Pós-graduação em Rede de Atenção Psicossocial com Enfoque em Centros de Atenção Psicossocial - A Distância

Solicite informação sem compromisso WPós

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Barbara Borges

Barbara Borges

Pós-graduação em Rede de Atenção Psicossocial com Enfoque em Centros de Atenção Psicossocial

  • Modalidade
    As aulas são onlines, com um encontro presencial no final do curso.
  • Duração
    O total de horas/aula corresponde a 420h.
  • Certificado oficial
    Ao ser aprovado, no final do curso, o aluno receberá um certificado expedido pela WPós.
  • Considerações
    O curso de Pós-Graduação em Rede de Atenção Psicossocial com Enfoque em Centros de Atenção Psicossocial é ministrado pela WPós na modalidade a distância, possuindo um amplo plano de estudos. De modo geral, o curso tem como objetivo contribuir para uma excelente formação que abrange não só o âmbito profissional do aluno, como também fornece ferramentas para sua formação pessoal. Durante as 420 horas de curso, os alunos serão introduzidos no mundo da saúde mental pública, e receberão capacitação para atuar em Rede de Assistência Psicossocial com enfoque em Centros de Atenção Psicossocial.
  • Dirigido a
    Psiquiatras, neurologistas, médicos de outras especialidades, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, profissionais de educação física, bem como outros profissionais de nível superior.
  • Área de atuação
    Ao concluir, o profissional poderá atuar em Centros de Atenção Psicossocial.

Comentários sobre Pós-graduação em Rede de Atenção Psicossocial com Enfoque em Centros de Atenção Psicossocial - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Rede de Atenção Psicossocial com Enfoque em Centros de Atenção Psicossocial.

    Carga Horária: 420 horas

    Público Alvo:

    O curso está voltado para psiquiatras, neurologistas, médicos de outras especialidades, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, profissionais de educação física, bem como outros profissionais de nível superior com interesse ou atuação em Saúde Mental que tenham interesse na especialização em Redes de Atenção Psicossocial com foco em Centros de Atenção Psicossocial.

    O modelo da Rede de Assistência Psicossocial, especialmente através dos Centros de Atenção Psicossocial, é uma resposta à grande demanda de pacientes que requerem apoio e atendimento multiprofissional, assim como seus familiares, e que até então eram estigmatizados por um sistema voltado para a internação de pacientes em unidades psiquiátricas com pouco ou nenhum envolvimento multidisciplinar e que estavam mais voltados para o isolamento social dos pacientes do que para uma proposta de cuidados integrados propriamente dito, permitindo o tratamento ambulatorial e domiciliar.

    As oportunidades para atuação em Centros de Atenção Psicossocial (CAP) são muitas, uma vez que o conceito é o da multidisciplinaridade e há necessidade de expansão dos CAPs em todo o país. Uma das importantes áreas de atuação é voltada para o atendimento de dependentes químicos, o que inclui o alcoolismo.

    O redirecionamento do modelo de assistência em saúde mental foi apresentado através da Portaria do Ministério da Saúde n.º 336/GM de 19 de fevereiro de 2002, estabelecendo diferentes formas de assistência ao paciente conforme o quadro clinico apresentado, bem como define os CAPs em três níveis de acordo com o tamanho da população a ser atendida.

    Objetivo:
    • Capacitar profissionais graduados em diferentes áreas a atuarem como especialistas e consultores em Rede de Assistência Psicossocial com enfoque em Centros de Atenção Psicossocial.
    • Apresentar os principais conceitos e contextualização relativos aos RAPS com vistas a permitir a compreensão e respectiva aplicação aos Centros de Atenção Psicossocial.
    Duração:

    O curso em Rede de Atenção Psicossocial com Enfoque em Centros de Atenção Psicossocial tem duração aproximada de 12 meses.

    Area: Saúde

Outro curso relacionado com psicologia social

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |