Pós-graduação em Direito da Energia, Petróleo e Gás

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Direito da Energia, Petróleo e Gás - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Direito da Energia, Petróleo e Gás

    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Objetivo

    Conhecer as formas de controle e regulação dos conflitos entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, e seus reflexos nos processo produtivos. Dominar os principais conceitos relativos á indústria do petróleo e gás e à política energética nacional. Habilitar o aluno ao entendimento do arcabouço jurídico aplicável à atividade de energia, petróleo e gás natural.
     
    Disciplinas

    1 - DIREITO AMBIENTAL APLICADO À ENERGIA, INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E DO GÁS NATURAL

    Os Direitos Fundamentais e o Meio Ambiente. Princípios do Direito Ambiental. O Meio Ambiente e o Petróleo na Legislação Brasileira. Meio Ambiente e o Direito sob o enfoque da ética. Legislação constitucional sobre o petróleo. Leis infraconstitucionais que disciplinam a questão do petróleo no Brasil; Instrumentos de Controle Ambiental. Conceitos e distinções. Licenças ambientais, estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental. Instrumentos judiciais. Exploração dos recursos energéticos e desenvolvimento sustentável - aspectos ambientais. Bases e desafios do Desenvolvimento Sustentável. Energia e Meio Ambiente; Fontes de Energia, Aproveitamento Energético, Impactos Ambientais da Geração de Energia; Planejamento Energético voltado ao Desenvolvimento Sustentável; A responsabilidade ambiental in genere. Perspectivas Futuras.

    2 - DIREITO DA CONCORRÊNCIA APLICADO À ENERGIA, INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E DO GÁS NATURAL

    Concorrência no setor de energia, petróleo, gás natural e biocombustíveis. Cadeia produtiva e agentes econômicos do setor de energia, petróleo, gás natural e biocombustíveis. Livre iniciativa e livre concorrência. Regimes de Mercado. Concentração econômica. Órgãos de Regulação e de Controle. Proteção do consumidor e do usuário de serviços púbicos.

    3 - DIREITO DO CONSUMIDOR APLICADO À ENERGIA, INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E DO GÁS NATURAL

    Relação de consumo e regras de fornecimento de produtos e serviços. Distribuição e suspensão de fornecimento, Contratos Regulados. Consumidores Livres e Cativos. Contratos de fornecimento e de demanda. Atividade negocial de combustíveis e derivados (Combustíveis adulterados, problemas metrológicos, diferenciação de preços, etc). Crise de abastecimento e cumprimento de oferta. Combustíveis e Energia. Oferta, preço, qualidade e quantidade.

    4 - DIREITO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO

    Direito e Economia. Os fundamentos constitucionais da exploração da energia e do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável na perspectiva da realização da política energética. Introdução à Indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis. Política de eficiência energética

    5 - DIREITO EMPRESARIAL APLICADO AO SETOR DE ENERGIA

    Organização Empresarial. Regime de constituição de empresas no Brasil. Concentração empresarial e estruturas societárias. Cooperação econômica e formas contratuais, joint ventures, etc. Consórcios e Sociedade de Propósito Específicos.

    6 - DIREITO TRIBUTÁRIO APLICADO AO SETOR DE ENERGIA

    Tópicos específicos de tributação no Setor de Energia (ICMS, etc). Tópicos específicos de tributação na Indústria de Petróleo e Gás (CIDE combustíveis, PIS/COFINS ICMS) IRPJ e CSLL. Regimes Especiais e Incentivos Fiscais. ISS - Aspectos gerais, questões polêmicas: local de prestação de serviço, município competente para cobrança, conceito de estabelecimento prestador, taxatividade da lista de serviços, etc. Tributação das Operações de Downstream (Petróleo/Gás Natural/Derivados). Encargos Setoriais.

    7 - MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

    Teoria Geral da Arbitragem - Arbitragem no Direito Brasileiro - Arbitragem Internacional. Autocomposição. Mediação. A importância dos institutos da mediação e arbitragem no setor energético. Procedimento da arbitragem.

    8 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    9 - REGULAÇÃO DO SETOR DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DA ENERGIA

    Fundamentos econômicos da regulação. Fundamentos jurídicos da regulação (marco regulatório energético brasileiro, desenvolvimento e regulação social). Competência dos órgãos reguladores (ANEEL, ANP, CADE, Agências estaduais, etc). Compartilhamento de infraestrutura. Atual regime jurídico da atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil; Contratos: Concessão, partilha de produção, contrato de serviço e joint ventures; Rodadas de licitações: objetivos e critérios; Unitização; Participações governamentais. Fundamentos do Mercado de Gás Natural. O Mercado de Gás no Brasil. A Importância da Geração Térmica a Gás Natural. Perspectivas da Geração Térmica a Gás Natural no Brasil.

    10 - RESPONSABILIDADE CIVIL, ADMINISTRATIVA E CRIMINAL POR DANO AMBIENTAL

    Teria Geral da Responsabilidade Civil. Conceito de Responsabilidade. Danos ao Consumidor e Degradação Ambiental. Responsabilidade Civil no Direito Atual. Elementos da Responsabilidade Civil. Responsabilidade Objetiva e Subjetiva. Responsabilidade Contratual e Extracontratual. A Responsabilidade Civil das Pessoas de Direito Privado (sociedades). Responsabilidade Civil do Estado. O Dano Ambiental e a Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal. A responsabilidade disciplinada pela Lei 9.605/98.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com energias renováveis e eficiência energética

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |