Pós-graduação em Educação Ambiental Transdisciplinar

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Educação Ambiental Transdisciplinar - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Educação Ambiental Transdisciplinar

    Carga horária: 368 horas-aula (17 meses)
    Objetivos:

    Objetivo Geral
    :

    O Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental Transdisciplinar objetiva formar especialistas em Educação Ambiental baseado fortemente nos paradigmas de transdisciplinaridade e de sustentabilidade, com sólida base teórica e prática, que possibilite ao corpo discente a capacidade de liderança e administração na condução de planos, programas e projetos que visem o trato da Educação Ambiental, conduzindo a um ambiente ecologicamente sustentável. As Três Ecologias (pessoal, social e ambiental) e a Ética do Cuidado são a referência fundamental da proposta.

    Ao concluir o Curso, o formado será especialista em Educação Ambiental Transdisciplinar e estará apto a atuar em projetos e programas educacionais em universidades e escolas, empresas e em organizações não governamentais – ONGs, bem como no setor público em suas três esferas, federal, estadual e municipal.
     
    Objetivos Específicos

    • Desenvolver consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais.
    • Proporcionar atualização dos profissionais, buscando uma ação holística na área ambiental, para sua aplicação na educação ambiental de forma transdisciplinar;
    • Desenvolver a percepção transdisciplinar com base nas quatro capacidades da intelectualidade humana: Sensação – Ciência e Arte; Pensamento – Ciência e Filosofia; Sentimento – Arte e Tradições Espirituais e Intuição – Tradições Espirituais e Filosofia.
    • Desenvolver compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
    • Fomentar e fortalecer a integração de ciência e tecnologia;
    • Fornecer novas metodologias técnico-pedagógicas, para serem aplicadas nos ensinos formal, não-formal e informal
    • Incentivar à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
    • Fortalecer a cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.
    • Desenvolver valores e atitudes formados a partir do conhecimento e da reflexão, que levem a uma consciência da realidade ambiental.

    Público-alvo:

    Dado o perfil transdisciplinar, o Curso é indicado para um grande número de profissionais graduados em nível superior, tais como professores e educadores, pedagogos, biólogos, geógrafos, engenheiros, advogados, economistas, físicos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos, etc., de diversas áreas, que apresentem necessidade ou interesse de atuar na área de Educação Ambiental, formal, não formal e informal, tornando-se um multiplicador da causa ambiental.
    Profissionais que trabalhem ou venham trabalhar em projetos ambientais em funções ligadas à comunicação, mediação e negociação com os diversos atores envolvidos.
    É importante ressaltar a demanda existente de planejadores e gestores ambientais. Sendo muitos profissionais deste segmento, ex-alunos formados nas 48 turmas abertas até 2011 do Curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental da UVA, que poderão complementar seus estudos com o Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental Transdisciplinar.
     
    Inscrição e Informações:

    A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
    Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
    Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
    - Cópia autenticada do diploma de graduação
    - Cópia simples da Identidade
    - Cópia simples do  CPF
    - Cópia simples do  Comprovante de residência
    - Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
    - 1 foto 3x4

    Programa

    Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável
    Metodologia de Pesquisa Científica e Produção Científica
    Ecologia
    Educação Ambiental
    Política e Legislação Ambiental
    Educação para Sustentabilidade: O Paradigma Transdisciplinar
    Novos Paradigmas Científicos
    Psicologia e Filosofia - Ecologia Pessoal
    Fundamentos de Educação
    Tradições Espirituais
    História e Epistemologia Ambiental
    Políticas e Legislações de Educação Ambiental
    Ecologia Social, Movimentos Ecológicos e Conflitos Sócioambientais
    Educação Ambiental e Artes
    Pedagogia e Alfabetização Ecológica
    Educação Ambiental Corporativa
    Planejamento e Elaboração de Projetos de Educação Ambiental
    Educação a Distância – EAD
    Educação e Mídia

    Investimento

    Mensalidade 18 parcelas de R$ 381,92*
    * Desconto de 10% para pagamento à vista.

    Política de Incentivo:

    - Ex-alunos formados pela UVA têm 20% de desconto.
    - Professores e funcionários da UVA têm 20% de desconto.
    - Empresas conveniadas com a UVA têm 15% de desconto.
    * Os descontos não são cumulativos e têm validade somente a partir da 2ª cota.
    ** Serão considerados ex-alunos somente aqueles que tiverem concluído efetivamente algum curso e apresentarem o certificado (original ou cópia autenticada) da Universidade Veiga de Almeida.

    Iniciação Científica

    A Pesquisa é desenvolvida na UVA dentro de suas áreas de competência, tendo como objetivo a aplicabilidade dos seus resultados. A produção científica é estimulada na busca de investigações e soluções dentro de um espírito de contribuição e transformação de produtos que representam inovação, competitividade e novos conhecimentos científicos em benefício da sociedade.

    A iniciação científica é uma forma de estimular, em todos os cursos de graduação, as potenciais carreiras acadêmicas e científicas de seus alunos.

Outro curso relacionado com Educação Ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |