Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas

Solicite informação sem compromisso FUPAI – Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Luanda Fernandes

Luanda Fernandes

Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas

  • Modalidade
    As aulas são presenciais na sede da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria.
  • Duração
    Consultar com a instituição.
  • Certificado oficial
    A instituição confere certificado ao aluno ao final do curso.
  • Considerações
    Com metodologia de ensino que agrega aulas expositivas, exercícios práticos e análise de casos reais, o Curso de Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas visa habiliar os alunos para a identificação de vibrações em máquinas e no diagnóstico de defeitos das mesmas
  • Dirigido a
    Curso destinado aos profissionais que atuam na área de Mecânica.
  • Área de atuação
    Os profissionais podem atuar junto a empreendimentos e indústrias que posssuem máquinas rotativas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas - Presencial - Itajuba - Minas Gerais

  • Objectivos
    O objetivo maior é aprender a identificar e avaliar as causas das vibrações em máquinas e diagnosticar os defeitos através de análises no tempo e no espectro de vibração. Os assuntos do curso serão desenvolvidos por aulas expositivas e através de casos reais realizados pelos instrutores. Haverá aulas práticas utilizando o Coletor de Dados com software para análise (HANDS-ON) e uma bancada de testes, onde serão abordados tipos de análises, exemplos práticos de diagnósticos realizados pelos instrutores. Cada participante receberá um CD com vários casos com análise de vibrações em máquinas e uma tabela de diagnósticos de defeitos em máquinas rotativas através da análise de vibrações. Serão utilizados recursos audiovisuais e animações para visualizar os problemas em máquinas rotativas. O conteúdo deste curso está de acordo com a Norma ISO 18436-2.
  • Dirigido a
    O curso introduz o profissional no aprendizado da Análise de Vibrações em Máquinas visando a utilização desta técnica como ferramenta primordial na Manutenção Preditiva.
  • Conteúdo
    Princípios de vibração: forma de onda básica no tempo, período, amplitude e freqüência. Níveis de vibrações em deslocamento, velocidade e aceleração quantificados em pico, pico a pico e rms. Formas de análises: gráficos da onda no tempo, gráfico de tendência, gráfico em cascata, gráfico em palogramo e espectros de vibração. Conceitos fundamentais: freqüência natural, ressonância, velocidades críticas. Formas de sinais padrões: batimento, modulações AM e FM e bandas laterais. Aquisição de dados e processamento de sinais: transdutores, tipos de coletores, tipos de cabos, localização e montagem, linhas de resolução, escolha de janelas, aquisição no tempo e setups para medidas. Avaliação da condição: avaliação e priorização do equipamento, linha de base, tendência, ter conhecimentos de ordens de grandezas de níveis de vibrações em máquinas, uso de normas e cartas de severidade de vibrações em função dos níveis medidos, saber reconhecer uma falha no equipamento. Diagnósticos de defeitos: diagnosticar falhas de uma maneira em geral, diagnose de desbalanceamento, desalinhamento, excentricidade, vibrações em mancais de rolamentos e de deslizamento, folgas, vibrações causadas por correias, roçamento, ressonância, motores elétricos, engrenagens, vibração aero-hidrodinâmicas, etc. Exemplos reais de análises de vibração (consultorias executadas pelos instrutores).

Outro curso relacionado com engenharia mecânica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |