Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana

  • Modalidade
    A Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana será dada de forma presencial.
  • Duração
    O aluno pode concluir o curso em 25 meses.
  • Certificado oficial
    Receberão o título de especialista na área.
  • Considerações
    O curso tem como diferencial a realização anual de uma jornada de teoria e prática junguiana, com a participação de professores e alunos do curso. A proposta da Teoria e Prática Junguiana é especializar profissionais no conhecimento da Psicologia, através de reflexões sobre a teoria junguiana, focando o estudo do tema na forma individual.
  • Dirigido a
    Graduados no ensino superior.
  • Área de atuação
    Através desse estudo, o profissional estará capacitado a entender os fundamentos da Teoria e Prática Junguiana, e poderá trabalhar em clínicas ou na academia.

Comentários sobre Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
     Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana.


    Próxima turma:
       

    Dias e Horários:

    Campus Tijuca: Início dia  31 de outubro de 2015    
    Campus Tijuca: Último sábado e domingo do mês, das 8h30min às 17h30min

    Carga horária: 540 horas-aula sem as disciplinas optativas | 710 horas-aula com as disciplinas optativas (Duração: 27 meses)
     

    Objetivos:

    O curso de pós-graduação em Teoria e Prática Junguiana visa preparar profissionais especializados no conhecimento dos fundamentos da Psicologia Analítica, de sua prática e técnicas clínicas. O método educacional baseia-se na proposta de Jung, utilizando as ditas funções e tipos psicológicos, envolvendo a participação do vivencial, das ideias, dos afetos e da intuição. Isto também inclui o processo criativo como recurso pedagógico que é utilizado ao longo do curso junto com a orientação pedagógica junguiana. O curso trata das várias especialidades da psicologia junguiana, o estudo do coletivo e do social, a eduação e organizacional. Sua ênfase é em clínica, discutindo as diferentes formas de entendimento e atuação desta, assim como as variadas formas de se compreender a psicologia junguiana e desenvolvimentos atuais. Este curso originou-se da necessidade de integração do conteúdo teórico, dos fundamentos da psicologia e da prática, de forma vivêncial, oferecendo diversas disciplinas práticas. Os fundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos são estudados, bem como  seus métodos e técnicas.

    Fundado em 2002 pelos psicólogos junguianos Elizabeth C. Cotta Mello e Maddi Damião Jr., membros analistas da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SBPA – RJ, filiada a IAAP em Zurique, e que em seus Doutorados e Pós-doutorados se dedicaram ao estudo dos fundamentos da psicologia junguiana, da relação desta com a arte e a ciência, e esses saberes foram passados e mantidos na identidade do curso.

    Este curso conta com a colaboração de professores com formação como analistas, pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, com longa prática e formação acadêmica reconhecidas. Além destes há colaborados do Museu de Imagens do Inconsciente, professores convidados de fora do estado do Rio de Janeiro e de instituições de formação de analistas reconhecidas internacionalmente.

    O curso oferece a disciplina de supervisão ministrada por psicólogo, a partir da discussão de casos clínicos em diferentes situações. Assim, o aluno que for psicólogo ou médico poderá fazer esta disciplina e realizar atendimentos na clínica social do curso de pós-graduação,realizados na própria universidade. Esta prática é parte do conteúdo didático do curso, assim como a disciplina de supervisão, porém são oferecidas de forma optativa, não sendo obrigatórias para a obtenção do certificado. Estas disciplinas auxiliam na integração do conteúdo teórico e prático, possibilitando o melhor aperfeiçoamento do aluno.Voltado para a prática e a produção de conhecimento, de tal forma que atenda às demandas específicas do mercado de trabalho, possibilitando atuação nas áreas da saúde e educação, como habitar profissionais na área do ensino de psicologia junguiana.

     
    Público-alvo
    :

    Profissionais da área de Psicologia, Medica, Educação e afins.

     
    Inscrição e Informações:

    A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.

    Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.

    Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:

    - Cópia autenticada do diploma de graduação
    - Cópia simples da Identidade
    - Cópia simples do  CPF
    - Cópia simples do  Comprovante de residência
    - Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
    - 1 foto 3x4

    No caso das disciplinas optativas, o aluno deverá participar de processo seletivo mediante inscrição prévia em período a ser informado pelo coordenador. Terão acesso somente alunos formados em Psicologia ou Medicina. Serão cobrados valores à parte correspondendo a carga horaria da disciplina.
     

    Coordenação Geral:
       

    Profa. Priscila Martins

    Formação acadêmica:

    Pós-graduada em Teoria e Prática Junguiana (UVA), Graduada em Psicologia (UVA).

    Experiência profissional:

    Psicóloga Clínica. Docência no curso de pós-graduação em Arteterapia e Processos de Criação (UVA).


     Programa:

    • Teoria Junguiana (90h)
    • Filosofia (40h)
    • Técnica e Prática Clínica (50h)
    • Psicopatologia (40h)
    • Orientação Pedagógica (20h)
    • Mitos, Contos e Fábulas (50h)
    • Oficinas de Práticas (100h)
    • Metodologia de Pesquisa (20h)
    • Discussões Metodológicas (40h)
    • Práticas Junguianas (40h)
    • Epistemologia (30h)
    • Orientação de Monografia (20h)


    Carga horária: 540 horas

    Disciplinas Optativas: somente para psicólogos e médicos*

    • Supervisão (90h)
    • Atendimento Supervisionado (80h)


    Carga horária: 170 horas


    * As disciplinas optativas não estão incluídas na carga horária básica do curso, podendo o aluno fazê-las ou não, sem prejuízo para sua certificação. O estágio supervisionado, assim como a supervisão oferecidos optativamente ao aluno, são disciplinas que podem ser cursadas apenas por psicólogos e médicos, com registro profissional.

     Investimento:

    Campus Tijuca

    Mensalidade:

    27 parcelas de R$ 512,00*


    Política de Incentivo:

    - Ex-alunos formados pela UVA têm 20% de desconto.
    - Professores e funcionários da UVA têm 30% de desconto.
    - Empresas conveniadas com a UVA têm 20% de desconto.
    * Os descontos não são cumulativos e têm validade a partir da 1ª cota.
    ** Serão considerados ex-alunos somente aqueles que tiverem concluído efetivamente algum curso e apresentarem o certificado (original ou cópia autenticada) da Universidade Veiga de Almeida.
    *** Para pagamento à vista o acréscimo de 10% de desconto, com o total do benefício não podendo ultrapassar 30%.


    Docentes:

        Profa. Damáris Vieira Novo

        Formação Acadêmica: Mestre em Administração Pública e de Empresas; Pós-graduada em Psicologia do Trabalho; Pós-graduada em Teorias e Práticas Junguianas (UVA), Especialista em Arte-terapia, Educação e Saúde; especialista em Dinâmica de Grupo e Metodologia Psicodramática pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia.
        Experiência Profissional: Psicóloga e licenciada em Filosofia (UERJ); Experiência profissional em cargos de docência e coordenação no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Docência em cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Psicologia; coordenação e docência no curso de pós-graduação em Arteterapia e Recursos Expressivos na Saúde e na Educação.

        Profa. Priscila Martins

        Formação Acadêmica: Pós-graduada em Teoria e Prática Junguiana (UVA), Graduada em Psicologia (UVA).
        Experiência Profissional: Psicóloga Clínica. Docência no curso de pós-graduação em Arteterapia e Processos de Criação (UVA).

        Profa. Carla Maria D. Portella Bezerra

        Formação Acadêmica: Mestre em Teoria da Personalidade (UFRJ). Analista Junguiana reconhecida pela Association for Analytical Psycology (IAAP), pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA - RJ). Especialista em Terapia de Casal. Graduada em Psicologia.
        Experiência Profissional: Psicóloga Clínica no Município do Rio de Janeiro - NAAD (Núcleo de Atenção ao Alcoolismo e Drogadição).  Psicóloga Clínica. Docência no curso de pós-graduação em Arteterapia e Processos de Criação (UVA). Docência no curso de Psicologia na Faculdade Maria Thereza (FAMATH). EX-Docente dos cursos de psicologia das universidades Unigranrio e Veiga de Almeida e EX- Supervisora do Serviço de Psicologia Aplicada (UVA), da equipe de Psicoterapia Junguiana.

        Profa. Vanda B. Viola

        Profa. Daniela Piveta de Miranda

        Formação Acadêmica: Especialista em Arteterapia na Saúde e Educação; Pós-graduanda em Teoria e Prática Junguiana (UVA); Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação.
        Experiência Profissional: Como atriz trabalha no Teatro de Anônimo no projeto Incubadora de Gêneros Populares; Lecionou na ONG Ação Comunitária do Brasil nas comunidades de Vila do João e Cidade Alta; Trabalhou no Sesc São Gonçalo como oficineira dos projetos “Memórias EnCena”, “Trupe de Voluntários” e “Projeto Arena”. Atua como Arteterapeuta e Multiplicadora do Teatro do Oprimido no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Casa do Largo em Pendotiba - Niterói.

        Profa. Estrella Dalva B. Bohadana

        Profa. Cynthia Lira

        Profa. Glória Lotfi

        Profa. Vanda Santana de Abreu

        Profa. Mariana Protázio Româo

        Profa. Marilia Accyoli

        Prof. Franklin Chang

        Prof. Carlos Bernardi


     Outras informações:

    Faz-se necessária apresentação de currículo para análise e entrevista com o(a) coordenador(a).



     Certificado:

    Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências (Resolução CNE/CES nº 1/07):

        Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).
        Freqüência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.
        Apresentação do trabalho de conclusão do curso.


     Informações adicionais:

        1.    É reservado à Universidade o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
        2.    A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá subsitituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.


     Iniciação Científica:

    A Pesquisa é desenvolvida na UVA dentro de suas áreas de competência, tendo como objetivo a aplicabilidade dos seus resultados. A produção científica é estimulada na busca de investigações e soluções dentro de um espírito de contribuição e transformação de produtos que representam inovação, competitividade e novos conhecimentos científicos em benefício da sociedade.

    A iniciação científica é uma forma de estimular, em todos os cursos de graduação, as potenciais carreiras acadêmicas e científicas de seus alunos.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de obter informações sobre o curso de Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana. Eu tenho interesse em fazer o curso. Nos gostaria de saber o procedimento de seleção, requisitos, mensalidade, tempo de duração e horários. "

Arilza para Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana

Rio de Janeiro

"Eu ficaria muito feliz de fazer a pós graduação, mas não tenho condições. Eu gostaria de saber qual o valor do curso e quais seriam as possibilidades e formas de pagamento. "

Miriam para Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |