Pós-graduação em Envelhecimento Humano

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Envelhecimento Humano - Presencial - Cabo Frio - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Envelhecimento Humano

    Carga horária:
    380 horas-aula (21 meses)

    Objetivo

    Objetivo Geral
    Capacitar o discente numa dialética reflexiva, ativa e multiplicadora na construção do conhecimento no envelhecimento humano.

    Objetivos Específicos
    Capacitar profissionais para atuar de forma multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar nas necessidades da população idosa, através de planejamento de ações e promoções de saúde, assim como prevenção, diagnóstico clínico e laboratorial de síndromes e patologias geriátricas, previdência social, metodologia de pesquisa em envelhecimento, economia e saúde, direitos e cidadania entre outros aspectos e atender as necessidades do mercado de trabalho.

    Justificativas

    A aceleração do envelhecimento da população brasileira já é uma realidade constatada, passando, em termos absolutos de 2001 a 2011, de 15,5 milhões de pessoas para 23,5 milhões. Ganhamos 20 anos em apenas duas gerações e a expectativa média de vida saltou de 56,1 para 74,1 anos, com expressivo envelhecimento da população brasileira, ressaltando a sua importância na agenda de políticas sociais. As questões emergentes do envelhecimento populacional estão relacionadas ao mercado de trabalho, previdência social, ao sistema de saúde e a assistência social dos idosos (IBGE, 2012). As estatísticas da OMS apontam para 32 milhões de indivíduos com sessenta anos ou mais em 2025, fazendo do Brasil o sexto lugar no Mundo no contingente de idosos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1999). O cenário atual cria forte demanda aos serviços de saúde, à adoção de diferentes formas de enfrentamento para a assistência, tratamento e reabilitação, além da implantação de políticas e ações preventivas e promoção da saúde do idoso. A heterogeneidade do processo do envelhecimento requer cada vez mais a formação de profissionais de saúde numa perspectiva integral da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade como recurso de ação e resolução para as diferentes interfaces multifatoriais e multidimensionais. A Região dos Lagos hoje se apresenta como referência de qualidade de vida com êxodo crescente de pessoas da capital mais próxima, Rio de Janeiro, assim como de outras grandes cidades de seu entorno e, desta forma, surge uma intensa e urgente necessidade de projetos pedagógicos fornecendo estrutura para esta nova realidade. A oferta de uma Especialização em Envelhecimento Humano através desta instituição fortalecerá de forma complementar os objetivos pedagógicos que já absorve em diversas áreas como a Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Turismo, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem, fornecendo a estes especialistas a condição de uma especialização com uma demanda emergente e inovadora.

    Diferenciais UVA

    O projeto pedagógico deste curso foi construído baseado no que a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) acredita para o desenvolvimento e qualidade do curso deste porte, pois o programa pedagógico atende a todas as exigências  solicitadas pela SBGG.

    Público-alvo

    Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Odontologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Musicoterapia, Pedagogia e demais profissionais envolvidos na atenção ao idoso.

    Inscrição e Informações

    A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
    Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
    Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
    - Cópia autenticada do diploma de graduação
    - Cópia simples da Identidade
    - Cópia simples do  CPF
    - Cópia simples do  Comprovante de residência
    - Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
    - 1 foto 3x4

    Programa

    Disciplinas

     
    - Antropologia no processo do envelhecimento;
    - Transição demográfica e epidemiologia no processo do envelhecimento;
    - Bioética no processo do envelhecimento; Metodologia de ensino e pesquisa;
    - Percurso histórico da gerontologia;
    - Abordagem da geriatria - prevenção/tratamento;
    - Processo de viver e envelhecer: fragilidade, dependência e finitude;
    - Saúde mental do idoso: aspectos emocionais e cognitivos;
    - Dimensões da atividade fisica para o idoso;
    - Nutrição e saúde alimentar no idoso;
    - Temas relevantes em geriatria e gerontologia;
    - Avaliação funcional do idoso;
    - Sus - políticas públicas nos processos de envelhecimento;
    - Inserção sócio-educacional da terceira idade no brasil;
    - Trabalho de conclusão curso;
    - Práticas e eventos em envelhecimento;
    - Seminários de monografia.

    Certificado

    Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências (Resolução CNE/CES nº 1/07):
    Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).
    Freqüência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.
    Apresentação do trabalho de conclusão do curso.

Outro curso relacionado com geriatria

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |