Graduação em Educação Musical e Música

Solicite informação sem compromisso UNESP - Universidade Estadual Paulista

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Educação Musical e Música - Presencial - Botucatu - São Paulo

  • Conteúdo
    Educação Musical e Música
    Formação de agentes culturais e de artistas


    Embora trabalhem no mesmo universo, os cursos de Educação Musical e de Música apresentam características bastante diferentes. A Educação Musical propõe a formação de um profissional que seja educador e entenda a música como parte integrante de uma formação mais ampla, que vise não somente ao estudo da música em si, mas à formação social que as atividades musicais proporcionam.

    Já o curso de bacharelado em Música tem como objetivo formar artistas.

    No primeiro caso, a ênfase é dada à prática de estudos multidisciplinares e à formação de repertório que contemple culturas locais. O objetivo é despertar nos alunos um interesse que vá além da prática musical tradicional. Soma-se ao perfil do educador o de músico e o de agente cultural.

    Espera-se que o licenciado seja capaz de elaborar e implantar projetos de ensino da música e de fomentar o desenvolvimento do potencial musical, por meio da docência ou de projetos so­ciais. O mercado absorverá mais facilmente o licenciado apto a criar materiais didáticos, realizar pesquisas e propor alternativas para a prática musical em regiões carentes. Para tanto, a formação deste educador contempla disciplinas que darão suporte multidisciplinar ao futuro profissional.

    O curso de Música forma profissionais para atuar em três grandes áreas. A primeira, chamada de Performance, é voltada para a formação de músicos instrumentistas, regentes e cantores. A segunda está ligada à atividade didática e forma professores de Instrumento, Canto, Canto Coral, Teoria e Estruturação Musical para atuarem em conservatórios, escolas especializadas de música e projetos sociais.

    A terceira instrui o estudante a atuar no mercado artístico/cultural e na mídia em geral como compositor e arranjador. Após o término do bacharelado, o aluno estará apto, se desejar, a fazer também a licenciatura em Educação Musical, através do aproveitamento de créditos comuns.

    Os formados podem atuar ainda em difusão cultural (agentes/produtores culturais) e em pesquisa (atende às exigências dos cursos de pós-graduação em seus diferentes enfoques – Performance, Musicologia, Composição, Estética, Pedagogia Musical, História, Etnomusicologia ou Comunicação).

    Na UNESP

    Escolha de disciplinas depende das habilidades desenvolvidas

    A flexibilidade exigida do profissional músico no atual mercado de trabalho foi assimilada pelos cursos de Educação Musical e Música do Instituto de Artes (IA), câmpus de São Paulo, que, a partir de 2009, funciona no bairro da Barra Funda, em novas e modernas instalações.
    A primeira metade dos cursos concentra-se nas áreas básicas de conhecimento através de núcleos disciplinares que reúnem os diversos enfoques exigidos pela prática musical ou acadêmica: Performance Musical, Teoria Musical, História e Estética da Música Ocidental, Escritura Musical e Fundamentos da Prática Vocal.
    Na segunda metade, o aluno contará com um número reduzido de disciplinas obrigató­rias e deverá completar seu projeto curricular com disciplinas de sua escolha, de acordo com as intenções profissionais e habilidades intelectuais confirmadas até aquele momento.
    As grades curriculares dos cursos de Educação Musical e Música buscam a melhor formação possível do aluno. Para conseguir aprovação no vestibular desses cursos, é preciso passar, além das provas gerais, por um exame de habilidades. Para o bacharelado, são exigidas noções práticas da habilidade escolhida: Instrumento, Canto ou Composição e Regência.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu gostaria de saber quanto tempo é esta graduação em música, qual o preço da mensalidade. sou formada em piano no conservatório musical de presidente Venceslau - São Paulo. Me interesso em fazer esta graduação, pois também sou formada em magistério e pedagogia, onde exerço minha profissão até hoje e quero me especializar em "música". "

Gizéle para Graduação em Educação Musical e Música

São Paulo

"Gostaria de saber se esta instituição fica situada na zona leste ou se há algum polo na zona leste. Eu estou de mudança para sp no final deste ano e preciso desta informação, pois irei morar na zona leste. "

Alessandra para Graduação em Educação Musical e Música

Bahia

"Eu gostaria de saber se haverá vestibular no 2° semestre para o curso de música? Eu sou músico mas quero me formar para exercer todas as atividades do mesmo, pois essa área é a minha vida. "

Wesley para Graduação em Educação Musical e Música

São Paulo

"Gostaria de saber sobre mestrado em musica, datas e se é a distancia."

Denise para Graduação em Educação Musical e Música

Brasília Distrito Federal

"Eu venho através deste pedir algumas informações sobre o curso da UNESP de educação musical. É um curso superior de música? Essa é uma faculdade de música? Nele tenho opções de instrumento? Quando abrirá novas inscrições? Quanto é a mensalidade? "

Déborah para Graduação em Educação Musical e Música

Minas Gerais

"Gostaria de saber mais informações a respeito do curso de educação musical da UNESP de Botucatu. "

Miguel para Graduação em Educação Musical e Música

São Paulo

Outro curso relacionado com educação musical

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |