Pós-graduação em Direito e Legislação Educacional

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Direito e Legislação Educacional - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Direito e Legislação Educacional

    Objetivo

    Oferecer fundamentos do Direito Educacional e a política educacional em vigor, apresentando e discutindo a legislação, a doutrina do direito e as políticas públicas em andamento no Brasil.
     
    Disciplinas

    1 - AÇÕES PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS

    Estudo analítico das principais políticas educacionais com destaque para o Decreto 6.094/07: Compromisso Todos pela Educação; proposta curricular para a educação básica: DCNs e PCNs; Política Nacional de Educação Especial em Perspectiva Inclusiva; FUNDEB; Sistemas de Avaliação da Educação Nacional - SAEB/Prova Brasil, ENEM e SINAES/ENADE; CONAE 2014.

    2 - DIREITO EDUCACIONAL

    Introdução ao Direito Educacional; ligações do Direito Educacional com outras áreas; evolução do direito à educação no Brasil: percurso histórico; direito à educação: aspectos legais.

    3 - GESTÃO DE REDES/SISTEMAS DE ENSINO

    Introdução à gestão escolar; Modelos de gestão; as mudanças no papel do Gestor de Redes/Sistemas de Ensino; o papel dos Conselhos para o Controle Social (Conselho Municipal de Educação, Conselho do UNDEB, Comitê de Acompanhamento do CTE, Conselho do PAR).

    4 - GESTÃO ESCOLAR: ASPECTOS LEGAIS

    Gestão escolar e ações administrativo-pedagógicas na Educação Básica e Superior que requerem amparo legal; Contrato de prestação de serviços educacionais: caracterização e marcos legais; Profissionais da educação e legislação trabalhista.

    5 - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

    Organização da educação nacional; sistema escolar brasileiro: estrutura e funcionamento; análise, interpretação e aplicação da Legislação Educacional vigente: Constituição Federal/1988, LDBEN - Lei 9.394/96 e ECA - Lei 8.069/90;

    6 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    7 - POLÍTICA EDUCACIONAL INTERNACIONAL

    Reflexão crítica sobre os principais documentos de Organismos Internacionais para a Educação (UNESCO, OREALC, BID) e sua relação com o cenário brasileiro; percurso histórico da política educacional brasileira: década de 30 a 90; perspectivas atuais para a educação nacional: de 2000 aos dias de hoje.

    8 - TÓPICOS JURÍDICOS APLICADOS À EDUCAÇÃO

    Educação e Direito Constitucional; Fundamentos de Direito Administrativo aplicáveis à Educação; Aplicação do Direito do Consumidor aos serviços educacionais.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
    :

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |