Pós-Graduação em Medicina Intensiva

Solicite informação sem compromisso Fac Redentor - Faculdade Redentor

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Medicina Intensiva

  • Modalidade
    As aulas da pós-graduação em Medicina Intensiva ocorrem presencialmente na instituição.
  • Duração
    Informação indisponível.
  • Certificado oficial
    O diploma da pós-graduação em Medicina Intensiva é entregue ao aluno que for aprovado no fim do curso.
  • Considerações
    O curso faz com que o médico possa reconhecer e resolver as questões de pacientes gravemente doentes, entre outros aspectos. A Faculdade Redentor tem perfil no Twitter para se comunicar com seus alunos.
  • Dirigido a
    A pós-graduação é dirigida a profissionais da medicina que exerçam terapias intensivas.
  • Área de atuação
    Os profissionais formados pela pós poderão trabalhar em hospitais, clínicas especializadas ou com atendimento particular.

Comentários sobre Pós-Graduação em Medicina Intensiva - Presencial - Itaperuna - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    O curso, organizado nos termos da Resolução CES no 01 de 08 de Junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação, tem como objetivos:" Promover atividades científicas e propiciar o aperfeiçoamento em Terapia Intensiva. " Capacitar ao médico a identificar e solucionar os problemas do paciente gravemente enfermo. " Desenvolver no médico, em seus aspectos conceituais e práticos, a liderança necessária para o trabalho em equipe, próprios da multiprofissionalidade e transdisciplinaridade assistencial do paciente grave. " Fomentar o conhecimento e a prática dos preceitos éticos e humanitários da Medicina Intensiva. " Desenvolver um espírito profissional observador e crítico capaz de desenvolver estudos de realidade, pesquisa e educação continuada em Medicina Intensiva, bem como formar novos intensivistas. " Formar profissionais capazes de liderar projetos associativos identificados com as necessidades sociais da comunidade onde se insere.
  • Dirigido a
    Médicos que atuem na área de Terapia Intensiva.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Medicina Intensiva
  • Conteúdo
    Disciplinas:
    Epidemiologia Clínica. Metodologia Científica. Bioestatística
    Ementa: Fundamentos da epidemiologia, da pesquisa e de seus métodos. Bioestatística para médicos. Como montar e programar uma monografia e um artigo para publicação.
    A Especialidade Medicina Intensiva. Avaliação clínica do paciente gravemente enfermo.
    Via Aérea e Reanimação Cardiopulmonar e Cerebral. 1o dia: Ementa: A Especialidade Medicina Intensiva. A AMIB. Semiologia, semiotécnica, imagenologia e rotina laboratorial. Estabelecimento de relações entre a estrutura alterada e a resposta clínica observada no paciente em terapia intensiva. Escores de avaliação de prognóstico. A Prescrição do paciente grave. Protocolos. Critérios de internação e alta na UTI. O Prontuário médico. Febre no paciente grave. Métodos de imagem no paciente crítico. 2o Dia: Ementa: Anatomia e Fisiologia da Via Aérea. Indicações de acesso à via aérea. Intubação Traqueal : avaliação clínica, preparo do material, metodologia. Via aérea difícil e abordagens alternativas. Traqueostomia: indicações, técnica e complicações. Traqueostomia percutânea. Demonstração prática. Reanimação cardiopulmonar e cerebral: conceito, epidemiologia, algoritmo universal: ABCD primário e secundário, fármacos utilizados, algoritmo universal. Módulo prático.
    Equilíbrio Hidro-Eletrolítico e Distúrbios Metabólicos. Alterações Endócrinas. Nefrointensivismo.
    1o dia: Ementa: Acidose e alcalose. Distúrbios hidro-eletrolíticos. Anion-gap. Crise tireotóxica. Emergências Diabéticas. Coma mixedematoso; Insuficiência adrenal aguda; Rabdomiólise; Diabetes insipidus; Síndrome da secreção inapropriada do ADH. 2o dia. Ementa: Insuficiência renal aguda: epidemiologia, fisiopatologia, prevenção e tratamento, métodos dialíticos, demonstração prática.
    Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica I.
    Ementa: Epidemiologia da insuficiência respiratória e ventilação mecânica. Fisiopatologia e Diagnóstico das patologias obstrutivas, restritivas e da insuficiência respiratória. Monitorização Respiratória: mecânica e troca gasosa. Repercussões Hemodinâmicas e Ventilatórias da Ventilação Mecânica. Modos de suporte ventilatório invasivos e não-invasivos. Como iniciar a ventilação mecânica. Situações especiais: Asma brônquica aguda; Embolia pulmonar; DPOC agudizado. Imagem. Demonstração Prática I.
    Ventilação Mecânica II.
    Ementa: Injúria Pulmonar Aguda e Síndrome da Angústia Respiratória Aguda; Broncoaspiração; Hipoventilação controlada e hipercapnia permissiva; Óxido Nítrico; Edema pulmonar cardiogênico e não cardiogênico. Modos ventilatórios Especiais. Pneumonia Associada à Ventilação; Desmame do suporte ventilatório. Ventilaçào mecânica prolongada e ventilação mecânica domiciliar. Demonstração prática II. Intoxicações Exógenas e Acidentes por Animais Peçonhentos, Agentes Físicos e Químicos. Analgesia, Sedação e Bloqueio Neuro-Muscular em UTI. 1o dia. Ementa: Exame clínico do paciente. Intoxicações exógenas mais comuns (diagnóstico e avaliação), condutas gerais e para envenenamentos específicos, como narcóticos, simpaticomiméticos, cocaína, anti-depressivos tricíclicos, anti-hipertensivos, a cetoaminofeno, digoxina, salicilatos, aminofilina, metanol, etilenoglicol, cogumelos, organofosforados e organofluorados, etc; Acidentes com serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, taturanas, peixes, sapos e lacraias; Hipotermia e hipertermia, acidentes com raios, quase-afogamento. 2o dia: Ementa: anatomia, farmacologia e fisiologia da noscicepção. Analgesia sistêmica. Situações especiais de analgesia. Indicações de analgesia, sedação e bloqueio neuromuscular. Avaliação da sedação, da analgesia e do bloqueio neuromuscular. Junção neuromuscular. Monitorização do bloqueio neuromuscular. Drogas, vias, esquemas posológicos. Complicações Disfunções Hematológicas e Coagulapatias.
    Terapia Intensiva do Aparelho Digestivo.
    Ementa: Fisiologia e alterações da coagulação. Coagulação intravascular disseminada; Fibrinólise; coagulopatia de consumo; Trombólise e anticoagulação. Uso de hemoderivados e substitutos do plasma. Ementa: O tubo gastrintestinal no Paciente Grave. Infarto Êntero-Mesentérico. Hemorragia digestiva alta e baixa. Diagnóstico e terapêutica. Insuficiência hepática; Coma Hepático; Colangite aguda. Pancreatite aguda grave. Pós- operatório de cirurgia abdominal.Pós-operatório de transplante hepático. Cardiointensivismo Ementa: Anatomia e Fisiologia do coração. Dor torácica. Síndromes coronarianas agudas. Epidemiologia, reconhecimento pré-hospitalar. Tratamento. Arritmias cardíacas. Pós-operatório de cirurgia cardíaca. Insuficiência cardíaca. Crise Hipertensiva. Embolia Pulmonar. Métodos diagnósticos. Marcapasso. Indicação, procedimento e monitorização.
    Choque e Monitorização Hemodinâmica - Curso HEMODINÂMICA da AMIB
    Ementa: O Curso de Hemodinâmica tem como objetivos propiciar ao intensivista, através de um programa de imersão com duração de 16 horas-aula, uma ampla informação sobre os principais técnicas de monitorização hemodinâmnica, tanto através de abordagens teóricas como estações práticas.
    O programa consiste nas seguintes aulas teóricas:
    Ementa: 1. Anatomia e Fisiologia Cardiovascular aplicadas; 2. Interações Coração-Pulmão; 3. Perfusão Tecidual e seus Marcadores; 4. Indicações e Técnica para Cateterização da Artéria Pulmonar; 5. Interpretação dos Dados Hemodinâmicos e Metabólicos; 6. Monitorização Hemodinâmica Avançada; 7. Monitorização Hemodinâmica em Situações Especiais; 8. Reposição Volêmica; 9. Drogas Vasoativas; 10. Choque Cardiogênico; 11. Choque Séptico; 12. Cateterização da Artéria Pulmonar: Controvérsias
    São ministradas estações com prática abrangendo os seguintes tópicos:
    Ementa:1. Circuitos e Cateteres; 2. Acessos Vasculares para Monitorização; 3. Curvas de Pressão e Determinação Intermitente do DC; 4. DC Contínuo, VDFVD, SvO2, NICO; 5. Discussão de Caso Clínico: Sepse; 6. Discussão de Caso Clínico: Politrauma e SARA O Curso de Hemodinâmica oferece, dentro de suas estações práticas, treinamento da técnica de cateterização da artéria pulmonar em manequins com o auxílio de simuladores. Isto permite que o aluno que ainda não esteja familiarizado com o procedimento, possa dar início a sua experiência, contando com o auxílio de instrutores. Infecção e Sepse Ementa: Infecções comunitárias graves, comunitárias modificadas e hospitalares. Infecções relacionadas a cateteres. SIRS e Sepse: mecanismos fisiopatológicos, monitorização e tratamento. Disfunção de múltiplos órgãos e sistemas; SOFA. Antibioticoterapia. Endocardite Bacteriana. Meningites; Infecção em pacientes imunodeprimidos; Tétano, malária e leptospirose; Colite pseudomembranosa; Translocação Bacteriana; Descontaminação seletiva. Medicina hiperbárica (OHB). CCIH. Terapia Intensiva Cirúrgica e Trauma Ementa: Avaliação do Risco Cirúrgico; Alterações Neuro-endócrinas no Per e no Pós-operatório e no Trauma. Conduta inicial no traumatizado de tórax, abdomen e raquimedular. Pós-operatório do paciente com transplante de órgãos e grandes cirurgias: cirurgia abdominal, torácica, cardíaca, de aneurisma de aorta abdominal, de transplantado de fígado, de transplante pulmonar, de transplante renal, de transplante cardíaco. Cirurgia no paciente oncológico; Abdome agudo clínico e cirúrgico; Sepse abdominal: diagnóstico e conduta. O paciente grande queimado. Síndrome compartimental. Embolia pulmonar. Embolia gordurosa.
    Neurointensivismo - Curso CITIN da AMIB
    Ementa:O curso de Terapia Intensiva Neurológica (CITIN) tem como missão protocolar rotinas e difundir o ensino básico em terapia intensiva neurológica para facilitar o diagnóstico, manuseio, monitorização e tratamento do paciente neurocrítico nas diversas situações contemplando melhor prognóstico e prevenção da lesão secundária. O CITIN tem uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas abordando conceitos, condutas, procedimentos, propedêutica e manuseios. Tem como principais objetivos: 1. Identificar os principais e mais freqüentes diagnósticos de internação de pacientes neurocríticos, discutindo condutas e cuidados essenciais na prevenção da lesão secundária com o tratamento neurológico e clínico da fase aguda. 2. Caracterizar os quadros de urgências e emergências neurológicas e estabelecer o tratamento adequado para determinar melhor prognóstico destas patologias. 3. Definir e conceituar os principais mecanismos fisiopatológicos que são fundamentais na determinação da gravidade dos pacientes e na qualidade da recuperação. 4. Conhecer as intercorrências neurológicas mais freqüentes ou usuais dos pacientes primariamente não neurológicos e estabelecer a fundamental importância, facilidade e praticidade da monitorização do paciente neurocrítico. 5. Avaliar e demonstrar os principais métodos diagnósticos e recursos terapêuticos utilizados na atualidade salientando a importância da Medicina Baseada em evidências na determinação de condutas, protocolos e pesquisas.
    Terapia Nutricional no Paciente Grave - Curso TENUTI da AMIB
    Ementa:A TENUTI - Terapia Nutricional em UTI surgiu da necessidade de qualificação e desenvolvimento da Terapia Nutricional no paciente grave de UTI. Foi idealizado em 1999 pelo então presidente da AMIB, Dr. Cid Marcos David e desenvolvido por um "Board" multiprofissional de especialistas com notório conhecimento do assunto. O curso tem as características de um curso de imersão. Com duração de 2 dias, visa, através de uma programação que inclui aulas teóricas, discussões de casos e aulas práticas, ambas interativas, trazer o conhecimento teórico e prático, a atualização, e a organização de conceitos em Terapia Nutricional voltada unicamente para o doente de UTI. O conteúdo contempla a Nutrição do Paciente Grave adulto e pediátrico, e, se desenvolve par e passo, simulando a seqüência de eventos normalmente seguida no atendimento nutricional do paciente internado em Unidades de Terapia Intensiva. Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal Ementa: :Escores prognósticos - Ressuscitação cardiopulmonar - Suporte hemodinâmico - Equilíbrio hidro-eletrolítico - Suporte nutricional: enteral e parenteral - Ventilação mecânica convencional: características fisiopatológicas, indicações, monitorização, modos de ventilação mais utilizados, desmame - Uso de surfactante e de óxido nítrico - Sedação, analgesia e bloqueio neuro-muscular - Pos-operatório. Terapia Intensiva na Gravidez Ementa: Fisiologia cardiovascular e respiratória da paciente grávida. Eclampsia e pré-eclãmpsia; HELLP Síndrome; Infecção pós-parto; sepse puerperal; Endomiometrites sépticas.
    Ética e Bioética em Terapia Intensiva - Curso HUMANIZAÇÃO da AMIB
    Ementa:O curso de humanização tem por objetivo principal instrumentalizar os profissionais da área saúde acerca da atuação junto ao paciente crítico, sua família e equipe. Os desafios do momento consistem em dar maior nitidez ao conceito de humanização e levar para dentro das instituições as condições necessárias para a construção desta consciência e desta responsabilidade. Para isto, o curso propõe discutir temas atuais abordados por profissionais experientes, entre eles: o Humanização (conceito, objetivo e filosofia) o Ambiente físico: ergonomia o Aspectos sensoriais: Sobrecarga sensorial /Privação sensorial o Tratamento Fútil o Tecnologia e Humanização o Aspectos Éticos e Bioéticos da Terminalidade o Captação e Doação de Órgãos o Comunicação em U.T.I. o Questões bioéticas e legais na limitação do esforço terapêutico em Unidades de Terapia Intensiva O curso se propõe nas estações práticas: Cenários com o paciente, a família e a equipe o Estudo de Casos clínicos o Projeção de filme o Dinâmica o Desenvolvimento de projeto de atuação em Humanização
    Administração e Gerenciamento em Terapia Intensiva.
    Ementa: Indicadores de qualidade e Normas mínimas para funcionamento de UTI's; Aspectos organizacionais e administrativos de cuidados intensivos; Legislação sanitária; Pagamentos e convênios; Qualidade em MI; Indicadores hospitalares e de gestão; Comissões hospitalares de apoios; gerenciamento de custos em UTI; Controladoria hospitalar

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (2)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (4)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Esta pós-graduação está em andamento e conta com excelente programa e professores até o momento.

Cezar Gonsalles

Pós-Graduação em Medicina Intensiva - Junio 2011

Últimas visitas ao curso

"Estou cursando o quinto ano da faculdade de medicina e gostaria de saber se já posso iniciar a pós-graduação em medicina intensiva ou se é necessário, primeiramente, concluir a graduação. Gostaria, também, de saber as datas de início do curso. "

Conrado para Pós-Graduação em Medicina Intensiva

Rio de Janeiro

"Gostaria de solicitar informações sobre esta pós-graduação em cardiologia, nomeadamente, se aceitam inscrição de médicos internos portugueses da especialidade de medicina interna, assim como duração do curso, período, programa curricular, preço, etc. "

Ana para Pós-Graduação em Medicina Intensiva

São Paulo

"Gostaria de informacoes a respeito do curso de medicina intensiva a ser ministrado em Teresina, bem como valores e parcelamento em quantas parcelas. "

Glausto para Pós-Graduação em Medicina Intensiva

Piauí

"Gostaria de saber sobre a pós graduação em terapia intensiva; módulos, carga horária, investimento, local de realização, duração, reconhecimento pelo MEC, próxima turma. "

Carlos para Pós-Graduação em Medicina Intensiva

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com medicina

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |