Graduação em Engenharia de Pesca - Mossoró - Rio Grande do Norte - UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - I25562

Home>Graduação>Engenharia de Pesca>Mossoró>Graduação em Engenharia de Pesca - Mossoró - Rio Grande do Norte
 
Graduação em Engenharia de Pesca
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (2)
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Engenharia de Pesca - Mossoró - Rio Grande do Norte

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Graduação de Engenharia de Pesca:

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Graduação em Engenharia de Pesca
  • Modalidade

    A modalidade do curso é presencial.

  • Duração

    São 4005 horas de curso.

  • Certificado Oficial

    O aluno receberá um diploma de Graduação em Engenharia de Pesca.

  • Considerações

    Com um caminho de manifestações políticas cria-se a Escola Superior de Agricultura de Mossoró em Universidade Federal Rural do Semi-Árido em 1967.
    O curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UFERSA oferece um ensino de qualidade com um corpo docente formado por mestres e doutores e visa formar profissionais que atuem com total qualidade na área de pesca e aquicultura.

  • Preço do Curso

    Sob consulta.

  • Dirigido a

    O curso é dirigido aos alunos que tenham completado o Ensino Médio.

  • Área de atuação

    O profissional pode atuar como docente, pesquisador, coordenador, executor de atividades em que valorizem o aproveitamento de recursos sustentáveis nas áreas pesca e aquicultura.

  • Salário estimado

    Inicialmente, o salário é de R$ 1700.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Engenharia de Pesca - Mossoró - Rio Grande do Norte Comentários sobre Graduação em Engenharia de Pesca - Mossoró - Rio Grande do Norte
Objetivos:
O curso de Engenharia de Pesca da UFERSA tem como objetivo geral a formação de profissionais altamente qualificados para atuação na área de pesca e aqüicultura, que sejam capazes de identificar, equacionar e solucionar problemas em sua área, gerando e aplicando conhecimentos científicos em aqüicultura, tecnologia de pesca, tecnologia dos produtos da pesca, investigação pesqueira, limnologia, oceanografia, engenharia aqüícola, ecologia aquática, extensão pesqueira e administração e economia pesqueira, em nosso país, especialmente no Estado do Rio Grande do Norte e demais estados do Nordeste.
Conteúdo:
Algumas disciplinas:


DISCIPLINAS OPTATIVAS

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
Ementa: Introdução à comercialização aqüícola; estratégia de gerenciamento da produção; economia de produtos; administração de mercados; opções de comercialização; marketing versus consumo; introdução ao comércio exterior; características de alguns mercados.

CARCINOLOGIA

Ementa: Introdução; grupos de valor comercial: identificação; área de distribuição e área de pesca; biologia: ciclo de vida, hábitos alimentares e reprodução; técnicas de estudo de alimentação, maturação sexual, crescimento e idade.

ICTIOLOGIA
Ementa: Introdução; grupos de valor comercial: identificação, área de distribuição e área de pesca; biologia: ciclo de vida, hábitos alimentares e reprodução; técnicas de estudo de alimentação, maturação sexual, crescimento e idade.

QUALIDADE DE ÁGUA E SOLO EM AQÜICULTURA

Ementa: Solos adequados a aqüicultura; correção do solo; mineralização da matéria orgânica; processos biológicos em viveiros; qualidade de água: temperatura, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, salinidade, pH, alcalinidade, dureza, componentes nitrogenados, cor e turbidez.

LIX. GENÉTICA
Ementa: Importância do estudo da genética e evolução; biologia e fisiologia celulares, identificação do material genético; transmissão e distribuição do material genético, transmissão e distribuição do material genético; genética quantitativa de populações; modo de ação dos genes; princípios da evolução orgânica.

ANÁLISE DE CUSTOS I
Ementa: Conceitos básicos, sistemas e critérios. Classificação dos custos. Composição dos custos de produção. Sistemas de acumulação de custos por ordem de produção. Sistemas de acumulação de custos por processo. Produção conjunta.

CONTABILIDADE GERAL
Ementa: Operações com Mercadorias; Encerramento de Contas de Resultado; Apuração do Resultado do Exercício; Inventário Periódico e Permanente; Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Ementa: Produtividade. Divisão do trabalho. Principais formas de organização do trabalho. Elementos para a estruturação da empresa.

POLUIÇÃO E IMPACTO AMBIENTAL
Ementa: Conceitos fundamentais. Qualidade ambiental. Fontes de poluição e principais poluentes e contaminantes. Principais parâmetros de avaliação da qualidade ambiental. Impactos ambientais provocados pelos resíduos de atividades antrópicas. Legislação ambiental. Dispersão de poluentes. Capacidade ambiental de auto-depuração de poluentes.

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Ementa: Conceitos básicos sobre recursos hídricos. Legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais. Aspectos institucionais. Aspectos conceituais de gestão de recursos hídricos. Modelos de avaliação/gestão de recursos hídricos (MAGs). Instrumentos de gestão de recursos hídricos: outorga, cobrança pelo uso da água. Aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos hídricos. Utilização de sistema de informações geográficas para o planejamento de recursos hídricos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ementa: Educação ambiental e cidadania; percepção da realidade ambiental; a relação educação ambiental-qualidade de vida; escola-meio ambiente-comunidade; interação entre o homem e seu ambiente natural ou construído; direito ecológico e política ambiental.


AGRONEGÓCIO PESQUEIRO
Ementa: Conceituação; cadeias produtivas: sistema agroindustrial; relações na cadeia produtiva pesqueira; o papel das instituições e do Estado; sistema de parceria na exploração pesqueira; desafios para o agronegócio a nível nacional; a pesca no comércio internacional; qualidade e competitividade; política de exportação: a pesca na pauta de exportação brasileira.
 

Opiniões (2)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Gostei

    Gosto muito do curso de Engenharia de Pesca e adorei o curso da UFERSA.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Fabiano Julio sobre Graduação em Engenharia de Pesca - Outubro 2011
  • Legal.

    Muito bom, muito legal. Vale muito a pena estudar na UFERSA, é facil ingressar no mercado de trabalho.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por José Antônio Souza Pereira sobre Graduação em Engenharia de Pesca - Janeiro 2012

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de Engenharia de Pesca: