Pós- graduação em Geriatria e Gerontologia

Solicite informação sem compromisso Estácio

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós- graduação em Geriatria e Gerontologia - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    Ampliar, atualizar e reciclar conhecimentos na área do envelhecimento, abrangendo seus aspectos físicos (alterações cardíacas, pulmonares, digestivas, neurológicas, do aparelho locomotor, urinárias, endocrinológicas e metabólicas), psíquicos, socioeconômicos, legais, sexuais, nutricionais e preventivos. Incentivar e introduzir o aluno no campo da pesquisa gerontológica/geriátrica. Oferecer práticas ambulatoriais em geriatria e gerontologia.
  • Estágios
    Práticas ambulatoriais em Geriatria e Gerontologia no Ambulatório de Geriatria, inaugurado na Policlínica Ronaldo Gazolla. Horário de funcionamento: sextas-feiras, das 14:00h às 17:00h (quinzenal para os alunos da Pós).
  • Dirigido a
    Profissionais de diversas áreas interessados no estudo do envelhecimento, como: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Terapia Ocupacional.
  • Titulação
    Especialista em Geriatria e Gerontologia
  • Conteúdo

    Disciplinas:

      Epidemiologia do Envelhecimento – 24 h
    Envelhecimento populacional. Transição epidemiológica. Fisiologia do envelhecimento. Biologia do envelhecimento. Teorias do envelhecimento. Papel da Geriatria como especialidade médica.

     Avaliação Multidisciplinar em Gerontologia – 72 h
    Interdisciplinaridade. Voluntariado. Anamnese gerontológica. Educação física gerontológica. Dança sênior. Abordagem multiprofissional em Gerontologia (Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fiosioterapia e Enfermagem, Odontologia).

     Aspectos Neuropsicológicos do Envelhecimento – 48 h
    Demências. Doença de Alzheimer. Doença de Parkinson. Memória. Avaliação cognitiva. Avaliação neuropsicológica. Psicologia do envelhecimento. Depressão.

     Processo de Envelhecimento – 72 h
    As grandes síndromes geriátricas. Semiologia no idoso. Cardiogeriatria. Principais doenças que acometem o idoso.

     Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso – 48 h
    Fatores de risco da hospitalização. Institucionalização. Visitas institucionais. Abordagens de reabilitação. Quedas. Osteoporose. Tonteiras. Vacinação no idoso.

     Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento – 48 h
    Aposentadoria. Família. Cuidadores de idosos. Violência contra o idoso. Política nacional do idoso. Estatuto do Idoso. Envelhecimento social. Envelhecimento x velhice.

     Metodologia da Pesquisa Científica – 48 h
    Filosofia da ciência. Métodos de estudo: fichamento; resenha; leitura e interpretação; organização do trabalho científico. A utilização da bibliografia. Métodos e técnicas de pesquisa. Conceituação e projeto de pesquisa. Orientação para trabalhos de final de curso ou monografias.

Últimas visitas ao curso

"Sou acadêmica da instituição do curso de graduação de fisioterapia do 8º período e gostaria de obter informações sobre a duração do curso,o campus aonde é realizado a pós-graduação, o custo, o processo seletivo, período de inscrição e se há turmas disponíveis aos sábados."

Ana para Pós- graduação em Geriatria e Gerontologia

Rio de Janeiro

"Gostaria de receber informações completas sobre a pós graduação de geriatria e gerontologia, quanto custa, carga horária, se é valido pela sociedade, quando começa, qual o valor e requisito para ingressar?"

Ana para Pós- graduação em Geriatria e Gerontologia

Brasília Distrito Federal

"Sou médica e estou a procura de especialização em geriatria. Eu gostaria de saber se esta especialização é aprovada pelo MEC, dando direito a prova de título e também saber o custo financeiro da especialização, qual a duração, a distribuição da carga horária durante a semana, quando é a inscrição e quando inicia o curso."

Danielle para Pós- graduação em Geriatria e Gerontologia

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com geriatria

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |