Pós-graduação em Gestão Ambiental

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Ambiental - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gestão Ambiental

    Campus: Centro

    Inscrições abertas

    Campus: Niterói
    Inscrições abertas

    Objetivo

    Capacitar profissionais de diferentes áreas para uma prática consciente e eficaz de gestão ambiental, em suas múltiplas esferas de ação, comprometida com a busca de soluções viáveis para os desafios ambientais que a realidade brasileira apresenta nesse novo século. De modo particular, o curso visa qualificar profissionais para atuarem em projetos públicos e privados de planejamento e gestão ambiental, utilizando ferramentas e tecnologias atuais em consonância com a legislação atual.
     
    Disciplinas

    1 - ECOLOGIA GERAL E APLICADA EM GESTÃO AMBIENTAL

    Definição do conceito de Ecologia. História da Ecologia. Conceitos-Chaves de Ecologia. A Cadeia Alimentar. Ecossistemas: Fluxo de Energia e Materiais. Populações: Dinâmica e Interações. Relações Ecossistêmicas. Estudo de Comunidades: Organização Temporal, Espacial e Funcional. Ecologia Humana e Ecologia Social. Ecologia Urbana e Ecologia Rural. Ecologia do Indivíduo; (ii) Ecologia de Populações: crescimento e regulação populacional, competição, predação, parasitismo e mutualismo; (iii) Ecologia de Comunidades: estrutura e organização; padrões de mudança e desenvolvimento; (iv) Ecologia de Ecossistemas: estrutura trófica e dinâmica; ciclos biogeoquímicos; funcionamento e regulação dos ecossistemas; (v) Conservação e Manejo de Ecossistemas. Biodiversidade. Desafios estratégicos à Biodiversidade.

    2 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

    Relação Homem-meio ambiente ao longo da história. Educação Ambiental: História, definição e âmbitos de Atuação. Práticas de Educação Ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Conferências Interancionais e documentos de referencia da Educação Ambiental no mundo. Reflexos das conferências no Brasil. As Políticas Públicas para a Educação Ambiental. Proteção ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Análise de Propostas Pedagógicas e Projetos Voltados para a Educação Ambiental. Técnicas de Conscientização ambiental individual e coletiva. A Construção da Educação Ambiental nas Organizações.

    3 - GESTÃO AMBIENTAL

    Princípios e fundamentos teóricos da gestão de organizações. Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Gestão ambiental no Brasil: o processo decisório na Política Ambiental. Gestão Ambiental Pública e Privada. Instrumentos de gestão ambiental. O modelo atual de gestão ambiental e o papel dos diferentes atores. Gestão do meio ambiente em organizações privadas (NBR Série ISO 14000). Estudos de caso.

    4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    5 - PERÍCIA, AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

    Conceito, Teoria e Métodos de Auditoria Ambiental. Introdução à Certificação e Auditoria Ambiental. Tipos de Auditoria Certificação. Normas e Regulamentos elementares para realização de auditoria e perícia ambiental. Auditoria Interna e Auditoria Externa. Diretrizes para auditoria ambiental. Auditoria de sistemas de gestão Ambiental. Programas de Certificação Ambiental. A série ISO 14000. Sistema de Gestão Ambiental pela ISSO 14001. Implementação e Acompanhamento do Sistema de Gestão Ambiental a partir de um enfoque sistêmico. Medidas de desempenho e análise de processos. Problemas e Desafios para a certificação ambiental. Análise e Estudo de Casos.

    6 - POLÍTICA AMBIENTAL

    Conceitos de Políticas Públicas e a participação da sociedade civil: CONAMA, FNMA. Política pública ambiental: os processos de planejamento e implementação. Atores e Instrumentos de política ambiental. Tecnologias “modernas”, tecnologias “alternativas”, e “novas tecnologias” na política ambiental. A política ambiental no Brasil e a problemática ambiental local e regional. Política Nacional dos Recursos Hídricos e Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

    7 - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Ética e Meio Ambiente. Conceitos de Ética e Moral. Princípios éticos aplicados à temática ambiental. O Conceito de Desenvolvimento. Pensando a Sustentabilidade. Modelos Alternativos de Desenvolvimento. Noções básicas de Desenvolvimento Sustentável. Indicadores da sustentabilidade ambiental. Agenda 21 e Agenda 21 Brasileira. Sustentabilidade e Globalização. Ética e Globalização.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
     
    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
    :

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com desenvolvimento sustentável

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |