Pós-Graduação em Direito Contratual

Solicite informação sem compromisso EPD - Escola Paulista de Direito

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Direito Contratual - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL

    Formas de pagamento:
    Cartão de crédito, de débito, cheque, à vista, boleto (para pessoa jurídica) .  Para mais informações, consulte a Central de Relacionamento.
     
    Processo seletivo:
    Análise curricular

    Apresentação:
    O Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Direito dos Contratos da Escola Paulista de Direito – EPD tem perfil contemporâneo e abrangente, desenhando-se em três grandes módulos aos quais, agrupados no todo, certificam esta proposta avançada de revisitação e atualização do ambiente contratual, nos dias atuais.

    O resultado final é o de um curso que se propõe a revisão ampla e geral da teoria do negócio jurídico, matizando-a com as concepções que lhe conferem a roupagem da atualidade, condizentes com as exigências das relações negociais de caráter puramente privado e de caráter empresarial. As alterações paradigmáticas e as inserções principiológicas que se expandem pelas visões doutrinárias, pelas respostas jurisprudenciais e pelo assento legislativo no Código Civil de 2002, são amplamente visitadas e debatidas com os participantes, ao longo do curso.

    O conteúdo programático – diversificado, abrangente e atual – distribui-se em três grandes segmentos, a saber: Teoria geral dos contratos e contratos em espécie, que enfoca a concepção civil-constitucional dos contratos, a teoria da imprevisão e a teoria da base objetiva do negócio jurídico, a responsabilidade civil contratual, a inter-relação dos direitos de personalidade e os contratos, o direito intertemporal e os contratos em espécie; Contratos tipificados no Código Civil; e, os contratos de consumo, os contratos empresariais e outras figuras contratuais.

    O amálgama dos três módulos permitirá ao pós-graduando da EPD absorver – pela transmissão do conhecimento e pelos debates que se estabelecerão – toda a abrangência contratual contemporânea, habilitando-o para a prática jurídica diária com competência e segurança.

    O corpo docente selecionado é altamente especializado e todos os professores são pós-graduados em Direito Civil, mestres e doutores. A tendência metodológica é a que prefere a diversidade de professores, de modo a que, aos alunos, possam ser repassadas e discutidas visões variadas do fenômeno e da experiência jurídicos.

    Objetivo:
    O Programa de Direito Contratual objetiva a qualificação avançada dos profissionais do Direito, de modo a lhes fornecer as informações necessárias acerca das principais alterações que envolvem o Direito Contratual, após a promulgação do novo Código Civil Brasileiro, garantindo os subsídios para a expansão e aprofundamento dos conhecimentos técnicos na área, a fim de capacitá-los para enfrentar as mudanças no cenário da vida e das relações jurídicas do cidadão comum, bem como visa a expandir seus conhecimentos acerca da nova visão do direito privado em geral, e do direito contratual, em especial, à luz da principiologia de regência do novo Código Civil, isto é, a eticidade, a socialidade e a operabilidade.

    O programa pretende também analisar os contratos na perspectiva dos princípios constitucionais (visão civil-constitucional), e de microssistemas jurídicos importantes, caso da Lei de Locação (Lei n. 8.245/91) e do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90).

    O Programa oferece aos operadores do Direito a oportunidade de plena adequação às atuais modificações da maior e mais importante Lei Privada de uma nação, o novo Código Civil, por meio da necessária associação dos conhecimentos teóricos aprofundados com a perfeita e correspondente aplicabilidade prática, permitindo a construção de um conhecimento jurídico capaz de viabilizar uma atuação profissional amalgamada às transformações do mundo contemporâneo e às modificações legislativas recentes.

    As abordagens teóricas e práticas de cada módulo ministrado estarão associadas às questões mais polêmicas e àquelas cuja ocorrência se dá com maior frequência no quotidiano jurídico-civil. O enfoque será sempre o crítico nas exposições teóricas e será o enfoque problematizado nas abordagens práticas. Sempre que conveniente, será organizado o cruzamento interdisciplinar, de modo a concretizar para pós-graduando, uma visão mais ampla e mais analítica que a visão simplesmente dogmática. Esta interligação dos saberes se dará principalmente por meio dos encontros denominados Seminários Temáticos

    Público:
    Advogados, Procuradores, Membros do Ministério Público e da Magistratura, Professores, Consultores, Servidores Públicos e demais profissionais que atuam em assuntos relacionados ao Direito.

    PROGRAMA:

    Conteúdo Programático para Pós-Graduação em Direito Contratual - Turma I, II e III
    Crédito A: Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie (Compra e Venda Locação e Doação)
    - Concepção civil-constituicional do contrato
    - Os princípios constitucionais e sua ingerência sobre o contrato
    - A "crise dos contratos"
    - A tese do diálogo das fontes
    - A teoria geral do negócio jurídico e a teoria contratual:  planos da existência, da validade, da eficácia
    - A concepção de pontes de miranda e os elementos estruturais contratuais
    - Princípios contratuais – autonomia privada e função social dos contratos
    - A relativização da força obrigatória dos contratos
    - Princípios contratuais – boa-fé objetiva e relatividade dos efeitos contratuais
    - Teoria geral dos contratos de consumo. Análise do código de defesa do consumidor
    - Diferenças entre contrato de consumo e contrato de adesão
    - Teoria geral dos contratos atípicos. Conceito e classificações
    - Formação do contrato pelo código civil e pelo código de defesa do consumidor. A formação do contrato pela via eletrônica. Fase de negociações preliminares, Fase de proposta, Fase de Contrato Preliminar, Fase de contrato definitivo
    - Revisão dos contratos pelo código civil e pelo código de defesa do consumidor. Teoria da imprevisão e teoria da base objetiva do negócio jurídico. Aplicação do princípio da conservação contratual - Análise econômica do Contrato.
    - Interpretação dos contratos.
    - Vícios redibitórios e vícios do produto. Confrontações entre o código civil e o código de defesa do consumidor
    - Evicção. Aspectos materiais e processuais.
    - Os vícios do negócio jurídico e suas repercussões para o contrato: Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, simulação e fraude contra credores.
    -  Responsabilidade civil contratual. Inadimplemento obrigacional absoluto e relativo. Mora, juros, cláusula penal, perdas e danos e arras
    - Os direitos da personalidade e suas repercussões para o contrato. Análise de casos práticos
    - Extinção dos contratos
    - O direito intertemporal e o contrato. Análise da lei de introdução ao código civil e das disposições finais e transitórias do código civil
    - Contratos em espécie. Compra e venda. Conceito, elementos, efeitos. Limitações à compra e venda (venda entre cônjuges, venda de ascendente a descendente, venda de coisa comum, venda de bens sob administração). Regras especiais e cláusulas especiais da compra e venda (venda a contento, venda por amostra, venda ad mensuram, cláusula de retrovenda, cláusula de preempção, cláusula de venda com reserva de domínio e cláusula de venda sobre documentos).
    - Doação. Conceito, elementos, regras e efeitos. Classificações da doação. Doação contemplativa, doação a nascituro, doação a incapaz, doação de ascendente a descendente, doação por meio de subvenção periódica. Doação propter nuptias, doação com cláusula de reversão, doação inoficiosa, doação universal, doação a concubino, doação conjuntiva, doação a entidade futura. Revogação da doação
    - Locação de coisas. Locação de coisas no código civil. Locação de coisas na Lei n. 8.245/91. Aspectos materiais e processuais.

    Crédito B: Contratos Tipificados no Código Civil e Início dos contratos especiais
    - Contratos de empréstimo:
    - Comodato e mútuo
    - Contrato de prestação de serviços e da empreitada. Diálogos entre o código civil, o código de defesa do consumidor e a legislação trabalhista
    - Contrato de depósito. a questão da prisão do depositário infiel sob o prisma civil-constitucional.
    - Mandato. Mandato judicial e extrajudicial. A responsabilidade do advogado
    - Da comissão, da agência e da distribuição
    - Do contrato de corretagem
    - Do transporte. Diálogos entre o código civil, o código de defesa do consumidor e a legislação especial (convenção de varsóvia e código brasileiro de aeronáutica.
    - Do contrato de seguro (seguro-saúde)
    - Da constituição de renda e do jogo e aposta
    - Do contrato de fiança. Questões teóricas e práticas
    - Da transação e do compromisso. Análise da lei de arbitragem (lei n. 9.307/96).
    - A Mediação e o Direito Contratual. Aspectos materiais e processuais
    - Contrato de Leasing  ou arrendamento mercantil.
    - Alienação fiduciária em garantia de bens móveis. A instrumentalização contratual. Contrato ou direito real? Aspectos empresariais.
    - Contratos agrários. Teoria geral e contratos em espécies.
    - Contratos bancários e financeiros. Banking, cartão de crédito e factoring.
    - Incorporação imobiliária.
    - Técnicas de elaboração contratual

    Crédito C: Contratos Especiais: Contratos de Consumo, Contratos Empresariais e outras Figuras Contratuais Especiais
    - O Procon e a defesa contratual dos consumidores
    - A responsabilidade civil pelo CDC. A proteção contratual específica prevista na Lei n. 8.078/90
    - Contrato de Trabalho I e II. O MPT e a proteção contratual dos trabalhadores. A questão do assédio moral. A CLT, o CDC e o CC. Diálogos entre as normas jurídicas
    - Contratos Desportivos I. Teoria e prática. Contratos de trabalho e transferências de atletas, Contratos de representação e agenciamento de atletas e contratos de patrocínio.
    - Contratos Desportivos II. Teoria e Prática. Contratos de cessão de Direito de Imagem, Direito de arena.
    - Contratos Desportivos III. Contratos de parceria clubes/investidores, transformação de clubes em empresa e construção/gestão de estádios.
    - A elaboração de um Código Latino Americano de Direito dos Contratos
    - Contratos internacionais. Teoria e prática. Noções Gerais de Contratos Internacionais. Fontes do Direito Internacional. Elementos de Conexão no Direito Internacional Privado. A Lex Mercatoria. Formação dos Contratos Internacionais. Técnicas de Negociação.  Principais Instrumentos Pré-contratuais.  Aplicabilidade da Lei de Introdução ao Código Civil. Estipulação de: Lei Aplicável, Foro de Eleição e Idioma. O Compromisso Arbitral.  Controvérsias Jurisprudenciais Brasileiras.
    - O contrato é a jurisprudência. Análise de julgados e de tendências do Tribunal de Justiça de São Paulo.
    - Contratos de Direito das Coisas I. Introdução. A superação da divisão entre direitos reais e pessoais. Contratualização do Direito?.
    - Contatos de Direito das Coisas II. Os direitos reais de gozo ou fruição: superfície, usufruto, servidões prediais, uso e habitação.?
    - Contratos de Direito das Coisas III O condomínio. Alienação fiduciária de garantia sobre bens imóveis.
    - Contratos de Direito das Coisas IV. Direitos Reais de Garantia. Penhor, hipoteca e anticrese.
    -Efeitos contratuais perante terceiros. Redes contratuais.
    - Contratos de Direitos Autorais. Teoria Geral e Parte Especial.
    - Contrato de franquia ou franchising. Teoria e prática.
    - Contratos bancários. Empréstimo, redesconto, antecipação, abertura de crédito, conta corrente, conta poupança, cofre de segurança, contratos de capitalização.
    - Contratos de publicidade. Contratos com agências de publicidade: a controvertida questão dos direitos autorais. Contratos com modelos de campanhas publicitárias CONAR. CENP
    -Contrato de consórcio. Aspectos teóricos e práticos.
    - Contrato de Shopping Center. Conceito, características e efeitos jurídicos.
    - Contratos de previdência complementar aberta ou previdência privada aberta.
    - Contratos Administrativos. 
    - Contratos eletrônicos.
    - Laboratório de contratos


    Carga-horária do curso: 360 horas (3 módulos)

    Documentos para matrícula:

    - Original e Cópia do diploma do curso superior ou equivalente;
    - Original e Cópia do histórico escolar do curso superior;
    - Cópia do RG e CPF;
    - Comprovante de residência;
    - Currículo atualizado;
    - 2 (duas) fotos 3x4 recentes.

    Duração do curso: 18 meses

    Frequência e avaliação:

    Os especializandos deverão cursar todas as disciplinas, obtendo, frequência mínima equivalente a 75% da carga horária prevista e obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações e na monografia, que deverá ser elaborada e apresentada à Banca Examinadora ao final do curso. A duração dos cursos dePós-Graduação da Escola Paulista de Direito - EPD é de um ano e meio, distribuídos em módulos/créditos, totalizando 360 horas aula, atendendo as disposições da Resolução do CNE/CES nº 01, de 8-06-2007 do Ministério da Educação – MEC, conferindo Título de Especialista em Direito Contratual com capacitação para o ensino no magistério superior.

    Atenção:
    Caso o aluno tenha interesse em cursar módulos separadamente, será conferido o Certificado de Extensão Universitária.

    Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:

    - Cópia da carteira de identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
    - 1 (uma) foto 3x4 recente;
    - Cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em Espanhol).

    ¹ Este valor não será devolvido na hipótese de desistência ou cancelamento da matrícula e não garante a vaga ou valor promocional.

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |