Uniaraxá - Centro Universitário
Araxá (Minas Gerais)
No final da década de 60, vários produtores rurais, profissionais liberais e autoridades constituídas – preocupados com o destino de Araxá e, notadamente, com o êxodo de nossos jovens para outras regiões em busca de cursos superiores – reuniam-se nas fazendas para confabular e destes encontros nasceu e frutificou ...
Ver maisVer mais
Cursos da instituição
Administração de Empresas
Agronomia
Biologia
Comercial e Vendas
Contabilidade
Direito (vários)
Direito Civil
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Fisioterapia
Gestão de Operações
Gestão de Pessoas
Informática
Marketing
Pedagogia
Recursos Humanos
Sistemas de Informação
No final da década de 60, vários produtores rurais, profissionais liberais e autoridades constituídas – preocupados com o destino de Araxá e, notadamente, com o êxodo de nossos jovens para outras regiões em busca de cursos superiores – reuniam-se nas fazendas para confabular e destes encontros nasceu e frutificou a idéia de se criar uma Instituição de Ensino Superior em Araxá. Começaram pelo “Livro de Ouro”, no qual foram registradas as contribuições iniciais dos simpatizantes à idéia, pois se fazia exigência da criação de uma Fundação Cultural e que esta detivesse um patrimônio.

Em 1972, foi criada a Fundação Cultural de Araxá, através da Lei Municipal nº 1.199/72, modificada pela Lei Municipal nº 1.222/73. O alicerce vigoroso estava pronto para receber a magnífica construção.... e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá, primeira Unidade de Ensino Superior desta cidade, teve sua autorização de funcionamento concedida pelo Decreto Presidencial nº 72.688, de 24/8/1973. Estavam, assim, autorizados os Cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais, posteriormente reconhecidos pelos seguintes atos legais: Decreto nº 77.944/76 (Estudos Sociais), Decreto nº 80.025/77 (Pedagogia) e Decreto nº 79.270/77 (Letras).

Durante os anos 70 e 80, a FAFI de Araxá, como ficou conhecida, prestou significativos serviços à cidade e municípios vizinhos, graduando professores e dando a todas as escolas a possibilidade de deixar para trás o tempo dos leigos para trabalhar com professores tecnicamente preparados e legalmente habilitados para o exercício do magistério nos níveis à época denominados como 1º e 2º graus.

As amplas transformações ocorridas no final da década de 80 e o término dos embargos do governo federal à abertura de novos cursos superiores levaram a novas conquistas e investimentos.

Em 14/5/2002, por ato do Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Itamar Gautiero Franco, através do Decreto nº 42.583, as Faculdades Integradas do Alto Paranaíba - FIAP foram transformadas em Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, com a posse da primeira Reitoria em 03/06/2002. Um marco auspicioso na história da educação regional.
Foto Uniaraxá - Centro Universitário Araxá Minas Gerais
Foto Uniaraxá - Centro Universitário Araxá Minas Gerais
Imagens da Uniaraxá - Centro Universitário:
Foto Uniaraxá - Centro Universitário Araxá Minas Gerais
Foto Uniaraxá - Centro Universitário Araxá Minas Gerais
Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar