Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Solicite informação sem compromisso UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Conteúdo
    Data de início previsto: 03/03/2015
    INSCRIÇÕES ABERTAS

    DURAÇÃO
    15 Meses

    AULAS
    Semanais: Segundas, Terças e Quintas - noite das 19:00h as 22:40h

    LOCAL
    Campus Barigui

    COORDENAÇÃO
    Roseli Aparecida de Mello / Lindsay Thais Arndt

    DOCUMENTAÇÃO

    -Ficha de Inscrição preenchida
    -01 foto 3x4 recente (colorida)
    -Carteira de Identidade e CPF (fotocópia)
    -Curriculum Vitae simplificado
    -Histórico Escolar de Graduação (fotocópia)
    -Diploma - Nível Superior (fotocópia autenticada ou diploma original para conferência)
    -Comprovante de endereço atualizado (fotocópia)

    O(a) aluno(a) que não estiver de posse do seu Diploma da Graduação, deverá entregar no ato da inscrição uma fotocópia do Histórico e uma Declaração de Conclusão da Graduação. O aluno estará ciente de que o Diploma deverá ser apresentado à PROPPE/IDT, antes da conclusão do curso de Especialização sob pena de impedir a retirada do Certificado.

    Sua inscrição será confirmada na ocasião da entrega dos documentos no IDT, antes do início do Curso.

    CONCEPÇÃO:

    O Curso de Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho tem como missão  desenvolver e capacitar  profissionais de nível superior na área de Engenharia, aprimorando os conhecimentos técnicos e especializados na áreas de Saúde Ocupacional e Segurança.

    Na atualidade, segurança e saúde merecem destaque em todos os segmentos empresariais, o que leva ao surgimento de nichos de trabalho onde se busca a excelência dos profissionais que ali atuam. A Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UTP vem atender a essas necessidades e exigências do mercado no tocante às condições de meio ambiente de trabalho nos mais diversos segmentos de emprego do país. A procura por profissionais habilitados nesta área é extensa, o que garante enormes possibilidades de trabalho para os mesmos, visto que é uma exigência legal para as empresas dos mais diversos ramos de atividades.

     

    OBJETIVO:

    O curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho oferece conhecimentos teóricos e práticos que possibilita o exercício da profissão, de acordo com as normas legais, o que inclui conhecer e fazer prevalecer as Normas Regulamentadoras (NRs), os princípios, os serviços especializados e os diversos programas voltados para a saúde do trabalhador. Objetiva também levar o profissional a desenvolver competências para gestão de orçamentos; acompanhamento de projetos, obras, recepção de equipamentos, elaboração de procedimentos de segurança; preparação e gestão de situações de crise; análise de acidentes e reconhecimento de doenças profissionais; contatos com representantes dos vários fornecedores de equipamentos e serviços, órgãos governamentais, fiscais do trabalho, entre outros; formar e treinar colaboradores, além de proceder auditorias na área de segurança do trabalho.: Ainda ter os seguintes objetivos específicos.

     

    a)    Formar profissionais críticos, reflexivos, éticos capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.

    b)    Criar condições para a compreensão, por cada participante, do papel estratégico do Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme a legislação específica em vigor.

    c)    Possibilitar o exame das relações de conflito, através da prática da reflexão e da discussão de questões que envolvam o relacionamento entre a empresa, empregados, sociedade e a legislação.

    d)    Formar Engenheiros de Segurança do Trabalho capazes de:
    * Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;

    e)    Conhecer os métodos e técnicas para prevenir acidentes do trabalho e doenças profissionais, incluindo entre outros assuntos relativos a ventilação, níveis de iluminação, radiações ionizantes, sobrecarga térmica, altas e baixas temperaturas, conforto térmico, ruído, vibração, coletas e análises de amostras de substâncias agressivas e contaminantes químicos, instrumentação para medidas de detecção de condições de segurança.

    f)     Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.

    g)     Elaborar relatórios sobre riscos de incêndios,explosões, desmoronamentos e outros perigos, e ocorrência de incêndios, fornecendo indicações quanto à precauções pertinentes;

    h)    Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais;

     

    PÚBLICO ALVO:

    Graduados em Engenharia (todas as modalidades) e Arquitetura. Conforme a Lei n° 7.410 de 27 novembro de 1985 e o Decreto n° 92.530 de 6 de abril de 1986 somente graduados em  Engenharias (todas as modalidades).

     

    A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) reserva-se o direito de proceder às alterações necessárias em benefício do Curso.


    Disciplinas / Carga Horária

     
    • Administração Aplicada à Engenharia de Segurança 36h
    • Ergonomia 36h
    • Gerência de Riscos 63h
    • Higiene do Trabalho I 72h 
    • Higiene do Trabalho II 72h
    • Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho 36h
    • Legislação e Normas Técnicas 36h
    • Metodologia da Pesquisa Cientifica 36h
    • Monografia/TCC x
    • O Ambiente e a Doenças do Trabalho 54h
    • Prevenção e Cont.de Riscos Máqs, Equip. e Instalações 90h 
    • Proteção contra Incêndio e Explosões 63h 
    • Proteção do Meio Ambiente 36h
    • Psicologia na Eng.de Seg. Comunicação e Treinamento 36h

    Carga Horária Total 666h

    Corpo Docente:

    Cicero Barbosa dos Santos

    Cristiane Luchesi

    Edmir Aparecido Bergamo

    Edson Orlando Machado

    Eduardo Silva Mendonça

    Lincoln Vinicius Arndt

    Lindsay Thais Arndt

    Luana Marcante

    Marcos Antonio Canalli

    Roseli Aparecida de Mello

Outro curso relacionado com segurança no trabalho

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |