. Planos de ação. Elaboração de projetos. Cenários. Vantagens competitivas. Portfólio de negócios. Pesquisa e seleção de mercado-alvo. Estimação de demanda. Identificação de segmentos de mercado. Seleção de mercados-alvo e posicionamento da oferta. Segmentação de mercado. Vantagem competitiva. Estratégia de marketing. Nichos de mercado. Ciclo de vida do produto. Administração de produtos e serviços. Programas de marketing.

    8 - QUALIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE


    O conceito de estrutura. Arquitetura hospitalar. Garantia de qualidade. Manutenção predial, elétrica, hidráulica. Layout. Equipamentos médicos-hospitalares. Avaliação de tecnologia em saúde. Padronização de materiais. Verificação de itens de controle. Acreditação hospitalar. Controle de infecção hospitalar. Lixo hospitalar. Alvará sanitário. Avaliação das organizações em saúde. Aspectos culturais dos cuidados da saúde. Conceitos básicos de avaliação. Avaliação dos clientes usuários. Usos da avaliação. Avaliação de estrutura, processo e resultado. Pesquisa de avaliação. Os pilares da qualidade em saúde. Eficiência, eficácia e efetividade. Acreditação hospitalar. Verificação de itens de controle. Procedimento operacional padronizado. Melhoria da qualidade.

    9 - TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES

    Uso das metáforas para administrar as organizações. Organizações enquanto máquinas: organismos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psíquicas, fluxos e transformação, instrumentos de dominação. Análise organizacional: criando organizações eficazes. Teoria de sistemas. Sistemas abertos. Organizações como sistemas. Modelos de organizações. O processo decisório. Níveis decisórios nas organizações: estratégico, gerencial e operacional. Teoria da decisão. Necessidades de informações dos gerentes. Fatores críticos de sucesso em nível gerencial. Problemas e indicadores de desempenho.

    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
    :

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com administração de saúde

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |