Pós-graduação em Gestão Pública

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Pública - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gestão Pública

    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Campus: Niterói
    Inscrições abertas


     Objetivo

    Possibilitar aos participantes uma visão estratégica da gestão pública, estimulando-lhes o desenvolvimento da capacidade de reflexão e crítica, com vistas a torná-los agentes de mudanças no âmbito de suas organizações.
     
    Disciplinas

    1 - ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    Política pública como função do Estado. Papel das políticas públicas como propulsoras ou inibidoras do avanço tecnológico e social. Formulação e análise de políticas públicas. Jogo de política econômica. Políticas públicas setoriais.

    2 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DA MUDANÇA

    Possibilidades e limites da ação de indivíduos e grupos na vida organizacional. Cultura organizacional. Motivação, liderança, poder. Conflito. Negociação. Processos de Mudança. Novas formas de arquitetura organizacional. Modelagem organizacional no setor público-terceirização, parcerias, concessões, unidades de negócios. Empresas-redes. Empresas-satélites. Identificação de macroprocessos e áreas funcionais. Modelagem de processos com foco no usuário-cliente. Processo decisório. Variáveis que influenciam a tomada de decisão. Papel do decisor. Uso da tecnologia da informação como suporte às decisões. Acesso a dados e organização. Processos, fluxos e racionalização de dados.

    3 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

    Administração de recursos humanos num contexto de mudanças. Papel estratégico de RH na sociedade da informação. Gerenciamento de RH com foco em resultados. Relação entre o planejamento estratégico e políticas de RH. Planejamento de RH. Sistema de gestão de RH. Relação entre a área de RH e a gerência-os consultores internos. Plano estratégico de RH.

    4 - GESTÃO E ORÇAMENTO PÚBLICO

    Planejamento no setor público- retrospectiva. Modelo tradicional. Perspectivas para a nova função de planejamento. Pontos para investigação no contexto brasileiro. Planejamento e controle na dinâmica das organizações modernas. Desempenho, avaliação e controle no setor público. Orçamento público: a perspectiva multifacetada, as dimensões econômicas e políticas, a busca da inovação e a experiência internacional. A dinâmica orçamentária das organizações governamentais. O orçamento como instrumento de gestão.

    5 - GESTÃO PÚBLICA

    Evolução das funções de Governo e crescimento do setor público. Bens públicos X bens privados. Classificação e estrutura das despesas públicas. Financiamento dos gastos públicos. Déficit e dívida pública. Política fiscal. Federalismo fiscal. Custo de financiamento de bens públicos. Breve histórico do constitucionalismo brasileiro. Direito Administrativo-evolução conceito e abrangência em um Estado Democrático de Direito. Administração pública e atividade administrativa. Características e objeto da atividade administrativa. Ato e contrato administrativo. Licitação. Prestação de serviços públicos e ação reguladora do Estado.

    6 - GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Partidos políticos, sindicatos, associações de classe. Estado Governo e Administração Pública. Novo pacto federativo e papel do Estado. Funções e papéis do Estado. Estrutura governamental. Sistema de gestão governamental. Competências, relações intergovernamentais. Governança X governabilidade. Reforma do Estado e Reforma Administrativa. Estratégias de reformas.

    7 - MARKETING DE SERVIÇOS PÚBLICOS

    Visão estratégica de marketing. Natureza do marketing de serviços. Marketing público, de serviços e de relacionamento. Segmentação do mercado de serviço. Posicionamento e diferenciação dos serviços. Mix do marketing de serviços. Planejamento do marketing de serviços. Foco no cliente em uma organização de serviços - o cliente interno e o externo.

    8 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    9 - PAPEL DO ESTADO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Estatização, privatização e desregulamentação administrativa. Autonomia e controle no setor público. Contratos de gestão. Concessões de serviços públicos. Organizações sociais. Agências executivas. Questões tecnológicas. Aspectos internacionais da administração pública. Evolução das políticas sociais. Mecanismos de gestão e de financiamento do aparelho institucional de formulação e implementação das políticas sociais. Terceiro Setor. Ações conjuntas do Estado e sociedade. Tendências e impasses. Gestão social.

    10 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS

    Cenários. Planejamento estratégico e gestão estratégica. Formulação de vantagens competitivas. Parcerias internas e externas. Planejamento estratégico participativo-a voz do cidadão. Racionalidade econômico-social dos projetos públicos: as óticas privada e pública. Alocação dos recursos governamentais. Avaliação social de projetos. Formulação da função/objetivo e mensuração de benefícios e custos. Função/objetivo como indicadora de sucesso de um projeto. Métodos utilizados na mensuração da eficácia de um projeto. Preferência social no tempo. Avaliação quantitativa de projetos.

    11 - POLÍTICA BRASILEIRA

    Sistema político brasileiro, sua história econômica e social, sua inserção geopolítica, seu sistema jurídico-administrativo. Elementos norteadores do sistema político brasileiro.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO
    .

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
    :

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com gestão pública

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |