Pós-graduação em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação 

    Reconhecido pelo MEC
    Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.

    Aulas transformadoras
    Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.

    Conteúdo 100% online
    Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado Especialista
    Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Innovadora
    Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira
    Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem privilégio de alguns. O curso de Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação visa melhorar o desempenho individual como gerentes e líderes educacionais, aumentar a eficácia e a eficiência das organizações educativas. Atualizar habilidades em relacionamento interpessoal, liderança e formação de equipes, planejamento estratégico e tomada de decisões, necessárias para um gerenciamento eficaz. Fornecer uma compreensão dos conceitos básicos de gerenciamento e suas aplicações em um ambiente educacional.

    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?

    • 1 Legislação Educacional e Políticas Públicas  

    CARGA HORÁRIA: 120h

    Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE.

    • 2 Gestão Financeira e Gestão de Processos Administrativos  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb).

    • 3 Teoria da Administração Escolar  

    CARGA HORÁRIA: 120h

    Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática.

    • 4 Gestão de Pessoas e Processos  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Gestão de Recursos Humanos na Escola; Aplicações Iniciais da Prática de Gestão de Recursos Humanos Educacional; Desafios na Gestão de Recursos Humanos; Gestão por Competências; Avaliação por Competências; Indicativos e Pressupostos; O Desafio na Educação Contemporânea; O Papel do Trabalho Escolar no Desenvolvimento do Pensamento dos Estudantes; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem.

    • 5 Proposta Pedagógica e Concepções em Educação  

    CARGA HORÁRIA: 120h

    As Concepções Educacionais e seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos x Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor como Líder.

    • 6 Planejamento Estratégico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Estudo dos Conceitos, Princípios, Partes e Tipos de Planejamento; Planejamento Estratégico do Setor da Educação; Planejamento Estratégico como Ferramenta para o Desenvolvimento das IES (Instituições de Ensino Superior); Plano Estratégico de Transformação Escolar (PETE); Ponderação sobre o Diagnóstico Estratégico na Escola; Conceitos e Aplicações sobre o Diagnóstico; Princípios do Diagnóstico Pedagógico como Forma de Planejamento Estratégico para Atender às Necessidades dos Alunos; Projetos e Planos de Ação Escolares: Requisitos e Fundamentos; Conceitos de Projetos e Planos de Ações; Implementação do Planejamento.

    • 7 Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem  

    CARGA HORÁRIA: 120h

    Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.

    • 8 Gestão Pedagógica e Avaliação  

    CARGA HORÁRIA: 120h

    Gestão Pedagógica; Gestão do Currículo; Tipos de Gestão; Gestão Pedagógica (Parte II) e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; Tipos de Gestão Pedagógica; Avaliação: Introdução; Tipos de Avaliação.

    • 9 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

    • 10 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 1000h

Outro curso relacionado com administração educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |