Pós-graduação em Prescrição Farmacêutica - Especialização Lato Sensu - Online

Solicite informação sem compromisso EUNAPÓS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Prescrição Farmacêutica - Especialização Lato Sensu - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Prescrição Farmacêutica - Especialização Lato Sensu.

    O curso visa aperfeiçoar conhecimentos e habilidades dos profissionais farmacêuticos necessários para as práticas clínicas voltadas para o cuidado integral e interdisciplinar do paciente, contemplando boas práticas de prescrição, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica conforme diretrizes do Conselho Federal de Farmácia.

    Carga horária: 420 horas


    O que vou aprender:

    Aspectos Jurídicos e Legislação Aplicada em Saúde - 40h
    Ementa: Aspectos Jurídicos e Legislação Aplicada em Saúde. Direito à Saúde na Constituição Federal de 1988. Responsabilidade Civil e Penal em Saúde. O Código de Defesa do Consumidor e a prestação de serviços de saúde. Biodireito constitucional.

    Bases Conceituais e Práticas da Prescrição Farmacêutica de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica - 40h
    Ementa: Conduta terapêutica baseada na melhor evidência. Cuidado ao paciente. Atenção centrada no paciente/usuário. Colaboração com os envolvidos no processo de cuidado do paciente. Conhecimentos e informações baseadas na melhor evidência. Tecnologia da informação e comunicação. Documentação do atendimento. Gestão do serviço. Promoção do uso racional. Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes.

    Bases Farmacológicas e Farmacoterapêuticas para a Prescrição Farmacêutica de Medicamentos Analgésicos, Antitérmicos e Anti-inflamatórios - 40h
    Ementa: A disciplina de Bases Farmacológicas e Farmacoterapêuticas para a Prescrição Farmacêutica de Medicamentos Analgésicos, Antitérmicos e Anti-Inflamatórios traz o embasamento necessário para a prescrição farmacêutica dos Aines (anti-inflamatórios não esteroidais), através da farmacoterapêutica dos fármacos.

    Conhecimentos e Evolução Profissional - Reflexões e Práticas - 40h
    Ementa: Reflete sobre os desafios profissionais a partir de atitudes e comportamentos de autonomia e colaboração, bem como informação e conectividade. Apresenta conceitos que embasam o autoconhecimento e a proatividade.

    Farmacocinética Clínica - 40h
    Ementa: A disciplina de Farmacocinética Clínica oferece uma aplicação clínica da Farmacocinética, cálculo de regime posológico e ajuste de dose em pacientes especiais além da monitorização terapêutica.

    Integração Farmacoterapêutica - 40h
    Ementa: A disciplina de Integração Farmacoterapêutica trata da aplicação dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nas ciências farmacológicas básicas, por meio de análises de casos clínicos relacionados aos diferentes sistemas fisiológicos, caracterizando uma interação contínua com conceitos adquiridos. Este módulo apresenta ao aluno a relação entre os mecanismos farmacológicos e a terapêutica nos principais sistemas orgânicos.

    Metodologia da Pesquisa Científica - 40h
    Ementa: A importância da Metodologia Científica na vida acadêmica e passos da construção do conhecimento científico. Como evitar um plágio, utilizando os diferentes tipos de citações bibliográficas e noções básicas de referências bibliográficas, segundo a ABNT. Partes constituintes do Projeto de Pesquisa, enfatizando as suas estruturas, conforme normas da ABNT. Principais tipos de pesquisa trabalhados na pós-graduação.

    Metodologia de Ensino - Espaços Acadêmicos e Corporativos - 40h
    Ementa: Esta disciplina considera a necessidade do conhecimento de todos os contextos onde possa existir o processo ensino-aprendizagem, privilegiando aqueles referentes à educação de adultos, podendo ser acadêmicos ou corporativos. Os conceitos, abordagens e elementos relacionados a esse processo. Também o planejamento e a organização do ensino, bem como o conhecimento de novas concepções metodológicas e o uso da tecnologia no contexto de aprendizagem. E ainda, a indicação das possibilidades de maior capacitação.

    Princípios Básicos da Atenção Farmacêutica e Assistência Farmacêutica, da Farmácia Clínica e da Farmácia Hospitalar - 40h
    Ementa: Introdução à prática da atenção farmacêutica e assistência farmacêutica. Bases filosóficas da atenção farmacêutica. Metodologia ou processo de cuidado (avaliação inicial, plano de cuidado e avaliação de resultados), raciocínio lógico para tomada de decisões em farmacoterapia. Gestão de serviços de atenção farmacêutica e farmácia hospitalar.

    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h
    Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso.

    Avaliação e Certificado.

    O sistema avaliativo é composto por:
    • Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina.
    • Prova Online*: o aluno fará duas provas on-line.
    • Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso.
    • Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um trabalho científico, conforme normas específicas do curso.
    * As questões da prova online são aleatórias.
    * Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação  lato sensu , o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.
    * O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso

    Metodologia.

    Percebendo um ambiente organizacional em constante transformação e um mercado cada vez mais competitivo o curso foi concebido visando a preparação de profissionais especialistas, com conscientização do papel do cidadão no seio da sociedade contemporânea. Na UNAERP, o aluno está em sintonia com uma educação contemporânea, cujos pilares estão baseados em aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto.

    Por esse viés, entende-se como fundamentos metodológicos do curso:
    • Concepção do Aprendizado - caracterizado pela mudança de foco do ensino para a aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador do processo, enquanto o aluno assume um papel ativo, sendo capaz de assumir uma postura reflexiva, repensando a própria prática.
    • Integração entre disciplinas - busca-se no curso a integração entre os conceitos e disciplinas, visando uma aproximação teórica entre os diversos conteúdos abordados.
    • Aprendizagem significativa - por meio das dinâmicas trabalhadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, será buscado que o discente seja capaz de relacionar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que os mesmos tenham condições de assumir uma postura reflexiva frente os desafios oriundos do dia a dia.
    • Desenvolvimento de Atitude Científica - a articulação entre os diversos conteúdos do curso, com a metodologia de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, o aluno será capaz de desenvolver uma postura científica, tendo interesse na descoberta e resolução de problemas.
    • Interdisciplinaridade - será buscado por meio das atividades desenvolvidas uma postura interdisciplinar em que o aluno seja capaz de aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a conhecer. Nesse sentido, os conteúdos, serão trabalhados de forma interdisciplinar, como capazes de promover a relação da vivência do sujeito com os conteúdos abordados em sala de aula.
    • Fundamentos Didático-Pedagógicos - para alcançar todos os requisitos explicitados acima e em vista de garantir uma aprendizagem significativa, capaz de associar teoria e prática, serão considerados os seguintes fundamentos: abordagem pedagógica centrada no aluno; flexibilidade de opções de área de conhecimento e atuação; valorização do ser humano; ênfase na síntese e na multidisciplinaridade; base filosófica com enfoque na competência; vinculação entre teoria e prática; conteúdos trabalhados com dinamismo; avaliação coerente com as habilidades a serem desenvolvidas; abrangência na metodologia de ensino.
    Corpo Docente.

    O corpo docente é composto por:
    • Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
    • Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
    • Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
    • Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
    • Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.
    Instituição/MEC.

    A Universidade de Ribeirão Preto está credenciada, pela Portaria nº 1210, de 12 de dezembro de 2007, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

    Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

    O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

    Documentação.

    1. Realize seu cadastro. 
    2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
    3. Envie os seguintes documentos:
    • Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
    • Cópia autenticada frente e verso do diploma de Graduação .
    • Declaração de Conclusão de Curso .
    • Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação .
    • Cópia autenticada de RG .
    • Cópia autenticada de CPF .
    • Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento .
    • Cópia simples de comprovante de residência .
    • Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .
    Observações:
    • Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
    • A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
    • O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
    • Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.
    Restrições.

    Somente para profissionais farmacêuticos.

    Encontro Presencial.

    Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

    A UNAERP em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório nas principais capitais brasileiras.

Outro curso relacionado com química / farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |