Conteúdo
PROPOSTAA exigência constante de qualificação para enfrentar a competitividade dos dias atuais tem levado os profissionais a uma busca de atualização e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas do conhecimento da Fisioterapia.
As unidades de tratamento intensivo surgiram para a internação do paciente adulto em estado grave, objetivando uma assistência especializada com os esforços profissionais concentrados. Com o passar do tempo e com o sucesso da recuperação do paciente adulto, as UTI’s também passaram a admitir crianças em estado grave, o que hoje ocorre em praticamente todas as instituições. No entanto, foi constatado que aquelas unidades não eram mais adequadas para o cuidado com a criança, pois tudo havia sido planejado para a assistência em adultos, ou seja, área física, equipamentos e a própria equipe.
Estes profissionais, na maioria das vezes, não possuíam conhecimento específico em pediatria e neonatologia, nem habilidades para atender as necessidades tão peculiares às crianças.
Surgia então a necessidade de que fossem criadas unidades para atendimento exclusivo de crianças e recém nascidos criticamente enfermos, que possuíssem equipamento e, principalmente, uma equipe com condições e qualificação para o cuidado específico de Pediatria e Neonatologia.
O aperfeiçoamento das tecnologias nestas unidades e até mesmo a sobrevivência de neonatos de pouca idade gestacional, vêm subsidiando a importância do crescimento da Fisioterapia neste setor.
Disciplinas
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior
Embriologia
Fisiologia
Farmacologia
Exames Complementares
Imagenologia
UTI Neonatal e Pediátrica (Fundamentos)
UTI Neonatal e Pediátrica (Prática)
Suporte Ventilatório
Fisioterapia Respiratória em Pediatria e Neonatologia
Fisioterapia em Neuropediatria
Fisioterapia Ortopédica em Neonatologia e Pediatria
Follow up