Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão

Solicite informação sem compromisso Fac Redentor - Faculdade Redentor

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão

  • Modalidade
    As aulas da pós-graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão ocorrem presencialmente na instituição.
  • Duração
    O curso dura 360 horas.
  • Certificado oficial
    A Faculdade Redentor outorga o título de especialista em Análise Ambiental em Sistema de Gestão aos egressos do curso.
  • Considerações
    A gestão ambiental feita por profissionais capacitados é cada vez mais necessária nas empresas. A pós-graduação da Faculdade Redentor tem a intenção de preparar seu alunos para esse tipo de trabalho. A Faculdade Redentor é instituição particular de ensino. Tem comunidade no Orkut com mais de 1200 seguidores.
  • Dirigido a
    A pós-graduação é especialmente destinada engenheiros civis, florestais, ambientais, biólogos e agrônomos. Também se interessam pelo curso administradores de empresas e advogados, entre outros.
  • Área de atuação
    O profissional formado pelo curso pode atuar em empresas de consultoria ou em empresas com potencial de risco ambiental.

Comentários sobre Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão - Presencial - Itaperuna - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    O Curso A crescente conscientização pelo homem das conseqüências decorrentes de suas ações com relação ao planeta em que vivemos, vem exigindo dos empreendimentos um acompanhamento profissional, realizado por gestores capazes de compreender a complexidade de cada ação. A falta de capacitação dos profissionais atuantes em empresas potencialmente poluidoras, contribuem para que os impactos ambientais não sejam previamente identificados. Dessa forma, faz-se cada vez mais necessário o oferecimento de cursos que capacitem estes profissionais para atenuarem os impactos de suas atividades sobre o meio em que atuam. O planejamento adequado das atividades de produção de empresas potencialmente poluidoras com o intuito de mitigar os efeitos de impacto ou mesmo adaptar-se às mudanças dos ciclos ambientais, reverte-se em minimização de custos bem como do aumento no valor final do produto. No curso o aluno possuirá conhecimentos sobre a dinâmica dos ecossistemas, da legislação vigente, de relatórios de impactos ambientais, medidas de compensação através de crédito de carbono dentre outras, tratamento de resíduos e combustíveis e políticas públicas. O curso prepara o profissional para atuar em empresas de consultoria ou em empresas com potencial de risco ambiental, sabendo conduzir situações especiais e delicadas para mitigar ou excluir os prováveis efeitos de impacto causados pelos sistemas de produção, além de adequar as empresas às exigências da legislação ambiental vigente.
  • Dirigido a
    Profissionais graduados em Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Ambiental, Mecânica, Florestal e Agronomia, Arquitetura, Geógrafos, Administradores de Empresas, Bacharéis em Direito ou áreas afins.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão
  • Conteúdo
    Módulos
    I – Fundamentos de Ecologia
    Histórico e definições da ciência Ecologia, fundamentos teóricos para o entendimento de relações ecológicas, conceitos ecológicos.
    II – Direito e Legislação Ambiental
    Estudo da Legislação Vigente relacionada ao meio ambiente - responsabilidade social; política nacional do meio ambiente; sistema nacional do meio ambiente; licenciamento ambiental. Crime Ambiental. Política florestal. Introdução aos instrumentos de gestão ambiental. EIA RIMA. Auditoria. Política Nacional de Recursos Hídricos e Agencia Nacional de Água.
    III – Manejo de Áreas Ecológicas
    Conceito de Unidade de Conservação e sua classificação de acordo com sua área e características. Manejo de Unidades de Conservação, sua importância para preservação da biodiversidade
    IV – Estudo dos Ecossistemas Terrestres
    Diferenciação dos ambientes existentes, adaptações de plantas e animais e suas interações com o clima e o meio, tipos de solo, conseqüência de desmatamentos e queimadas. Ciclo de nutrientes nos sistemas terrestres
    V – Estudo dos Ecossistemas Aquáticos
    Características de diferentes tipos de água, efeitos de poluentes orgânicos e químicos nos ambientes aquáticos. Métodos naturais de despoluição, tratamento de efluentes. Ciclo dos nutrientes no sistema aquático.
    VI – Lixo e Meio Ambiente
    Resíduos sólidos e seus impactos ambientais. Produção de resíduos sólidos - Classificação. Reutilização, reciclagem e redução dos resíduos, destinação. Resíduos de Serviço de Saúde. Reciclagem. Aterro sanitário e Lixões.
    VII – Combustíveis e seus impactos ambientais
    Combustíveis fósseis, sua origem e produtos. Impacto ambiental na obtenção do petróleo. Postos de combustíveis: impacto, autorização e regulamentação. Poluentes decorrentes da queima de combustíveis fósseis e seu impacto. Bio-combustíveis e sua utilização
    VIII – Ecossistemas Agropecuários e Crédito de Carbono
    Impactos gerados pela ocupação agrícola e agropastoril. Qualidade do solo. Rotação de culturas. Zoneamento agro-ecológico. Crédito de carbono.
    IX – Hidrologia e Geotecnia
    O ciclo das Águas. Bacias hidrográficas, águas superficiais e subterrâneas. Estudo do solo e sub-solo. Horizontes A, B e C. Determinação da adequação do terreno ao empreendimento.
    X – Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável
    Fontes de energia e recursos naturais, alternativas de utilização. Reciclagem. Formas e utilização dos recursos, uso adequado e planejado. Fundamentos de desenvolvimento sustentável, aplicação e viabilidade.
    XI - Educação Ambiental
    Definição de Meio Ambiente, relações entre os seres vivos e o meio, o homem inserido no contexto ambiental, seu comportamento como parte ativa no meio ambiente e seu equilíbrio. Valorização e preservação dos recursos ecológicos para manutenção da biodiversidade.
    XII – Impacto Ambiental , Poluição e Valoração do Dano
    Os impactos ambientais dos empreendimentos e atividades. Os riscos. Suas Freqüências e Magnitudes. Poluição do Solo do Ar e das águas. As conseqüências dos acidentes ambientais e os custos de sua recuperação e indenização. Como valorar os ecos-sistemas atingidos.
    XIII – Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida
    Epidemiologia; aspectos sociais da epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde; toxicologia. Fatores ambientais relacionados a epidemias e as respectivas políticas públicas. Dengue. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
    XIV – Metodologia Científica e Estatística aplicadas aos dados Ambientais
    Métodos e técnicas de pesquisas acadêmicas aplicadas à ecologia. Desenho amostral: técnicas de coleta em campo e técnicas experimentais. Análises de artigos científicos e desenvolvimento de resumos científicos. Tratamentos estatísticos aplicados a dados ambientais. Exemplos e exercícios aplicados à Gestão Integrada. Utilização de programas como Excel, Estatística e Systat.
    XV – Sociedade e Meio Ambiente
    Relação entre comunidade e ecologia. Crescimento dos grandes centros urbanos e seus efeitos no equilíbrio ecológico. Migração em virtude de mudanças ambientais naturais e por ação antrópica, suas causas e efeitos. Comparação de diferentes centros regionais brasileiros e suas relações com o meio ambiente.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber um pouco mais sobre gestão ambiental. É uma área q me interesso muito, mas ainda não escolhi qual faculdade cursar. Eu tenho ainda algumas dúvidas de qual escolher e gostaria da ajuda de vocês para tomar minha decisão. "

Francini para Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão

Rio de Janeiro

"Solicito preço, carga horária, dias dos encontros e tempo total de duração do curso (anos ou meses). "

Magna para Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão

Rio de Janeiro

"Gostaria de informações sobre o curso de pós-graduação em análise ambiental em sistema de gestão. Qual é o valor do curso, o dia e horário do curso e a duração do mesmo?"

Elaine para Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão

Minas Gerais

"Sou arquiteto e urbanista pela universidade de São Paulo e gostaria de me habilitar como analista ambiental. Eu necessito informações sobre o curso tais como duração, investimento, bolsa de estudo, seleção e datas. "

Marcelo para Pós-Graduação em Análise Ambiental em Sistema de Gestão

São Paulo

Outro curso relacionado com estudos do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |