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Bacharelado em Música - Ênfase Popular - Instrumento ou Canto

Método: Presencial
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FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo

Bacharelado em Música - Ênfase Popular - Instrumento ou Canto - São Paulo Capital - São Paulo

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Análise da Educaedu

Alisson Soria
Bacharelado em Música - Ênfase Popular - Instrumento ou Canto
  • Modalidade

    O curso de Bacharelado em Música com ênfase popular - Instrumento ou Canto é presencial.

  • Duração

    O Bacharelado em Música tem 2820 horas.

  • Certificado Oficial

    O estudante recerá o título de bacharel em Música - ênfase popular - Instrumento ou Canto.

  • Considerações

    A FAMOSP é um grande exemplo de faculdade moderna e preparada para receber o estudantes e futuro profissional.
    Ela ocupa uma área de 10.000 metros quadrados, distribuída em 3 prédios, e conta com amplas salas de aula, teatro e bibliotecas com conexão à internet.

    O curso de Graduação em Música com ênfase popular traz o estudo de análise musical desde o ponto de vista técnico e histórico, enfocando especialmente a música brasileira.

  • Dirigido a

    O curso está direcionado a pessoas com grande sensibilidade artística e com interesse pelas artes.

  • Área de atuação

    O graduado em Música pode atuar na área artística, em apresentações musicais. Mas o mercado de trabalho para esse bacharel vai muito além da produção musical. Com a obrigatoriedade das aulas de música em escolas do ensino fundamental, o profissional dessa área tem diversas oportunidades na área didática, dando aulas, produzindo materiais e organizando a estrutura didática dos cursos de Música.

  • Salário estimado

    O músico profissional poderá ganhar em torno de R$ 1.100 atingindo a R$ 5.000.

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Conteúdo:
Bacharelado em Música - ênfase popular - Instrumento ou Canto - Instrumento ou Canto

» Habilitação
Instrumento ou Canto

» Início das próximas turmas
2011

» Coordenação
Ms. Lina Maria Ribeiro de Noronha

» Duração
6 semestres

» Periodicidade
Noturno

» Carga horária
2820 h/a

» Vagas
30

Grade curricular

Durante o curso
Análise Musical I e II  Atividades Programadas I, II, III, IV, V e VI  Estágio Curricular I, II, III e IV  Estética e História da Arte I e II  Etnomusicologia I e II  Evolução da Música I e II  Harmonia I e II  Identidade Cultural I e II  Instrumento I, II, III, IV, V e VI  Metodologia da Pesquisa Científica  Música Brasileira I e II  Música Eletrônica I e II  Percepção Musical I e II  Prática de Canto Coral I e II  Prática de Conjunto I, II, III, IV, V e VI  Projeto e Pesquisa em Música  Prosódia Musical I e II  Ritmos Brasileiros I, II, III e IV  Técnicas de Arranjo I e II  Tecnologia Aplicada à Música I, II, III e IV  Teoria da Comunicação I e II  Trabalho de Curso I e II 

Processo Seletivo

» Do Processo Seletivo constam os seguintes procedimentos: entrevista, aplicação de um questionário socioeconômico cultural, Redação e prova de Habilidade Específica para verificação da aptidão e dos conhecimentos prévios.

A entrevista objetiva perceber o entendimento que o candidato tem sobre a área, a perspectiva que ele traz sobre o curso e a coerência de suas expectativas com o que está sendo oferecido. É um momento de esclarecimento sobre o currículo do curso e mercado de trabalho.
O questionário socioeconômico cultural possibilita coletar dados para o estudo do perfil do aluno na entrada com a finalidade de diagnóstico, para o planejamento curricular.
A Redação, versando sobre tema da atualidade em relação à área, possibilita perceber a competência de leitura e escrita, bem como o acesso e utilização dos meios de comunicação e informação.
A prova de Habilidade Específica para o Curso de Música visa avaliar, além da aptidão, os pré-requisitos necessários para o acompanhamento dos cursos em relação aos aspectos técnicos e teóricos fundamentais para a formação, constando de uma prova escrita de Teoria e Percepção Musical e prova prática de Instrumento ou Canto.

Aos candidatos ao Curso de Música: Instrumento ou Canto Popular

Conteúdo para as provas de aptidão

1. Prova de percepção auditiva e conhecimentos teórico-musicais
a) Percepção auditiva
- Ditados rítmicos e melódicos
b) Conhecimentos teórico-musicais
- Notação e Grafia
- Fórmulas de compasso
- Escalas
- Tonalidades
- Intervalos
- Tríades e Tétrades
- Análise Harmônica

2. Prova Prática Específica para ênfase em Instrumento:
- Uma peça de livre escolha
- Duas peças escolhidas, de autores diferentes, entre os compositores abaixo indicados:
• Tom Jobim
• Baden Powell
• Edu Lobo
• Noel Rosa

VIOLÃO
a) 1 peça para violão solo de um dos seguintes autores:
• Baden Powell
• Marco Pereira
• Paulo Bellinati
• Armando Neves
• João Pernambuco
• Ulisses Rocha
• Guinga

OU

1 transcrição para violão de "Odeon", de Ernesto Nazareth
b) 1 leitura à primeira vista

PERCUSSÃO
a) 1 estudo para caixa clara (rudimentos básicos: single beat, flam, drag, paradidle simples, rufo duplo e rufo de cinco articulações)
b) 1 peça do repertório ou estudo do método de Michael Peters

SAXOFONE
• Exercícios de mecanismo do método de saxofone - Klosé.
• Escalas e arpejos maiores em todos os tons
• Choro "Descendo a Serra" de Pixinguinha
• Uma leitura à primeira vista

3. Prova Prática Específica para ênfase em Canto:
a) Duas peças de autores diferentes dentre os seguintes: Tom Jobim, Baden Powell, Edu Lobo, Noel Rosa;
b) uma peça de livre escolha.

Observações :
Os candidatos deverão apresentar as partituras ou cifras já transpostas para seu próprio tom e os instrumentos, para os candidatos de canto popular é necessário trazer as partituras e o acompanhador (piano ou violão).
Os itens com as indicações a, b, c, são obrigatórios.

A avaliação é feita numa escala de zero a dez, sendo estabelecido como nota mínima para a redação 4,5 (quatro e meio).

A classificação final decorre da somatória dos pontos obtidos, sendo desclassificado o aluno que obtiver zero em qualquer dos procedimentos.

Inscrição para o Processo Seletivo: poderá ser efetuada pelo site ou na secretaria da faculdade.

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Embasamento Teórico

    O curso é direcionado a atender profissionais que necessitam de um excelente e reconhecido título de Músico. Os professores são muito bons.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

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    Por Maria Teresa Loduca sobre Bacharelado em Música - Ênfase Popular - Instrumento ou Canto - Fevereiro 2012

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