Pós-Graduação em Educação Infantil

Solicite informação sem compromisso FAAG - Faculdade de Agudos

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Educação Infantil

  • Modalidade
    As aulas da Pós-Graduação em Educação Infantil são presenciais.
  • Duração
    A informação não está disponível.
  • Certificado oficial
    A FAAG - Faculdade de Agudos emite um diploma ao término do curso.
  • Considerações
    A Pós-Graduação em Educação Infantil visa promover a melhoria da prática docente, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida às crianças atendidas neste fase da escolaridade. Os profissionais estarão aptos a tabalhar com docência e gestão na educação infantil garantindo um aprofundamento de estudos para um melhor desempenho na sua atividade profissional.
  • Dirigido a
    O público-alvo do curso são profissionais de Educação, pedagogia e áreas afins.
  • Área de atuação
    Os licenciados com pós em Educação Infantil poderão trabalhar em instiuições escolares da rede pública ou privada, centros de apoio educacional, dentre outros, com docência e gestão escolar.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Educação Infantil - Presencial - Agudos - São Paulo

  • Objectivos
    Refletir sistematicamente a Educação Infantil no contexto das políticas públicas nacionais. Promover através de uma abordagem teórico metodológica a melhoria da prática docente na educação infantil, visando à melhoria da educação oferecida às crianças atendidas neste fase da escolaridade. Desenvolver competências para docência e gestão na educação infantil ampliando os conhecimentos relativos ao trabalho com a educação infantil. Estimular a atualização dos profissionais já atuantes na área, garantindo um aprofundamento de estudos para um melhor desempenho na sua atividade profissional.
  • Dirigido a
    Poderão participar os profissionais da Educação, da Psicologia e demais áreas afins que possuam diploma de graduação em nível de Bacharelado e/ou de Licenciatura.
  • Titulação
    Especialista em Educação Infantil
  • Conteúdo

    Módulos, Conteúdo e Carga Horária

    • História da Criança:
    O curso analisa a historia da educação infantil no Brasil e discute seus objetivos e funções a partir da história da infância e das instituições infantis. Destaca e identifica o papel que a escola, família e comunidade desempenham na educação da criança de 0 a 6 anos. 

    • Desenvolvimento Humano - O Ciclo Vital:
    Explanação e discussão das concepções teóricas que norteiam a psicologia do desenvolvimento, a partir do estudo das principais fases evolutivas: pré, peri e pós -natal, infância e adolescência nas diferentes abordagens, analisando as mudanças ocorridas no desenvolvimento físico, motor, cognitivo e psicossocial, buscando a prevenção e intervenção nos transtornos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. 

    Metodologia do Trabalho Científico:
    Conhecer e utilizar normas para elaboração de trabalho científico (normas para citação de trabalhos, apresentação de referências, formatação etc), bem como técnicas de comunicação acadêmica com vistas a apresentação do trabalho final do curso. 

    Diretrizes da Educação Infantil:
    A educação infantil à luz da legislação educacional referente à educação básica. Diretrizes do financiamento da educação infantil. Ação do Estado Brasileiro em relação ao financiamento da educação básica. 

    • Filosofia para Crianças:
    A reflexão sobre a natureza, origem e sentido da filosofia. Possibilidades de prática filosófica na educação com crianças. Compreensão dos pressupostos da proposta de Filosofia com crianças e adolescentes na escola fundamental. 

    Linguagem Oral e Escrita:
    A comunicação humana. A escrita e o desenvolvimento humano. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Métodos de alfabetização. Produção e apropriação da língua escrita na escola. Interpretação de texto, redação, gramática. Realidade lingüística na criança. Linguagem e ensino de português. Língua oral e escrita. Literatura. 

    Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil:
    Conceito de jogo, brinquedo e brincadeira. O jogo na educação: histórico, jogo educativo, o jogo e a cultura (jogos tradicionais infantis), o jogo e a construçao da representação (Piaget, Wallon e Bruner). A brincadeira de faz de conta e ação pedagógica. Brincadeira e a prática pedagógica. 

    Fundamentos em Educação Especial:
    Contextualização do caminho histórico percorrido pela educação especial no Brasil e os fundamentos para a construção do conceito de deficiência ao longo dessa história. Reflexão sobre as principais diretrizes políticas e pedagógicas sobre a perspectiva educacional da Escola para Todos. Construindo a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nos âmbitos municipal, estadual e Federal. 

    • Ensino de Artes na Educação Infantil:
    Fundamentos, elementos e princípios da arte. Reflexões sobre a função da arte na educação infantil. A arte e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social da criança. A arte como ferramenta de socialização, educação e auto-expressão. A arte na construção do conhecimento infantil por meio das situações do cotidiano escolar. Planejando projetos de arte na educação infantil. 

    Ensino de Matemática na Educação Infantil:
    A matemática como atividade humana. Pressupostos teóricos e metodológicos da educação matemática. A matemática e o Referencial Curricular Nacional. O conhecimento matemático e a teoria sócio-histórica. Jogos matemáticos na resolução de problemas. Propostas metodológicas e recursos didáticos. 

    Metodologia do Ensino Superior:
    O Ensino Superior no Brasil. Metodologias de ensino. A didática no ensino superior. A relação professor e aluno. 

    • Literatura Infantil:
    Conceito histórico de literatura infantil. Funções básicas da literatura infantil. Fantasia e realidade, a mediação do adulto entre a criança e a literatura. A linguagem e o pensamento das crianças. Os contos de fadas. Os quadrinhos. O teatro e a poesia. A literatura contemporânea. O livro e a sala de aula. Estratégias de leitura e analise de livros. Contação de história. Oficinas e produção de texto. 

    Monografia de Conclusão de Curso:
    A Monografia de Conclusão é um trabalho de caráter obrigatório, a ser desenvolvido ao longo do Curso, sob orientação de professor designado pela Coordenação do Curso, abordando tema específico da área de especialização. 
     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de receber informações sobre o curso de educação infantil se terá turma para esse semestre valor e duração e qual o dia de aula. "

Tatiane para Pós-Graduação em Educação Infantil

São Paulo

"Gostaria de saber a respeito do respectivo curso. Por favor enviar o prospecto contendo a grade curricular, carga horaria, valor, durabilidade, reconhecido pelo MEC. "

Rosangela para Pós-Graduação em Educação Infantil

São Paulo

"Quando começa as inscrições e o valor da mensalidade? Como é a forma presencial? O curso seria todos os dias ou quinzenal? "

Maria para Pós-Graduação em Educação Infantil

São Paulo

"Gostaria de obter maiores informações e valores sobre o curso de pós-graduação em educação infantil. "

Anita para Pós-Graduação em Educação Infantil

Espírito Santo

Outro curso relacionado com educação infantil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |