Home>Graduação>Turismo>Maceió>Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo - Maceió - Alagoas
 

Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FAT-AL Faculdade de Tecnologia de Alagoas

Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo - Maceió - Alagoas

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da FAT-AL Faculdade de Tecnologia de Alagoas, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Mônica Almeida
Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo
  • Modalidade

    O aluno poderá fazer o curso no local.

  • Duração

    Consultar a instituição.

  • Certificado Oficial

    Todos os graduados receberão o diploma de Tecnólogo em Gestão de Turismo.

  • Considerações

    A FAT tem parceria com o Sindicato das Agências de Viagens – SINDETUR, para complementar o curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo.

    O curso forma alunos em profissionais capazes de gerenciar todas as áreas administrativas da indústria turística, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento desse campo no Estado do Alagoas.
    Entre os temas abordados está a questão do planejamento, da administração, além da faculdade trabalhar com o laboratório Sabre (sistema de reserva e emissão de bilhetes aéreos).

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    Qualquer pessoa interessada em trabalhar com o público.

  • Área de atuação

    Esse profissional estará apto a trabalhar nos diversos segmentos do ramo do turismo, podendo ser um consultor de agências de viagens, promotor de eventos, coordenador de serviços turísticos, etc.

  • Salário estimado

    O salário inicial para o Gestor de Turismo pode chegar a R$ 1.500.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo - Maceió - Alagoas Comentários sobre Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo - Maceió - Alagoas
Diploma:
Tecnólogo em Gestão de Turismo
Conteúdo:
  LEGISLAÇÃO

Autorização 3.393, 06/12/2002
Reconhecimento: 379, 18/05/2007

ÁREA


Turismo e Hospitalidade

OBJETIVOS


A finalidade do Curso Superior Tecnológico em Turismo da FAT é contribuir com o desenvolvimento turístico do Estado de Alagoas com a formação de profissionais capacitados de informações direcionadas a implementação e prestação de serviços no setor.

O objetivo do Curso é formar profissionais capacitados a desenvolver planejamentos, projetos, administrar empresas de agência de viagens e de eventos, promover e vender produtos e serviços turísticos nas diferentes segmentações do turismo.

Os profissionais egressos estarão aptos a ocupar os seguintes cargos:

- Coordenação e Consultoria de Viagem – Consultor e Agente de Viagens;
- Coordenação e Promoção de Eventos – Promotor de Eventos;
- Coordenador de Serviços e Produtos Turísticos – Promotor de Serviços e Produtos Turísticos.

A FAT já vem participando de forma efetiva no mercado do turismo alagoano conforme nossa proposta quando da solicitação de autorização.

Possuímos o único laboratório Sabre (sistema de reserva e emissão de bilhetes aéreos) em faculdade e um dos três do nordeste. O laboratório serve na formação de profissionais de agências de viagens e estamos treinando nos docentes para serem instrutores Sabres, que passaram a treinar nossos alunos.

Nossos alunos vêm realizando diversos eventos, como forma de execução dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A participação do Curso Superior Tecnológico em Turismo da FAT, de forma conjunta dos docentes e discentes, na elaboração da pesquisa, análise e elaboração de relatórios num trabalho de análise do turismo receptivo alagoano em parceria com o Sindicato das Agências de Viagens – SINDETUR.

PERFIL DO EGRESSO


O tecnólogo em Turismo será um profissional de nível superior, com forte formação humanística, conhecimento e domínio das competências da área de turismo, demonstrando conhecimento do contexto nacional e regional, em particular sobre o Estado de Alagoas – suas peculiaridades, potencialidades, limitação e biodiversidade.

Este profissional desenvolve atividades em nível tático, gerencial nas diferentes fases da produção de bens e serviços turísticos, podendo conceber, organizar, promover, comercializar e controlar a qualidade durante todo o processo produtivo. Assim, este profissional poderá desenvolver atividades nas diferentes esferas da administração pública em organizações não governamentais, empresas de transporte, agenciamento e consultoria deverão ter domínio das seguintes funções:

- Identificar o potencial turístico de uma região;
- Viabilizar transformação dos atrativos em produtos turísticos;
- Conceber a oferta de serviços turísticos, considerando os interesses, hábitos, atitudes e expectativas da comunidade e dos clientes;
- Desenvolver atividades de planejamento, organização e comercialização em nível tático gerencial nas diferentes fases de produção de eventos.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Os profissionais egressos estarão aptos a ocupar os seguintes cargos:

-   Coordenação e Consultoria de Viagem – Consultor e Agente de Viagens;
-   Coordenação e Promoção de Eventos – Promotor de Eventos;
-   Coordenador de Serviços e Produtos Turísticos – Promotor de Serviços e Produtos Turísticos.

JUSTIFICATIVA

O Estado de Alagoas tem se destacado no cenário nacional como um território de inúmeras potencialidades turísticas. Nota-se, pelos vários artigos e matérias jornalísticas de circulação nacional e internacional, uma valorização dos aspectos naturais e humanos encontrados no Estado. Toda essa riqueza tem sido objeto de estudo de várias companhias nacionais e internacionais visando a implementação de projetos turísticos na capital e no interior do Estado.

No caso específico da cidade de Maceió, por ser o portão de entrada do Estado, cabe destacar a ampliação do Aeroporto Zumbi dos Palmares, obra concluída e que está apto a atender a aeronaves de grande porte, com uma pista de pouso de dimensão internacional. Essas ações irão reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo trade turístico e pelo poder público estadual e municipal no sentido de negociações de trazer vôos charters internacionais ao mercado turístico local. Já é realidade o recebimento semanal de um vôo charter, oriundo de Milão/Itália, com uma média de 200 passageiros semanais /vôo.

Também há que se apontar a existência de vôos não regulares vindos de Buenos Aires, Lisboa e Porto, cada vôo com a mesma média acima citada.

A importância a ser apontada com ênfase é a atendimento ao mercado de turistas nacionais. A cidade de Maceió tem uma capacidade, aproximada, de 10.000 leitos. No Estado todo estima-se um total de 18.000 leitos.

Além da segmentação do turismo para lazer, o Estado passou a constar no cenário turístico com o equipamento de Centro de Cultura e Exposições com capacidade para atender eventos técnicos, tais como: seminários, congressos, conferências, vídeo-conferência, sala de tradução simultânea, e outros; terá também um espaço para feiras e exposições, shows musicais, peças teatrais, no nível nacional e internacional. O empreendimento consta de dois mini-auditórios e um auditório com capacidade superior a 1.300 lugares e a área de exposição terá 3.000m2.

Outro importante empreendimento para o Estado e para a Região Nordeste será a construção do Projeto Ondazul na cidade de Passo de Camaragibe, especificamente no Morro de Camaragibe, uma zona natural no litoral norte do Estado de Alagoas. O empreendimento está sendo desenvolvido pelo grupo francês MMC Group. Nele, haverá 122 vilas no sistema Time Shering, três hotéis de alto luxo, administrados pela cadeia Hyatt. Terá uma marina com “bandeira” internacional entre outros atrativos e equipamentos.

Todo o ambiente acima descrito representa um acréscimo de mercado de trabalho expressivo para profissionais egressos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Turismo, especialmente nos segmentos de agência de viagem, organização de eventos e promoção turística.

É dentro dessa visão que a Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT propôs a  criação de um Curso Superior de Tecnologia em Turismo.

O Estado de Alagoas vem a cada ano avançando na consolidação de destino turístico regional, nacional e internacional.

No litoral norte alagoano, que é o segundo pólo turístico do Estado de Alagoas, existem 48 empreendimentos hoteleiros que ofertam 1079 unidades habitacionais e 2938 leitos e que prever a construção do Ondazul Alagoas Hyatt Beach Resort, que contemplará, inicialmente, três hotéis – o Grand Club Hotel, com 100 leitos, o Sport Center Hotel, com 250 leitos, e o conference Center Hotel com 300 leitos. O empreendimento prevê uma série de outros espaços reservados para lazer, restaurantes, bares, áreas esportivas e muito mais.

Há um atraso no empreendimento do Ondazul Internacional, filial brasileira da MMC Grup Mônaco, mas segundo seu presidente Marc Ferrari os motivos burocráticos levaram a demora da execução e informa o novo calendário, janeiro de 2005 inicia o canteiro de obras e sendo concluído em setembro de 2007.

Os hotéis de Maceió vêm investindo bastante na área de eventos, como recentemente, a inauguração do Centro de Convenções do Hotel Ritz Lagoa da Anta que possui um auditório com capacidade de 1800 lugares.

De acordo com vários empresários do setor turístico alagoano, o surgimento do curso de turismo está corroborando no crescimento do setor, pois está trabalhando na formação dos profissionais.

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Foi ótimo estudar na FAT

    Eu não só estudei, como adquiri amigos para o resto de minha vida, os professores são ótimos, o ensino nem se fala, recomendo a faculdade é nota dez.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Cláudia Alves sobre Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo - Agosto 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de Turismo: