Curso de Formação Livre em Dança Circular

Solicite informação sem compromisso Instituto Fênix de Humanização

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Formação Livre em Dança Circular - Presencial - Vitória - Espírito Santo

  • Conteúdo
    FORMAÇÃO EM DANÇAS CIRCULARES: MENTE, CORPO E ALMA EM MOVIMENTO         Nº Encontros Mensais: 2 encontros Horários: Sábados de 8h30h às 18h e Domingo de 8h30 às 16h Carga Horária: 120 horasDuração: 8 meses
     
    HISTÓRIA
    Dança Circular é um movimento que resgata uma prática ancestral.Hoje é um campo de aprendizagem novo, que visa inovar, desafiar, conectar as pessoas com a harmonia, respeitar,aceitar e honrar as diversidades!Em 1976, um coreógrafo alemão/polonês – Bernhard Wosien criou um movimento chamado Danças Circulares Sagradas. Consiste em experimentar músicas, gestos, ritmos, passos de diversos povosÉ um convite para conhecer expressões de outras culturas, através do ritmo, melodia e movimentos, desde gestos, posturas e história.
                   
    OBJETIVOS
    Um curso teórico e prático destinado a pessoas, de diversas áreas, interessadas em um caminho de desenvolvimento pessoal ou profissional de conhecimento e aprimoramento nas Danças Circulares.O curso é centrado na pessoa – física, emocional, mental e espiritual – e oferece ao participante conhecimento e motivação para ser um multiplicador consciente e atuar frente a grandes e pequenos grupos, integrando movimento, ritmo e emoção, ou simplesmente DANÇAR A VIDA tendo a Dança Circular como um caminho de autoconhecimento.
                                  
    MATRIZ CURRICULAR
    A estrutura de funcionamento com encontros no final de semana, permite conciliar o tempo e viabiliza a frequência para alunos de outros municípios.
    ORIGEM: a base do movimento das Danças Circulares SIMBOLOGIA DAS DANÇAS CIRCULARES FOCALIZAR – Corpo, Espaço, Ritmo DANÇAS CIRCULARES NA ESCOLA – Criança Vem Brincar O GRANDE CÍRCULO – Mestres focalizadoresAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOACC – ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR.
                                  
    PÚBLICO ALVO E PRÉ REQUISITOS
    O Curso de Formação em Dança Circular não tem nenhum pré-requisito, é aberto a todas as pessoas, com ou sem graduação, de todas as áreas.Educadores físicos, Arteterapeutas, Professores de dança, Professores de Educação Física, Neurologistas, Fisioterapeutas Médicos, Psicólogos, Professores, Enfermeiros. Profissionais que atuem na área da Educação, Saúde Clínica e/ou Hospitalar, Projetos Sociais, interagindo com qualquer faixa etária e que têm interesse em utilizar As Danças Circulares como elemento facilitador do processo de expressão pessoal e grupal.A Dança Circular vem se desenvolvendo com muita força no país em diversas áreas de atuação, à medida que se desenvolvem as pesquisas e mediante os resultados com eficácia comprovada.
    BENEFÍCIOS
    O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.Autoconhecimento e auto realização – fonte de vida, de energia e transformação pessoal. Relaxa, diverte e promove união.Socialização, o grupo promove apoio mútuo, cooperação, comunhão. Ajuda a combater o stress e a depressão e aumentar a capacidade de concentração pois na roda trabalhamos o corpo, a mente e as emoções.Possui um aspecto inclusivo e coletivo, capaz de criar vínculos e relações de solidariedade entre os praticantes.Reduz a ansiedade – dançar em círculo leva a um ritmo diferente daqueles criados por comportamentos ansiosos. “A dança circular relaxa, alterando os neurocircuitos do estresse”, psiquiatra Paulo Toledo Machado FilhoDesacelera o ritmo do mundo moderno – a roda não cria nada competitivo, já que não há quem fique na frente ou atrás. Como o importante é manter o ritmo e a forma circular, quem erra o passo é imediatamente ajudado pelo colega, para que o fluxo do movimento seja mantido.É uma atividade artística, que não requer prática nem habilidade para ser realizada.Trabalho neuromotor – a roda desenvolve a bilateralidade (controle motor dos lados esquerdo e direito do corpo) e exige que o cérebro processe a informação sobre o movimento de forma diferente da que está habituado.A Dança traz prazer e bem estar – a alegria da música, a animação do grupo colaboram para aumentar a produção de neuro-hormônios ligados à sensação de bem-estar, como por exemplo as endorfinas.Trabalho aeróbico – aumenta a capacidade cardiorrespiratória, queima calorias e ajuda no controle da pressão arterial, entre outras coisas. É uma opção de exercício físicoEquilíbrio emocional – a roda ou qualquer movimento circular, como girar sobre o eixo do próprio corpo, ajuda a pessoa a se autocentrar, se equilibrar e se organizar internamente.
                                  
    ATUAÇÃO PROFISSIONAL E OPORTUNIDADES
    As Danças Circulares, que chegaram ao Brasil no início da década de 90, se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.A Dança Circular é cooperativa por natureza. Assim, nos tempos atuais, quando as pessoas estão buscando caminhos para harmonizar as diferenças, em roda, de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz a ancestralidade à flor da pele e conecta cores, raças, tempos e espaços, acessando outros níveis de consciência e percepção. Esta prática prepara o ser humano para uma nova etapa da humanidade, onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.
    Com a Formação em Dança Circular você poderá:Adquirir uma nova profissãoAmpliar os conhecimentos na área que já atuaComplementar a formação, em busca da certificaçãoMudar de áreaConquistar uma renda melhorAumentar a pontuação para Concursos PúblicosIntegrar equipes multidisciplinares na saúde e na educaçãoTer seu próprio espaço/grupo de Dança CircularA aplicabilidade das Danças Circulares Sagradas não tem limite. Especialmente no Brasil, ela está sendo vivida nos mais diferentes espaços de convivência: empresas, presídios, escolas, instituições, órgãos públicos, hospitais, abrigos e qualquer lugar que tenha seres humanos precisando de paz, calor humano, amor e compaixão.Além disso, a Dança Circular faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde que propõem o autocuidado, o despertar para o autoconhecimento e a consciência de que as emoções trabalham na construção da melhor saúde. A Dança auxilia o sujeito a entender as mudanças necessárias para sua melhora ou cura, agindo de forma preventiva, complementar aos tratamentos e geralmente melhoram de maneira evidente os quadros e diagnósticos médicos.Assim, um facilitador de Dança Circular pode prestar concurso público, integrar equipes multidisciplinares de saúde e educação ou ainda dar aulas para seu próprio grupo.
                                  
    DIFERENCIAIS DA DANÇA CIRCULAR FÊNIX
    Único curso do Estado que oferece uma Formação Completa em Dança Circular;A metodologia do curso que envolve teoria e vivências práticas, permitindo ao aluno experimentar aquilo que ele vai realizar em sua carreira, além de colher os benefícios pessoais da dança, ao longo do curso;Traz um enfoque global, tanto para quem busca benefícios pessoais, quanto para quem pretende atuar profissionalmente. É o tal “encontrar o caminho” e quando fazemos isso grupalmente, é mágico;Agrega horas no somatório de pontos para concurso público já que são 120 horas;O grande diferencial é o material – vídeo didático com os estudos das 80 danças trabalhadas, as músicas e toda a fundamentação teórica em apostilas feitas exclusivamente para o curso;Imersão total – “O ponto alto do curso é a imersão, que acontece fora do espaço formal e será um tempo para imergirmos integralmente na prática das Danças Circulares. É um mergulho na prática, estaremos em um tempo e espaço mágicos para nos exercitarmos, juntas…” – Fátima Aguirre, Coordenadora.

Outro curso relacionado com dança

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |