Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Solicite informação sem compromisso UFBA - Universidade Federal da Bahia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Luciana de Souza

Luciana de Souza

Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

  • Modalidade
    O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é ministrado presencialmente.
  • Duração
    Consultar instituição.
  • Certificado oficial
    Mestre em Arquitetura e Urbanismo certificado pela Universidade Federal da Bahia.
  • Considerações
    As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA são as seguintes: - História da Cidade e do Urbanismo; - Teoria e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo; - Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro; - Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais; - Processos Urbanos Contemporâneos; - Linguagem, Informação e Representação do Espaço.
  • Dirigido a
    Graduados em Arquitetura ou áreas afins que busquem aprofundar seus conhecimentos em Arquitetura e Urbanismo.
  • Área de atuação
    Diversas instituições públicas ou privadas, como escritórios de arquitetura, órgãos federais ou municipais, entre outros.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBa representa a consolidação e expansão da experiência em cursos de especialização, iniciada nos anos 1970. Inicialmente, foi oferecido o Curso de Especialização em Planejamento Urbano e Regional - CEPUR, com apoio da SUDENE, e, na seqüência, o Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos - CECRE, mantido desde 1981 e considerado uma referência mundial em sua área de atuação, especialmente na América Latina. Tais experiências lato sensu forneceram a base que, em 1983, viabilizou a criação do Mestrado e, a partir de 2000, do Doutorado, avaliados nacionalmente com o conceito máximo na área. Essa trajetória abriga, portanto, um período de maturação de quase três décadas de pós-graduação, o que capacita plenamente este Programa a cumprir sua missão de qualificar professores, pesquisadores e profissionais capacitados, teórica, metodológica e tecnicamente, tanto nas áreas de análise, planejamento e proposição do espaço, quanto nas de preservação e história, no âmbito da arquitetura e do urbanismo. A sua estrutura acadêmica abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas simultaneamente, de forma integral e vinculadas à graduação. Duas áreas de concentração são oferecidas: Urbanismo e Conservação e Restauro, ambas convergindo para o campo crítico e propositivo do espaço construído e suas representações. Enfocado em diferentes recortes e escalas de abordagem, com ênfase especial na realidade regional, brasileira e latino-americana, esse espaço é concebido pela incorporação de seus significados políticos, sociais, culturais, históricos e estéticos. A pesquisa tem caráter estruturante no PPG-AU/FAUFBa, embasando a atividade de ensino e aglutinando docentes, discentes e pesquisadores associados. Ela se articula prioritariamente em linhas que têm o apoio de diversos núcleos e laboratórios.
  • Titulação
    Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Conteúdo

    Áreas de Concentração

     

    Duas áreas de concentração são oferecidas: URBANISMO e CONSERVAÇÃO E RESTAURO. Buscando promover o estabelecimento de linhas próprias de conduta acadêmica para responder ao desafio de desenvolver uma postura crítica em relação ao acervo atual de teoria, práticas e técnicas, ambas convergem para o campo crítico e propositivo do espaço construído e suas representações. Enfocado em diferentes recortes e escalas de abordagem, esse espaço é concebido incorporando seus significados políticos, sociais, culturais, históricos e estéticos.

    Para isso, a estrutura acadêmica do Programa abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas simultaneamente, de forma integral e vinculada à Graduação. Tal pressuposto fundamenta os seguintes objetivos de formação:

    - Formar docentes e pesquisadores capacitados teórica, metodológica e tecnicamente a analisar os processos de organização do espaço construído e do território, acrescentado-se a esses a crescente utilização do espaço virtual.

    - Formar profissionais capacitados teórica, metodológica e tecnicamente a orientar a formação de propostas,  envolvendo arquitetura e urbanismo visando o enfrentamento de problemas específicos da organização socioespacial, através de novas atitudes e soluções.

    Nas suas atividades de ensino e pesquisa o Programa de Pós-Graduação tem recebido apoio da CAPES, CNPq, FINEP, FAPESB e outros órgãos governamentais, através de auxílios à pesquisa, publicações e bolsas, bem como tem viabilizado vários projetos de interesse comum entre a pós-graduação, órgãos de governo e a comunidade em geral.

    Estrutura Curricular
    RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS

    ARQ. 502 - Teorias Urbanísticas
    Nº. de créditos: 04 (quatro)
    Natureza: Obrigatória (área: Urbanismo)
    Ementa:
    Precursores do urbanismo e emergência do campo disciplinar no século XIX. Os visionários e a utopia urbana: O corpo paradigmático das cidades ideais modernas. O urbanismo e o planejamento urbano no capitalismo: processo de acumulação, controle social e cidade real. Vertentes e matrizes teóricas do urbanismo e do planejamento no século XX, limites e possibilidades da racionalidade técnica.

     

    ARQ. 503 - Teorias da Cidade
    Nº. de créditos: 04 (quatro)
    Natureza: Obrigatória (área: Urbanismo)
    Ementa:
    Compreensão das diversas teorias que tratam da produção e da estruturação da cidade na história contemporânea: o pensamento fundador; a ecologia urbana; a escola francesa; a escola latino-americana. Vertentes atuais de problematização das cidades: teorias, conceitos, temáticas e alternativas teóricas de intervenções. Análise do instrumental teórico e metodológico de cada uma delas, da indissociabilidade entre conjunturas sociais e teóricas e de suas relações com a configuração do espaço.

     

    ARQ .504 - Prática de Projeto: Atelier
    Nº. de créditos: 06 (seis)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Temática livre a ser fixada em planos de curso específicos. Visa desenvolver no aluno a capacidade projetual, aprofundando os fundamentos teóricos, procedimentos metodológicos e/ou base tecnológica tratados nas demais disciplinas. O produto final se expressa num projeto de intervenção em obras, sítios ou trechos da cidade.

     

    ARQ. 505 - História da Cidade
    Nº. de créditos: 04 (quatro)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    A cidade como objeto do conhecimento histórico; principais vertentes da pesquisa sobre a história da cidade. Especificidades da periodização na história da cidade. Dinâmica urbana, forma, modos de funcionamento e idealizações nos processos de transformação da cidade. A modernização urbana como problemática da história da cidade. A emergência de uma "questão urbana" e as respostas a ela formuladas, entre os séculos XVIII e XX.

     

    ARQ. 506 - História e Teoria da Conservação e do Restauro
    Nº. de créditos: 04 (quatro)
    Natureza: Obrigatória (área: Conservação e Restauro)
    Ementa:
    Relações conceituais básicas: história e crítica; crítica e criação; criação e conservação; antigo e moderno. Conceitos e práticas da conservação e restauro no tempo. O século XIX e o nascimento da conservação e restauro enquanto disciplina autônoma. A conservação e o restauro e o Movimento Moderno. O pós-guerra e a crise dos postulados de base positivista. O restauro como intervenção crítica. Ampliação do âmbito da conservação e do restauro. Restauro urbanístico, restauro paisagístico e restauro do território. Conservação e restauro e arquitetura contemporânea.

     

    ARQ. 507- Ambiente Urbano
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Conceitos de ambiente, ecologia e ecossistemas aplicados ao meio urbano. Aspectos geoecológicos, o mapeamento temático e os métodos de análise do meio físico. Climatologia urbana: conforto térmico, qualidade do ar e impactos meteorológicos. A percepção, apropriação e uso do ambiente construído: orientabilidade, identidade e legibilidade.

     

    ARQ. 508 - Paisagismo
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Caracterização e conceitos de paisagem urbana. Áreas disciplinares envolvidas. Particularidades e superposições entre Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura da Paisagem e Ecologia. Análise, avaliação, projeto e gestão da paisagem. Paisagem urbana e pré-existências. Processos de apropriação social do espaço público. Relações entre espaços livres das edificações e padrões urbanos.

     

    ARQ. 509 - Transportes e Espaço Urbano
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Meios de transporte e organização do espaço. Tipos de transporte e características das redes, equipamentos e principais requerimentos técnicos. Interações entre uso do solo e transportes. Modelos de simulação e sua aplicabilidade em planos e projetos urbanos: limites e possibilidades.

     

    ARQ. 511 - Leitura e Documentação de Monumentos
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Métodos de documentação e levantamento de campo de monumentos, conjuntos urbanos e sítios arqueológicos. Métodos de registro da imagem, destacando-se a fotografia, a fotogrametria aérea e terrestre e as novas tecnologias. Introdução à arqueologia histórica de campo e suas aplicações na leitura de organismos arquitetônicos preexistentes e na conservação e restauração de bens imóveis.

     

    ARQ. 512 - Centros Históricos
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Conceito de Centro Histórico, seus recortes e escalas: cidades, centros e setores urbanos históricos. A importância simbólica, social e funcional dos conjuntos históricos urbanos. Centralidade versus fragmentação urbana. Centro Histórico e centro de negócios. As pressões sociais, funcionais, econômicas e culturais sobre os Centros Históricos. O espaço público e o espaço privado nos Centros Históricos. Mudanças comportamentais do público e do poder. Recomendações internacionais. Experiências européias e latino-americanas relevantes. Metodologia cognoscitiva dos Centros Históricos.

     

    ARQ. 514 - Organização e Administração de Obras de Restauro
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    A coordenação de obras de restauro e a organização do canteiro de serviços; o sistema de informações projeto/obra; os cadernos de encargos e especificações; a integração de projetos complementares; os sistemas de operação envolvendo entidades públicas e privadas; as técnicas de programação e controle da execução; a legislação básica pertinente.

     

    ARQ. 516 - Análise de Dados
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    A análise quantitativa, necessidade e importância. Escalas de mensuração e representação de dados. Medidas de Tendência Central e Dispersão. A curva normal de distribuição de frequências, características e aplicação. Análise de Regressão e Correlação: conceitos, tipos e limitações. Coeficientes de Correlação. Correlação multivariável. Amostragem: conceito e tipos principais. Exemplos de aplicação de técnicas quantitativas em trabalhos realizados.

     

    ARQ. 518 - Política de Preservação do Acervo Cultural
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    A política de preservação cultural a nível nacional e internacional; entidades, programas e ações. A legislação de proteção, suas bases e níveis de aplicabilidade. Articulação entre setores público e privado na proteção dos bens culturais. Globalização e políticas culturais.

     

    ARQ. 522 - Introdução ao Projeto de Pesquisa
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Reflexão sobre questões epistemológicas e metodológicas visando iniciar o estudante no conhecimento das técnicas de argumentação e dos problemas lógicos suscitados pela pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo. Montagem do projeto de dissertação.

     

    ARQ. 524 - Tecnologia da Conservação e do Restauro I
    Nº. de créditos: 04 (quatro)
    Natureza: Obrigatória (área: Conservação e Restauro)
    Ementa:
    Estudo dos processos de degradação dos materiais componentes dos artefatos de interesse cultural, particularmente dos edifícios. Metodologia de indagação das patologias e ensaios de laboratório. Técnicas e materiais modernos a serviço da conservação e do restauro.

     

    ARQ. 525 - Tecnologia da Conservação e do Restauro II
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Utilização dos conceitos básicos da resistência dos materiais e da mecânica das estruturas na verificação da estabilidade de edifícios antigos. Diagnóstico das lesões à luz do quadro das fissuras. Reforço e consolidação estrutural.

     

    ARQ. ... - Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo
    Nº. de créditos: Variável
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Trata-se de um espaço para o desenvolvimento de seminários sobre temas de natureza particular, de interesse de professores e do grupo de alunos, assim como para a participação de professores visitantes.

     

    ARQ. 531 - Seminários Avançados I
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Obrigatório (ambas as áreas do Doutorado)
    Ementa:
    Visam aprofundar questões teóricas, metodológicas e/ou epistemológicas de modo a fornecer ao aluno um maior domínio da literatura especializada em Arquitetura e Urbanismo. Os temas tratados nestes seminários serão fixados em planos de cursos específicos, de modo a contemplar as fronteiras sempre móveis do conhecimento na área e o perfil de cada turma.

     

    ARQ. 532- Seminários Avançados II
    Nº. de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Obrigatório (ambas as áreas do Doutorado)
    Ementa:
    Visam aprofundar questões teóricas, metodológicas e/ou epistemológicas de modo a fornecer ao aluno um maior domínio da literatura especializada em Arquitetura e Urbanismo. Os temas tratados nestes seminários serão fixados em planos de cursos específicos, de modo a contemplar as fronteiras sempre móveis do conhecimento na área e o perfil de cada turma.

     

    ARQ.530 - Urbanismo Contemporâneo
    N° de créditos 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Principais abordagens e proposições urbanísticas para as cidades a partir dos anos 60, caracterizando suas lógicas sociais, funcionais e formais. Formas de gestão, tecnologia empregada, condições de durabilidade, impacto urbano, articulações regionais, nacionais e supra-nacionais das intervenções contemporâneas.

     

    ARQ.595 - Participação em Pesquisa
    N° de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    O aluno deverá se integrar a uma equipe de pesquisa do PPG-AU e conjuntamente com o coordenador da mesma, detalhar o plano de atividades a ser desenvolvido no semestre em que se matriculou. A aprovação do desempenho nessa atividade, ficará condicionada à apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado de parecer do coordenador da pesquisa, devendo o mesmo ser submetido à apreciação do Colegiado de Curso.

     

    ARQ 790 - Pesquisa Orientada (atividade) - para Mestrado e Doutorado
    Sem créditos
    Natureza: Obrigatória
    Ementa:
    Concluídos os créditos em disciplinas, o aluno deverá matricular-se nessa atividade a cada semestre, até conclusão de sua dissertação ou tese. O aluno deverá apresentar no final de cada semestre, um Relatório de suas atividades referentes ao trabalho de dissertação ou tese, em seminário aberto, coordenado pelo professor orientador. O aluno exporá o desenvolvimento de seu trabalho, as dificuldades encontradas e os resultados conseguidos, devendo configurar as etapas concluídas e aquelas a percorrer para a conclusão do trabalho. No final de cada seminário, o orientador emitirá parecer aprovando ou não o desempenho do aluno.

     

    ARQ791 - Tirocínio Docente Orientado - para Mestrado e Doutorado
    N° de créditos: 02 (dois)
    Natureza: Optativa
    Ementa:
    Deverá ser desenvolvida em disciplina de graduação e terá por finalidade a preparação do aluno para a atividade docente.
    Concluído o tirocínio, o aluno apresentará relatório de sua atuação, a ser apreciado pelo professor que o acompanhou na atividade e esse, emitirá parecer conclusivo sobre sua aprovação ou não na atividade, devendo o mesmo ser submetido à apreciação do Colegiado de Curso.

     

    ARQ794 - Trabalhos Programados - para Doutorado
    N° de créditos: 02 (dois) por TP
    Natureza: Obrigatória
    Ementa:
    Deverá ser desenvolvida durante 03 (três) semestres

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

É a melhor universidade do estado da Bahia, a 7ª dentre as universidades federais, está também entre as 11 melhores do Brasil e entre as 20 melhores da América Latina!

Rodrigo Miranda

Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Agosto 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Como é o curso de pós graduação em patrimônio? Como funciona o processo de seleção? Qual o preço da mensalidade? Qual a duração do curso? Gostaria de receber todas as informações necessárias. O que precisa para ser selecionado para fazer o curso? "

Josiana para Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Minas Gerais

Outro curso relacionado com arquitetura

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |