Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

Solicite informação sem compromisso Univille - Universidade da Região de Joinville

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

  • Modalidade
    O curso é ministrado presencialmente.
  • Duração
    A duração da Pós-Graduação é de 432 horas/aula.
  • Certificado oficial
    Ao término do curso e apresentação do trabalho de conclusão o aluno receberá o título de Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental.
  • Considerações
    Atualmente, com a grande preocupação mundial pela conservação do meio ambiente interligado as empresas corporativas, o mercado busca de forma incisiva profissionais da área ambiental. O objetivo do curso é formar profissionais realmente capacitados para suprir essa necessidade de forma qualificada e capacitada com conhecimentos da relação entre mercado e natureza, tecnologias ambientais, leis e educação ambiental. Com isso, o profissional é capaz de contribuir para o desenvolvimento tecnológico, conscientização para o uso adequado dos recursos ambientais naturais, além de utilizar as técnicas e conhecimentos das novas tecnologias, a fim de melhorar o planejamento e gestão no setor ambiental.
  • Dirigido a
    O público-alvo do curso são profissionais como Engenheiros, Biólogos, Geógrafos, Arquitetos, Advogados ou todos os profissionais com formação superior que possuem interesse em atuar na área de gestão ambiental.
  • Área de atuação
    Alguma empresas que contratam profissionais dessa área são: Sabesp, Petrobrás, AmBev, Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A., Cemig, Votorantim e Suzano Papel e Celulose.

Comentários sobre Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental - Presencial - Joinville - Santa Catarina

  • Objectivos
    Proporcionar ao aluno conhecimentos de Planejamento e Gestão Ambiental e suas ferramentas, a fim de capacitá-lo a participar e liderar equipes de planejamento e implantação de Sistemas de gestão ambiental.
  • Dirigido a
    Profissionais que atuam na área ou setores de meio ambiente tanto em empresas públicas quanto privadas, mais precisamente: Engenheiros, Biólogos, Químicos, Geógrafos, Arquitetos, Administradores, Economistas, Advogados e áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental.
  • Conteúdo
    Curso de Pós-Graduação em  Planejamento e Gestão Ambiental - Especialização com 432 h/a e a elaboração do trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo científico, conforme Resolução 107/2008 CEE/SC, 1/07-CNE/CES e 08/10- CEPE/UNIVILLE.

    Unidade, dias, valor mensal:

    Joinville: terças e quintas - feiras ( R$ 445,00 ).


    METODOLOGIA DA PESQUISA – 32h/a (oferecida na modalidade à distância)
    Ementa:
    Métodos e Técnicas para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa. Organização metodológica da monografia. Normas. Metodologia para elaboração de textos científicos.

     

    Modelos de Gestão Ambiental  – 32h/a

    Ementa: Histórico da gestão ambiental , ferramentas de Gestão Ambiental, modelos de gestão ambiental: Gerenciamento ecológico, Gerenciamento de desenvolvimento ecológico, série ISO 14000.

     

    Auditoria Ambiental – 32h/a
    Ementa:
    Auditoria Ambiental, Aplicação de Sistema de Gestão Integrada, Ordenação de procedimentos de Gestão.

     

    Gestão de Resíduos Sólidos – 32h/a
    Ementa:
    Resíduos sólidos: conceitos, fontes, características e impactos; Gestão de resíduos urbanos; gestão de resíduos industriais; gestão de resíduos de serviço de saúde.

      

    Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos - 32h/a
    Ementa:
    Água: distribuição no plano, importância como matéria prima, ciclo hidrológico, balanço hídrico. Recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Avaliação da disponibilidade e demanda por recursos hídricos. Gestão dos recursos hídricos no Brasil.

     

    Controle de Poluição Atmosférica – 32h/a
    Ementa:
    Composição e estrutura da atmosfera. Classificação dos poluentes. Fontes e efeitos da poluição atmosférica. Padrões de qualidade. Meteorologia, transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Monitoramento da qualidade do ar. Processos e equipamentos de controle da poluição atmosférica. Administração e conservação de recursos do ar.

     

    Controle de Poluição das Águas - 32h/a

    Ementa: Características da água; Parâmetros da qualidade da água; Impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores; Sistema de tratamento de águas residuárias.

     

    Legislação Ambiental – 32h/a
    Ementa:
    Evolução do direito ambiental. História. Legislação ambiental. Legislação básica: federal, estadual, municipal – trâmite e práticas legais. Interpretação e aplicação da norma ambiental. Estudo de casos e jurisprudência.

     

    Avaliação de Impactos Ambientais – 32h/a 

    Ementa: Atores. Cenários. Objetivos. Critérios. Procedimentos clássicos empregados na avaliação de impactos ambientais: checklist, matrizes causa-efeito, mapas de caracterização. Instrumentos monocriteriais x multicriteriais.

     

    Sistemas de Informações Geográficas – 40h/a
    Ementa:
    Noções de teoria de sistemas de informações e aplicações de Sistemas de Informações Geográficas (SIG).  Tecnologias relacionadas com sistemas de informações espaciais. Tipos de representação gráfica, estruturas e modelos de dados espaciais. Aquisição e análise de dados espaciais e processamento de informações espaciais. Sistemas aplicativos e tratamento de dados e informações espaciais. Análise espacial aplicada ao estudo do meio físico.


    Educação Ambiental – 32h/a
    Ementa:
    Relação homem – natureza. Recursos Naturais. Ambientes naturais e construídos. Questões ambientais contemporâneas e locais. Histórico e evolução da Educação Ambiental. Educação ambiental como elemento de gestão ambiental. Educação ambiental como promotora da participação social. Estratégias de Educação  ambiental.


    Interpretação de dados ambientais – 32h/a
    Ementa:
    Introdução à estatística, estatística descritiva, estatística inferencial.  Testes paramétricos e não paramétricos.

     

    Economia do Meio Ambiente – 40h/a
    Ementa:
    Definição do campo de estudo da economia do meio ambiente. Conceituação e a classificação dos recursos ambientais. Avaliação Monetária do Meio Ambiente. Valor Econômico Total . Métodos e modelos para a mensuração econômica do meio ambiente. Análise de Custo-Benefício. Taxa de Desconto. Risco e Incerteza. Reflexão sobre o crescimento e desenvolvimento sustentável e auto sustentado. Instrumentos econômicos na gestão e na política ambiental.

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |