Pós-Graduação em Interdisciplinaridade: Teoria e Aplicabilidade Metodológica

Solicite informação sem compromisso Univille - Universidade da Região de Joinville

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Pós-Graduação em Interdisciplinaridade: Teoria e Aplicabilidade Metodológica

  • Modalidade
    O curso é em sua totalidade presencial.
  • Duração
    A duração da Especialização em Interdisciplinaridade é de 360 horas.
  • Certificado oficial
    Após o curso o aluno recebe o título de Especialização.
  • Considerações
    Durante as aulas, o profissional docente estuda o desenvolvimento de técnicas e aplicações de métodos para melhor desempenho na área de ensino. O objetivo do curso é formar profissionais poli-competentes na área da educação, a fim de estimular novas possibilidades de melhorias no campo da educação e aprendizagem.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a professores do ensino básico, médio e superior e para profissionais graduados de diversas áreas com interesse em docência.
  • Área de atuação
    O profissional pode atuar em diversas áreas da educação como escolas públicas ou particulares de diferentes níveis: básicos, médios ou superiores, dependendo de sua formação e interesse.

Comentários sobre Pós-Graduação em Interdisciplinaridade: Teoria e Aplicabilidade Metodológica - Presencial - Joinville - Santa Catarina

  • Objectivos
    Apreender os fundamentos da Interdisciplinaridade como ciência e visão da realidade para construir conhecimento.
  • Dirigido a
    Professores vinculados a Instituição de Ensino Básico, Médio e Superior e Profissionais de nível superior de diferentes áreas.
  • Titulação
    Especialista em Interdisciplinaridade: Teoria e Aplicabilidade Metodológica.
  • Conteúdo
    Curso de Pós-Graduação em Interdisciplinaridade: Teoria e Aplicabilidade Metodológica - Especialização com 360 h e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de Artigo Científico ou Monografia, conforme Resolução 107/2008 CEE/SC, 1/07-CNE/CES e 08/10- CEPE/UNIVILLE.

    Unidade, dias e valor mensal:

    Joinville: sextas - feiras e sábados ( R$ 270,00 )


    Desenvolvimento de Pessoas e o Conhecimento  Interdisciplinar – 30 h
    Ementa
    O indivíduo e as equipes de trabalho; Como funcionam as equipes; O ciclo de vida – interações e fases nos processos de desenvolvimento das equipes; Modalidade dos Processos Decisórios; Modalidades dos Processos Emocionais das Equipes;Processo de comunicação nas relações interpessoais; Defensividades nas Organizações -  Competência dos Gestores; Conflitos – diagnóstico, classificação, natureza, causas; O papel do Gestor na administração dos conflitos; Do planejamento à implementação das equipes.


    O Pensamento Complexo – 30 h
    Ementa
    Noções básicas sobre o Pensamento Complexo. Discussões sobre os novos caminhos do conhecimento humano na pós-modernidade. Relações entre ética, política, ciência e biologia.


    Conhecimento Disciplinar, Multdisciplinar, Pluridisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar – 30 h
    Ementa
    Ciência e Método. As diversas Abordagens. O domínio da interdisciplinar. As convergências metodológicas. Situação epistemológica das ciências. O ideal de unidade.


    Filosofia Moderna e Contemporânea – 30 h
    Ementa
    A filosofia como significado e fundamentação teórica e crítica do conhecimento e da prática. Estudo da Filosofia evidenciando sua dimensão reflexiva, crítica, radical e de conjunto. A visão de mundo moderna e seus alicerces. A autocrítica do pensamento moderno. A crise da ciência moderna. O pensamento pós-moderno. A hipermodernidade.


    Fundamentos Antropológicos da Educação – 30 h
    Ementa
    A relação entre antropologia e educação. O processo de aprendizagem e a cultura nas sociedades humanas. Educação, diversidade cultural e mudanças culturais.


    A Construção da Visão da Realidade – 30 h
    Ementa
    Mudança e inovação no mundo contemporâneo. Teorias e modelos de mudança organizacional. Processos e velocidade da mudança. Gerenciando a mudança.


    A Interdisciplinaridade como Sistema de Qualidade – 30 h
    Ementa
    Teoria Geral dos Sistemas. Conceitos básicos de qualidade. A concepção moderna de qualidade. A gestão da qualidade e da qualidade total. Gestão da qualidade no processo. Planejamento da qualidade total. A gestão da qualidade na área de prestação de serviços. Os modelos da qualidade ïn-line, off-line e on-line. Economia da qualidade.

     Metodologia e Prática de Pesquisa Interdisciplinar – 45 h
     Ementa
    Senso comum e ciência. Ciência e ideologia. A produção do conhecimento. Teoria e a pesquisa. Partes de um projeto de pesquisa. Elaboração de um projeto de pesquisa. Apresentação de um projeto e pesquisa. Projeto Interdisciplinar.

    Metodologia de Avaliação de Competências – 30 h
    Ementa
    Avaliação de desempenho. Fatores de avaliação. Requisitos de desempenho. Implantação de um modelo de avaliação. Negociação de desempenho. Análise da capacitação profissional. Acompanhamento do desempenho.Conseqüências da avaliação de desempenho. Inovação em RH. Modelos multicritérios de Avaliação.


    Seminários Avançados – 30 h
    Ementa
    Os seminários avançados serão oferecidos em forma de palestras com discussão, de modo a contemplar as expectativas geradas durante o curso, por turma. Desta forma, só serão especificados a partir da Segunda metade do curso.

    Metodologia do Ensino Superior – 45 h
    Ementa:
    Os desafios da educação contemporânea; O ensino superior e seus objetivos; Relação Professor-aluno As competências do professor do ensino superior; Lógica Formal, Lógica Dialética e Aprendizagem; Da andragogia para a aprendizagem dos adultos; A Metodologia da Problematização, Recensão Crítica e Seminário Interdisciplinar; Planejamento do ensino; Seminário Interdisciplinar e oficinas.

Outro curso relacionado com metodologia e didática do ensino

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |