Pós-graduação em Educação Ambiental

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Educação Ambiental - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Educação Ambiental

    Objetivo

    Estimular o debate em torno da questão ambiental. Construir um fórum permanente de formação de educadores ambientais. Consolidar a formação do educador para área ambiental. Capacitar profissionais de diferentes áres para o exercício da educação ambiental. Construir conhecimentos em educação ambiental através de trabalhos de monografia e projetos associados ao curso. Direcionar o profissional formado ao mercado de trabalho.
     
    Disciplinas

    1 - DIDÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Fundamentos da Didática. Didática Instrumental. Didática Fundamental.Concepções pedagógicas. Procedimentos e recursos de ensino em Educação Ambiental. Planejamento: o projeto de ensino-aprendizagem na Educação Ambiental. Avaliação em Educação Ambiental. Os projetos de trabalho na Educação Ambiental.

    2 - ECOLOGIA

    O Conceito de Ecologia. Tipos de Ecologia. História da Ecologia. Conceitos-Chaves de Ecologia. Ecologia Humana e Ecologia Social. A Cadeia Alimentar. Ecossistemas: Fluxo de Energia e Materiais. Populações: Dinâmica e Interações. Relações Ecossistêmicas. Estudo de Comunidades: Organização Temporal, Espacial e Funcional. Ecologia Urbana e Ecologia Rural. Ecossistemas brasileiros. Biodiversidade brasileira. Noções de Ecologia de campo. A Formação de Profissionais de Ecologia. Polêmicas Recentes no Campo da Ecologia

    3 - ECOLOGIA SOCIAL

    Ecologia Social: conceitos e pressupostos.História da Ecologia Social. O ser humano e a natureza: suas relações. Questões de estudo em Ecologia Social.

    4 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Dimensão sócio-ambiental da educação. Educação Ambiental em perspectiva histórica. Educação Ambiental formal e informal. O Meio Ambiente enquanto tema transversal. A Educação Ambiental junto às comunidades. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental rural e urbana. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura.

    5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    6 - METODOLOGIA DE PROJETOS SÓCIOAMBIENTAIS

    Áreas de implementação de projetos ambientais: escola, empresa, terceiro setor e comunidade. O planejamento participativo na Educação Ambiental. Projetos em meio ambiente.

    7 - POLÍTICAS AMBIENTAIS

    Conceitos Essenciais de Política Ambiental. A Formulação de Políticas Ambientais e os Conflitos de Interesses. Economia e Política Ambiental: Encontros e Desencontros. Políticas Ambientais aplicadas a gestão de resíduos sólidos e recursos hídricos. Políticas Ambientais aplicadas a gestão pública e privada. Panorama do saneamento ambiental no Brasil. Política de Controle da Poluição Ambiental. O Cumprimento das Políticas Ambientais em atividade.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
    :

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com educação ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |