Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    OBJETIVO



    Preparar profissionais das diferentes áreas de atuação das Ciências Biológicas para exercer atividades em Ciências Moleculares, atuar em laboratórios de Biologia Molecular, em clínicas especializadas e em bancos de tecidos, executar procedimentos biotecnológicos, para o diagnóstico molecular de doenças genéticas, infecciosas e tumorais.
  • Dirigido a
    Profissionais da área de Ciências Biológicas, Saúde e Farmácia.
  • Titulação
    Pós-graduação lato-sensu
  • Conteúdo

    Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular

    CONTEÚDO

    Disciplina: Princípios de Genômica e Pós-Genômica

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: Este módulo tem por objetivo dar uma visão geral da genética atual e sua posição no âmbito da pesquisa. Sua importância no cenário tanto da pesquisa básica como na aplicada. Apresentar aos alunos os conceitos básicos bem como as tecnologias iniciais. Serão abordadas as técnicas desenvolvidas para a análise do DNA, desde as primeiras até as mais atuais. Os alunos vão analisar em conjunto as técnicas com seus benefícios e suas limitações bem como as tecnologias geradas a partir da genômica, os estudos de trascriptoma e suas aplicações. Dar ao aluno a visão dos desdobramentos gerados a partir do projeto genoma humano e todos os questionamentos produzidos por ele.
     
    Disciplina: Metodologia da Pesquisa
     
    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.
     
    Disciplina: Bioinformática e Bioestatística Aplicada na Genômica e Pós-Genômica

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: O módulo visa proporcionar ao aluno o entendimento e uma relação de usuário das ferramentas de bioinformatica disponíveis para a aplicação tanto na genômica com na biologia molecular em geral. Os alunos terão aulas nos laboratórios de informática para se familiarizarem com todas as ferramentas e deverão ao final do módulo conseguirem dominar de forma básica os instrumentos apresentados.
    Para a bioestatística visa-se dar aos alunos uma visão atualizada dos programas de bioestatística disponíveis para o tratamento de dados gerados em projetos de pesquisa na área de genômica, pós genômica e proteômica. Este modulo se interrelaciona com todos os outros à medida que este é a base para o desenvolvimento de qualquer projeto na área.
     
    Disciplina: Genética do Desenvolvimento e Defeitos Congênitos
     
    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: Este módulo tem por objetivo apresentar as bases genéticas do desenvolvimento embrionário apontando as questões evolutivas e os processos celulares durante o desenvolvimento do embrião e os defeitos congênitos que podem ser gerados nesse período. Assim, proporcionando bases e integração com o modulo de células tronco.
     
    Disciplina: Genética da Reprodução Humana e Diagnóstico Pré-natal

    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Este módulo tem como objetivo apresentar para os alunos as técnicas desenvolvidas na área de reprodução humana, bem como as questões envolvendo a genética da reprodução assistida, os métodos de diagnostico genético pré-natal, os estudos laboratoriais e a novas tecnologias para o diagnóstico pré-natal.
     
    Disciplina: Células Tronco e Terapía Celular

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: O modulo pretende apresentar aos alunos as diferentes possibilidades de estudo de células de maneira isolada e controlada, ou seja, livres de variações sistêmicas; demonstrando a aplicabilidade desse tipo de abordagem experimental para a elucidação de mecanismos celulares e variações metabolicas. Proporcionando assim, a visão da importância e funcionalidade desta tecnologia para as mais variadas áreas dentro da genética e biologia molecular. Conjuntamente introduzir os conceitos fundamentais relacionados às células-tronco permitindo aos alunos compreender o papel dessas células na fisiologia dos organismos bem como o seu papel na patologia de várias doenças. Demonstrar a importância das células-tronco para o tratamento de diversas doenças destacando a sua atuação nos processos regenerativos e de cura do organismo.
     
    Disciplina: Genômica Bacteriana e Imunogenética

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: O módulo pretende fornecer ao aluno os conhecimentos atuais sobre a genética bacteriana as técnicas moleculares bem como a utilização das bactérias como ferramentas da biotecnologia e, fazer a integração com as ferramentas de imunologia aplicadas à genética e biologia molecular dando uma visão atualizada do universo inumológico bem como sua interação com saúde e doença.
     
    Disciplina: Terapia Gênica, Nanotecnologia e Biomateriais

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: O módulo pretende demonstrar ao aluno o uso das técnicas de Biologia Molecular para a manipulação controlada de células e sistemas biológicos. Fazer com que o aluno compreenda a atividade de vetores virais e não virais; modificados geneticamente, ou não, em células e sistemas. 
    Integrar o módulo de Terapia Celular apresentando aos alunos aplicações práticas destas terapias em biomateriais e matrizes biológicas bem como o desenvolvimento de técnicas de tratamento baseadas no uso de macromoléculas e manipulações gênicas e celulares.
     
    Disciplina: Genética do Câncer, Farmacogêntica e Farmacogenômica

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: Este módulo tem como objetivo passar aos alunos as bases genéticas do desenvolvimento dos cânceres, a diferença entre o que é familiar e o que é esporádico e, como atualmente este conjunto de doenças vêm sendo tratadas, aplicando a genômica para individualizar a terapia do câncer. Fazer ainda a integração com a medicina personalizada através da farmacogenética e farmacogenômica.
     
    Disciplina: Proteômica

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: O módulo tem como objetivo introduzir esta nova face tecnológica que se apresenta de forma multidiciplinar por envolver técnicas de biologia molecular, bioquímica, biofísica e bioinformática aplicas ao estudo de tecidos ou órgãos, alterados ou normais.Ela identificar e caracterizar proteínas individuais de interesse, biomarcadores e principalmente elucidar as suas associações e funções.
     
    Disciplina: Biotecnologia e suas Aplicações

    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: Este módulo pretende dar aos alunos a base das técnicas avançadas em biotecnologia buscando agregar a aplicação dessas tecnologias as mais diversas áreas da genética e biologia molecular, dando também os fundamentos e a integração com os módulos de proteômica e nanotecnologia e biomaterias.
     
    Disciplina: Bioética na Genômica e Pós-Genômica
     
    Carga Horária: 30 horas
     
    Ementa: O módulo visa apresentar os dilemas éticos que surgem dos estudos em genética médica, genômica e pós genômica. De que forma podemos lidar com essas questões buscando a produtividade humanizada.

Outro curso relacionado com genética

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |