Pós-graduação em Psicologia do Trânsito

Solicite informação sem compromisso CPG Centro de Pós-graduação

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Pós-graduação em Psicologia do Trânsito

  • Modalidade
    A realização desta Pós-graduação é Presencial.
  • Duração
    O tempo estimado para a conclusão do curso é de 520 horas.
  • Certificado oficial
    A Instituição fornecerá para os concluintes do curso o Diploma de Pós-graduação em Psicologia do trânsito.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Psicologia do trânsito que o CPG Centro de Pós-graduação disponibiliza, tem a finalidade de qualificar os profissionais da Psicologia para atender as novas demandas do mercado de trabalho, habilitando este para atuar diretamente ligado a psicologia na área do Trânsito, desempenhando atividades de avaliação psicológica de condutores, além de proporcionar ao profissional uma iniciação à pesquisa e docência universitária. O curso irá preparar o profissional para analisar as políticas públicas de segurança do trânsito de forma empírica e ética
  • Dirigido a
    Esta Pós-graduação está desenhada para aperfeiçoar e atualizar os Profissionais Graduados de Psicologia nas novas demandas do mercado.
  • Área de atuação
    O egresso poderá trabalhar de maneira autônoma em consultórios particulares ou poderá trabalhar em conjunto com a equipe de preparação das escolas de formação de condutores com um trabalho personalizado.

Comentários sobre Pós-graduação em Psicologia do Trânsito - Presencial - Uberlândia - Minas Gerais

  • Conteúdo
    Introdução:

    Com o advento no novo Código de Trânsito Brasileiro, evidenciou-se a importância da participação do psicólogo no processo de habilitação de motoristas, passando-se a exigir dos profissionais da área a participação em cursos de capacitação, para obtenção do título de Psicólogo responsável pela avaliação psicológica e perito examinador do trânsito, oferecido por Universidade reconhecida pelo MEC.
    O 1º Forum Nacional de Psicologia do Trânsito, realizado em novembro de 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia em Brasília – DF, aprovou tese a ser encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito, estabelecendo como exigência mínima para credenciamento o título de Especialista em Psicologia do Trânsito. Tal tese vigorará, a partir de 2013, na forma de Resolução do CONTRAN.
    Deve-se considerar a participação extremamente elevada dos fatores humanos, dentre os quais a conduta do motorista é o principal, na produção dos acidentes de trânsito. Isto gera a necessidade de perícia psicológica nos processos administrativos e/ou judiciais, seja de caráter cível, seja de caráter penal, a fim de se determinar as condições do condutor no momento do acidente. A conseqüência prática é a necessidade de aprimoramento técnico da avaliação psicológica. Além disto, abre-se uma nova frente de trabalho para esses profissionais e uma nova forma de participação da ciência psicológica no mundo moderno.
    De forma crescente, os órgãos estaduais de trânsito vêm exigindo dos Psicólogos Peritos a participação em cursos de atualização em diferentes técnicas, notadamente o PMK – Psicodiagnóstico Mio-Cinético de Mira y López, teste internacionalmente reconhecido na área de avaliação psicológica de motoristas.
    A Resolução 267/2008, do CONTRAN, estabelece como exigência para o credenciamento, a partir de 2013, a Especialização em Psicologia do Trânsito, reconhecida pelo CFP. A implementação das mudanças nesta área de grande importância social abre novas perspectivas de trabalho para psicólogos, exigindo daqueles que pretendem trilhar este caminho uma preparação mais aprofundada.
     Objetivo:

    Qualificar e titular como especialista o profissional psicólogo atuante na área da Psicologia do Trânsito, nas atividades de avaliação psicológica de condutores, bem como proporcionar-lhe uma iniciação à pesquisa e docência universitária. Propiciar ao profissional uma visão ampla da psicologia do trânsito que permita a participação na elaboração de políticas públicas de segurança no trânsito e transportes, bem como ampliar o campo de atuação profissional.
     Publico alvo:

    Graduados em psicologia
     Duração:

    520 horas aulas;
    18  módulos (01 final de semana por mês);
     Corpo docente:


    Rosival Barbosa Lagares - CRP 09/239
    Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Preside a Comissão Própria de Avaliação. Doutor em Psicologia. Coordenador acadêmico do IPES - Instituto de Planejamento e Adm. de Ensino e Eventos Ltda. É Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito. Atua na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente na graduação, pós-graduação lato sensu e supervisão de estágio.

    Dr. Pedro Humberto Faria Campos - CRP 09/1373
    Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela Université de Provence – França, Coordenador e docente de cursos de capacitação e especialização em Psicologia do Trânsito desde 2000, com trabalhos apresentados e publicações nacionais e internacionais na área. Linha de pesquisa: representações sociais e trânsito.
     

    Rosival Barbosa Lagares - CRP 09/239

        * Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Preside a Comissão Própria de Avaliação. Doutor em Psicologia. Coordenador acadêmico do IPES - Instituto de Planejamento e Adm. de Ensino e Eventos Ltda. É Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito. Atua na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente na graduação, pós-graduação lato sensu e supervisão de estágio.

    Dr. Pedro Humberto Faria Campos - CRP 09/1373

        * Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela Université de Provence – França, Coordenador e docente de cursos de capacitação e especialização em Psicologia do Trânsito desde 2000, com trabalhos apresentados e publicações nacionais e internacionais na área. Linha de pesquisa: representações sociais e trânsito.

    Rodolfo Petrelli - CRP 09/239

        * Doutorado em Psicologia pela Universitá Pontíficia Salesiana Roma, Itália (1989).
        * Atuação em Psicologia Social, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
        * Professor titular da Universidade Católica de Goiás, Brasil
          Isabel Pereira de Sousa.

    Mardonio Pereira da Silva

        * Bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e "licenza" (mestrado) em Filosofia - Universita Pontificia Salesiana- Roma/Itália (1995). Atualmente é professor adjunto na Pontificia Universidade Católica de Goiás.

    Ms. Gardênia Lemos - CRP 2140/09

        * Doutoranda da UNIFESP, São Paulo, Psicóloga, com mestrado no campo da mobilidade humana; linha de pesquisa em Stress e Trânsito. Trabalhos apresentados em congressos sobre Trânsito e publicações.

    Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva

        *

          Psicólogo, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Psicologia pela UFRN. Atualmente é Doutorando no Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na UnB, Membro do Laboratório de Psicologia Ambiental onde desenvolve pesquisas sobre comportamento humano no trânsito, colunista do site Digizap escrevendo sobre Psicologia e Trânsito.

    Flávia Hermann Jung

        *

          Atuo na área de avaliação psicológica adulta e infantil, como psicóloga jurídica (perita) e docente (ensino superior). Possuo mestrado no Método de Rorschach, especialização em Psicoterapia de Abordagem Psicanalítica e conhecimento e experiência com outros testes (HTP, TAT, CAT, Teste das Fábulas, WISC, WAIS, Bender, Zulliger, etc).

    Esp . Maria Aparecida Diniz

    Esp. Márcio Drago

    Ms. Renato Mundim

    Dra. Ana Elisa de Villemor

    Ms. Thyago do Valle Rosa

    Esp. Orion Tadeu de Amorim
     Sistema de avaliação e frequencia:

    Para obter o certificado final do programa, o participante deverá ser aprovado nos trabalhos e ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso e no trabalho de conclusão de curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

        * Aproveitamento de mínimo 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7.0 em cada uma das disciplinas;
        * Freqüência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
        * Entrega do trabalho de conclusão do curso.

     Diciplinas:


    1 Psicologia do Trânsito:
    2 Psicologia Ambiental e Mobilidade Humana.
    3 Estudos de Representação Social do Trânsito.
    4 Técnicas de Avaliação Psicológica I (Palográfico).
    5 Técnicas de Avaliação Psicológica II (Palográfico e HTP
    6 Psicologia do Trânsito e Interdisciplinaridade.
    7 Psicopatologia Aplicada aos Testes Avaliação Psicológica
    8 Engenharia do Trânsito e Mobilidade Humana.
    9 Educação Saúde e Trânsito.
    10 Técnicas de Avaliação Psicológica III (PMK).
    11 Técnicas de Avaliação Psicológica IV (PMK).
    12 Psicologia Ambiental e Trânsito: modelos de diagnóstico e intervenção
    13 Neuropsicofarmacologia e Condução Veicular.
    14 Docência Universitária
    15 Violência, Incivilidades e Insegurança no Trânsito
    16 Métodos de Pesquisa Aplicados ao Campo da Psicologia do Trânsito
    17 Prática de Perícia em Psicologia Administrativa e Forense
    18 Técnicas Projetivas e Pericia.
    19 Prática de Avaliação Psicológica. Supervisores de campo.
    20 Orientação de Monografia. Ms. Rosival Barbosa Lagares e Dr. Pedro Humberto Faria Campos.

     
     Documentos necessarios:

        * Cópia do diploma de graduação;
        * Cópia da identidade;
        * Cópia do CPF;
        * Duas fotos 3X4;
        * Assinatura do contrato educacional.

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |