Home>Pós-graduação>Arquitetura>Salvador>Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Salvador
 

Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UFBA - Universidade Federal da Bahia

Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Salvador

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UFBA - Universidade Federal da Bahia, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Luciana de Souza
Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Modalidade

    O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é ministrado presencialmente.

  • Duração

    Consultar instituição.

  • Certificado Oficial

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo certificado pela Universidade Federal da Bahia.

  • Considerações

    As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA são as seguintes:
    - História da Cidade e do Urbanismo;
    - Teoria e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo;
    - Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro;
    - Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais;
    - Processos Urbanos Contemporâneos;
    - Linguagem, Informação e Representação do Espaço.

  • Dirigido a

    Graduados em Arquitetura ou áreas afins que busquem aprofundar seus conhecimentos em Arquitetura e Urbanismo.

  • Área de atuação

    Diversas instituições públicas ou privadas, como escritórios de arquitetura, órgãos federais ou municipais, entre outros.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Salvador Comentários sobre Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Salvador
Objetivos:
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBa representa a consolidação e expansão da experiência em cursos de especialização, iniciada nos anos 1970. Inicialmente, foi oferecido o Curso de Especialização em Planejamento Urbano e Regional - CEPUR, com apoio da SUDENE, e, na seqüência, o Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos - CECRE, mantido desde 1981 e considerado uma referência mundial em sua área de atuação, especialmente na América Latina. Tais experiências lato sensu forneceram a base que, em 1983, viabilizou a criação do Mestrado e, a partir de 2000, do Doutorado, avaliados nacionalmente com o conceito máximo na área. Essa trajetória abriga, portanto, um período de maturação de quase três décadas de pós-graduação, o que capacita plenamente este Programa a cumprir sua missão de qualificar professores, pesquisadores e profissionais capacitados, teórica, metodológica e tecnicamente, tanto nas áreas de análise, planejamento e proposição do espaço, quanto nas de preservação e história, no âmbito da arquitetura e do urbanismo. A sua estrutura acadêmica abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas simultaneamente, de forma integral e vinculadas à graduação. Duas áreas de concentração são oferecidas: Urbanismo e Conservação e Restauro, ambas convergindo para o campo crítico e propositivo do espaço construído e suas representações. Enfocado em diferentes recortes e escalas de abordagem, com ênfase especial na realidade regional, brasileira e latino-americana, esse espaço é concebido pela incorporação de seus significados políticos, sociais, culturais, históricos e estéticos. A pesquisa tem caráter estruturante no PPG-AU/FAUFBa, embasando a atividade de ensino e aglutinando docentes, discentes e pesquisadores associados. Ela se articula prioritariamente em linhas que têm o apoio de diversos núcleos e laboratórios.
Diploma:
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Conteúdo:

Áreas de Concentração

 

Duas áreas de concentração são oferecidas: URBANISMO e CONSERVAÇÃO E RESTAURO. Buscando promover o estabelecimento de linhas próprias de conduta acadêmica para responder ao desafio de desenvolver uma postura crítica em relação ao acervo atual de teoria, práticas e técnicas, ambas convergem para o campo crítico e propositivo do espaço construído e suas representações. Enfocado em diferentes recortes e escalas de abordagem, esse espaço é concebido incorporando seus significados políticos, sociais, culturais, históricos e estéticos.

Para isso, a estrutura acadêmica do Programa abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas simultaneamente, de forma integral e vinculada à Graduação. Tal pressuposto fundamenta os seguintes objetivos de formação:

- Formar docentes e pesquisadores capacitados teórica, metodológica e tecnicamente a analisar os processos de organização do espaço construído e do território, acrescentado-se a esses a crescente utilização do espaço virtual.

- Formar profissionais capacitados teórica, metodológica e tecnicamente a orientar a formação de propostas,  envolvendo arquitetura e urbanismo visando o enfrentamento de problemas específicos da organização socioespacial, através de novas atitudes e soluções.

Nas suas atividades de ensino e pesquisa o Programa de Pós-Graduação tem recebido apoio da CAPES, CNPq, FINEP, FAPESB e outros órgãos governamentais, através de auxílios à pesquisa, publicações e bolsas, bem como tem viabilizado vários projetos de interesse comum entre a pós-graduação, órgãos de governo e a comunidade em geral.

Estrutura Curricular
RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS

ARQ. 502 - Teorias Urbanísticas
Nº. de créditos: 04 (quatro)
Natureza: Obrigatória (área: Urbanismo)
Ementa:
Precursores do urbanismo e emergência do campo disciplinar no século XIX. Os visionários e a utopia urbana: O corpo paradigmático das cidades ideais modernas. O urbanismo e o planejamento urbano no capitalismo: processo de acumulação, controle social e cidade real. Vertentes e matrizes teóricas do urbanismo e do planejamento no século XX, limites e possibilidades da racionalidade técnica.

 

ARQ. 503 - Teorias da Cidade
Nº. de créditos: 04 (quatro)
Natureza: Obrigatória (área: Urbanismo)
Ementa:
Compreensão das diversas teorias que tratam da produção e da estruturação da cidade na história contemporânea: o pensamento fundador; a ecologia urbana; a escola francesa; a escola latino-americana. Vertentes atuais de problematização das cidades: teorias, conceitos, temáticas e alternativas teóricas de intervenções. Análise do instrumental teórico e metodológico de cada uma delas, da indissociabilidade entre conjunturas sociais e teóricas e de suas relações com a configuração do espaço.

 

ARQ .504 - Prática de Projeto: Atelier
Nº. de créditos: 06 (seis)
Natureza: Optativa
Ementa:
Temática livre a ser fixada em planos de curso específicos. Visa desenvolver no aluno a capacidade projetual, aprofundando os fundamentos teóricos, procedimentos metodológicos e/ou base tecnológica tratados nas demais disciplinas. O produto final se expressa num projeto de intervenção em obras, sítios ou trechos da cidade.

 

ARQ. 505 - História da Cidade
Nº. de créditos: 04 (quatro)
Natureza: Optativa
Ementa:
A cidade como objeto do conhecimento histórico; principais vertentes da pesquisa sobre a história da cidade. Especificidades da periodização na história da cidade. Dinâmica urbana, forma, modos de funcionamento e idealizações nos processos de transformação da cidade. A modernização urbana como problemática da história da cidade. A emergência de uma "questão urbana" e as respostas a ela formuladas, entre os séculos XVIII e XX.

 

ARQ. 506 - História e Teoria da Conservação e do Restauro
Nº. de créditos: 04 (quatro)
Natureza: Obrigatória (área: Conservação e Restauro)
Ementa:
Relações conceituais básicas: história e crítica; crítica e criação; criação e conservação; antigo e moderno. Conceitos e práticas da conservação e restauro no tempo. O século XIX e o nascimento da conservação e restauro enquanto disciplina autônoma. A conservação e o restauro e o Movimento Moderno. O pós-guerra e a crise dos postulados de base positivista. O restauro como intervenção crítica. Ampliação do âmbito da conservação e do restauro. Restauro urbanístico, restauro paisagístico e restauro do território. Conservação e restauro e arquitetura contemporânea.

 

ARQ. 507- Ambiente Urbano
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Conceitos de ambiente, ecologia e ecossistemas aplicados ao meio urbano. Aspectos geoecológicos, o mapeamento temático e os métodos de análise do meio físico. Climatologia urbana: conforto térmico, qualidade do ar e impactos meteorológicos. A percepção, apropriação e uso do ambiente construído: orientabilidade, identidade e legibilidade.

 

ARQ. 508 - Paisagismo
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Caracterização e conceitos de paisagem urbana. Áreas disciplinares envolvidas. Particularidades e superposições entre Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura da Paisagem e Ecologia. Análise, avaliação, projeto e gestão da paisagem. Paisagem urbana e pré-existências. Processos de apropriação social do espaço público. Relações entre espaços livres das edificações e padrões urbanos.

 

ARQ. 509 - Transportes e Espaço Urbano
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Meios de transporte e organização do espaço. Tipos de transporte e características das redes, equipamentos e principais requerimentos técnicos. Interações entre uso do solo e transportes. Modelos de simulação e sua aplicabilidade em planos e projetos urbanos: limites e possibilidades.

 

ARQ. 511 - Leitura e Documentação de Monumentos
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Métodos de documentação e levantamento de campo de monumentos, conjuntos urbanos e sítios arqueológicos. Métodos de registro da imagem, destacando-se a fotografia, a fotogrametria aérea e terrestre e as novas tecnologias. Introdução à arqueologia histórica de campo e suas aplicações na leitura de organismos arquitetônicos preexistentes e na conservação e restauração de bens imóveis.

 

ARQ. 512 - Centros Históricos
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Conceito de Centro Histórico, seus recortes e escalas: cidades, centros e setores urbanos históricos. A importância simbólica, social e funcional dos conjuntos históricos urbanos. Centralidade versus fragmentação urbana. Centro Histórico e centro de negócios. As pressões sociais, funcionais, econômicas e culturais sobre os Centros Históricos. O espaço público e o espaço privado nos Centros Históricos. Mudanças comportamentais do público e do poder. Recomendações internacionais. Experiências européias e latino-americanas relevantes. Metodologia cognoscitiva dos Centros Históricos.

 

ARQ. 514 - Organização e Administração de Obras de Restauro
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
A coordenação de obras de restauro e a organização do canteiro de serviços; o sistema de informações projeto/obra; os cadernos de encargos e especificações; a integração de projetos complementares; os sistemas de operação envolvendo entidades públicas e privadas; as técnicas de programação e controle da execução; a legislação básica pertinente.

 

ARQ. 516 - Análise de Dados
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
A análise quantitativa, necessidade e importância. Escalas de mensuração e representação de dados. Medidas de Tendência Central e Dispersão. A curva normal de distribuição de frequências, características e aplicação. Análise de Regressão e Correlação: conceitos, tipos e limitações. Coeficientes de Correlação. Correlação multivariável. Amostragem: conceito e tipos principais. Exemplos de aplicação de técnicas quantitativas em trabalhos realizados.

 

ARQ. 518 - Política de Preservação do Acervo Cultural
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
A política de preservação cultural a nível nacional e internacional; entidades, programas e ações. A legislação de proteção, suas bases e níveis de aplicabilidade. Articulação entre setores público e privado na proteção dos bens culturais. Globalização e políticas culturais.

 

ARQ. 522 - Introdução ao Projeto de Pesquisa
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Reflexão sobre questões epistemológicas e metodológicas visando iniciar o estudante no conhecimento das técnicas de argumentação e dos problemas lógicos suscitados pela pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo. Montagem do projeto de dissertação.

 

ARQ. 524 - Tecnologia da Conservação e do Restauro I
Nº. de créditos: 04 (quatro)
Natureza: Obrigatória (área: Conservação e Restauro)
Ementa:
Estudo dos processos de degradação dos materiais componentes dos artefatos de interesse cultural, particularmente dos edifícios. Metodologia de indagação das patologias e ensaios de laboratório. Técnicas e materiais modernos a serviço da conservação e do restauro.

 

ARQ. 525 - Tecnologia da Conservação e do Restauro II
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Utilização dos conceitos básicos da resistência dos materiais e da mecânica das estruturas na verificação da estabilidade de edifícios antigos. Diagnóstico das lesões à luz do quadro das fissuras. Reforço e consolidação estrutural.

 

ARQ. ... - Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo
Nº. de créditos: Variável
Natureza: Optativa
Ementa:
Trata-se de um espaço para o desenvolvimento de seminários sobre temas de natureza particular, de interesse de professores e do grupo de alunos, assim como para a participação de professores visitantes.

 

ARQ. 531 - Seminários Avançados I
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Obrigatório (ambas as áreas do Doutorado)
Ementa:
Visam aprofundar questões teóricas, metodológicas e/ou epistemológicas de modo a fornecer ao aluno um maior domínio da literatura especializada em Arquitetura e Urbanismo. Os temas tratados nestes seminários serão fixados em planos de cursos específicos, de modo a contemplar as fronteiras sempre móveis do conhecimento na área e o perfil de cada turma.

 

ARQ. 532- Seminários Avançados II
Nº. de créditos: 02 (dois)
Natureza: Obrigatório (ambas as áreas do Doutorado)
Ementa:
Visam aprofundar questões teóricas, metodológicas e/ou epistemológicas de modo a fornecer ao aluno um maior domínio da literatura especializada em Arquitetura e Urbanismo. Os temas tratados nestes seminários serão fixados em planos de cursos específicos, de modo a contemplar as fronteiras sempre móveis do conhecimento na área e o perfil de cada turma.

 

ARQ.530 - Urbanismo Contemporâneo
N° de créditos 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Principais abordagens e proposições urbanísticas para as cidades a partir dos anos 60, caracterizando suas lógicas sociais, funcionais e formais. Formas de gestão, tecnologia empregada, condições de durabilidade, impacto urbano, articulações regionais, nacionais e supra-nacionais das intervenções contemporâneas.

 

ARQ.595 - Participação em Pesquisa
N° de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
O aluno deverá se integrar a uma equipe de pesquisa do PPG-AU e conjuntamente com o coordenador da mesma, detalhar o plano de atividades a ser desenvolvido no semestre em que se matriculou. A aprovação do desempenho nessa atividade, ficará condicionada à apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado de parecer do coordenador da pesquisa, devendo o mesmo ser submetido à apreciação do Colegiado de Curso.

 

ARQ 790 - Pesquisa Orientada (atividade) - para Mestrado e Doutorado
Sem créditos
Natureza: Obrigatória
Ementa:
Concluídos os créditos em disciplinas, o aluno deverá matricular-se nessa atividade a cada semestre, até conclusão de sua dissertação ou tese. O aluno deverá apresentar no final de cada semestre, um Relatório de suas atividades referentes ao trabalho de dissertação ou tese, em seminário aberto, coordenado pelo professor orientador. O aluno exporá o desenvolvimento de seu trabalho, as dificuldades encontradas e os resultados conseguidos, devendo configurar as etapas concluídas e aquelas a percorrer para a conclusão do trabalho. No final de cada seminário, o orientador emitirá parecer aprovando ou não o desempenho do aluno.

 

ARQ791 - Tirocínio Docente Orientado - para Mestrado e Doutorado
N° de créditos: 02 (dois)
Natureza: Optativa
Ementa:
Deverá ser desenvolvida em disciplina de graduação e terá por finalidade a preparação do aluno para a atividade docente.
Concluído o tirocínio, o aluno apresentará relatório de sua atuação, a ser apreciado pelo professor que o acompanhou na atividade e esse, emitirá parecer conclusivo sobre sua aprovação ou não na atividade, devendo o mesmo ser submetido à apreciação do Colegiado de Curso.

 

ARQ794 - Trabalhos Programados - para Doutorado
N° de créditos: 02 (dois) por TP
Natureza: Obrigatória
Ementa:
Deverá ser desenvolvida durante 03 (três) semestres

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • É a melhor universidade do estado da Bahia, a 7ª dentre as universidades federais, está também entre as 11 melhores do Brasil e entre as 20 melhores da América Latina!

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Rodrigo Miranda sobre Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Agosto 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Arquitetura: