Curso de Hebraico Bíblico – Nível A - Online

Solicite informação sem compromisso Israel Institute of Biblical Studies

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Curso de Hebraico Bíblico – Nível A

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira on line.
  • Duração
    A duração do curso é de 9 meses.
  • Certificado oficial
    O certificado será expedido pela Universidade Hebraica de Jerusalém.
  • Considerações
    O curso de Hebraico Bíblico tem como foco o estudo da língua hebraica original. Durante o Nível A, o aluno irá aprender as vogais, alfabeto, estruturas de frases, verbos e adquirão um vocabulário de 450 palavras comuns da língua. O curso é ministrado com tópicos de histórias bíblicas famosas e 1 vez por semana são enviados exercícios pelos professores para que o aluno aprenda ainda mais e os professores possam acompanhar e avaliar o desenvolvimento do curso.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso de Hebraico Bíblico – Nível A - Online

  • Conteúdo
    Hebraico Bíblico – Nível A  

    Redescubra a Bíblia e aprofunde-se nas escrituras sagradas. Leia a Bíblia Hebraica em seu idioma original e revele segredos escondidos que foram ignorados por milênios. 

    Descrição do curso.

    Este curso introduz você ao mundo do Hebraico Bíblico, para iniciar a sua jornada de interpretação de textos sagrados antigos junto com seu professor israelense e colegas do mundo inteiro. 

    Resumo do programa.

    1.  O Alfabeto Hebraico: Antes e Agora

    Bem-vindo! Depois de nos conhecermos, iniciaremos este curso estudando a história do alfabeto hebraico. Conversaremos sobre a relação entre o alfabeto hebraico e o alfabeto latino e aprenderemos 8 letras do alfabeto hebraico. 

    2. O Alfabeto Hebraico, continuação

    Nesta segunda unidade completaremos o estudo do alfabeto hebraico. No final desta unidade teremos a capacidade de reconhecer as 23 letras do alfabeto hebraico. 

    3. As Vogais Hebraicas

    Após aprendermos as letras e as consoantes, iniciaremos o aprendizado das vogais hebraicas. Iniciaremos com a história da sinalização e das vogais em hebraico e conheceremos a primeira vogal [a]. 

    4. As Vogais E-I-O-U

    Nesta unidade continuaremos a aprendizagem das demais vogais hebraicas [e-i-o-u]. Já podemos começar a ler versículos curtos da criação. (Gênesis 1) 

    5.  O 'Dagesh' e a Separação de Sílabas

    Depois de aprender as consoantes e as vogais, aprenderemos como se assinalam as consoantes duplicadas (geminação) em hebraico e como se dividem as sílabas. Também leremos versículos da história da árvore da sabedoria. (Gênesis 3) 

    6. Substantivos e Adjetivos

    Agora que já podemos ler e pronunciar os sons do hebraico, conversaremos sobre a morfologia das palavras hebraicas. Começaremos com os substantivos e os adjetivos, e aprenderemos suas formas básicas e a gramática associada a estas.
    Acompanharemos o estudo lendo e comentando a história da árvore da sabedoria. (Gênesis 3) 

    7. O 'Shva'

    Nesta unidade retornaremos ao mundo dos sons e conheceremos o shva, um sinal vocálico. A aprendizagem será feita em torno da história da torre de Babel. (Gênesis 11) 

    8. A Estrutura da Palavra Hebraica

    A questão discutida nesta unidade é: Como criar palavras em hebraico? Aprenderemos sobre os termos em hebraico Shoresh (raiz) e Mishqal (padrão). Também leremos e discutiremos alguns versículos da história do dilúvio. (Gênesis 6-8) 

    9. Algumas Outras Vogais

    Nesta unidade completaremos a parte fonológica de nosso programa de estudos, e estudaremos mais algumas vogais: a vogal breve [o] (qamatz qatan) e as vogais reduzidas. Aprenderemos como elas devem ser reconhecidas ao lermos e estudarmos a história do sonho de Jacó. (Gênesis 28) 

    10. O Artigo Definido

    Como o hebraico marca a diferença entre "um menino" e "o menino"? Esta é a pergunta que tentaremos responder na unidade 10. Voltaremos a ler e discutir versículos da história da criação (Gênesis 1) e da Torre de Babel. (Gênesis 11) 

    11.  O Artigo Definido (continuação) e Algumas Preposições

    Nesta unidade seguiremos estudando mais aspectos do artigo definido. Além disso estudaremos a combinação do artigo definido e algumas preposições. Também leremos e conversaremos sobre alguns versículos da história da árvore da sabedoria. (Gênesis 3) 

    12. Estados de Construção

    Como se diz “caixa de madeira” em hebraico? Nesta unidade aprenderemos como o hebraico assinala a relação “de”. Ilustraremos essa relação lendo versículos de Gênesis. 

    13. Estados de Construção no Plural

    Como se assinala no hebraico a relação “de” no plural? Nesta unidade responderemos a esta pergunta. Leremos e conversaremos sobre a história de Caim e Abel. 

    14. Pronomes Pessoais

    Eu, tu, ele, ela… Nesta unidade aprenderemos os pronomes pessoais em hebraico. Ilustraremos estes pronomes com a história de Caim e Abel. 

    15. Sufixos Pronominais

    Nesta unidade aprenderemos como o hebraico assinala a diferença entre: "meu cavalo", "seu cavalo" e "cavalo dele". Também discutiremos sobre a palavra "pomba" e Noé. (Gênesis 8) 

    16. A Construção Definida

    Nesta unidade estudaremos como se indica a diferença entre “o filho de Ishai” e “um filho de Ishai” em hebraico. Ilustraremos estas construções com a história de Agar (Gênesis 21). 

    17. Orações Nominais

    Por que não é necessário de um verbo para formar uma oração em hebraico? Nesta unidade aprenderemos como se formam as orações nominais em hebraico. Comentaremos também sobre o encontro entre Jacob e Raquel ao lado do poço (Gênesis 29). 

    18. Orações Nominais, continuação

    Nesta unidade aprenderemos diferentes maneiras de formar orações nominais em hebraico. Veremos como as orações nominais são usadas no livro Provérbios 6:23. 

    19. Revisão: Rute

    Nesta unidade descansaremos um pouco. O ritmo do estudo será mais suave enquanto fazemos uma revisão do que aprendemos até agora e avaliamos as nossas realizações. A revisão dos temas gramaticas será feita através da leitura da história de Rute e Noêmi (Rute 1). Uma das questões que estudaremos é: Como o nome das pessoas ajuda a
    elucidar a história? 

    20. Verbos em Qatal

    Depois de comentar os substantivos e os adjetivos em hebraico, nesta unidade daremos início a terceira parte do primeiro curso: Os verbos. Estudaremos a morfologia da conjugação do tempo verbal chamado Qatal. Observaremos que nas conjugações existe uma clara relação entre os pronomes pessoais e os sujeitos. 

    21. Traduzindo Qatal

    O que significa Qatal e como se traduz ao português? Nesta unidade responderemos a estas duas perguntas. Além disso estudaremos como se indica o objeto direto definido em hebraico. Comentaremos os dois temas lendo e estudando diversos versículos da Bíblia. 

    22. Traduzindo Qatal, continuação

    Nesta unidade continuaremos nosso estudo do tempo verbal Qatal e seu comportamento em distintos tipos de orações. Examinaremos também as diferenças entre o hebraico e o português neste aspecto. 

    23. Revisão: Rute, continuação

    Por que Noêmi queria trocar seu nome para Mara? O que ocorreu a Rute e Noêmi quando voltaram de Moab? Estas são algumas das perguntas que responderemos na presente unidade de revisão. Nesta aula faremos uma revisão das unidades que estudamos até agora.

    24. Verbos em Yiqtol

    O segundo tempo verbal que estudaremos é a conjugação do prefixo chamada Yiqtol. Nesta unidade aprenderemos como reconhecer esta forma e suas conjugações em hebraico. Descobriremos que nesta forma também existe uma clara relação entre as diferentes pessoas e os pronomes pessoais. 

    25. Traduzindo Yiqtol

    Qual é o significado do tempo verbal Yiqtol e como se traduz ao português? Estas são as perguntas que responderemos nesta unidade. Ilustraremos os temas utilizando vários versículos da Bíblia. 

    26. Traduzindo Yiqtol, continuação

    Nesta unidade continuaremos estudando o significado e a tradução de Yiqtol. Descobriremos como funciona este tempo verbal em diferentes tipos de orações e a diferença entre o hebraico e o português neste aspecto. 

    27. Revisão: Rute, continuação

    Qual é a relação semântica entre “um descanso”, Noêmi e Rute? (Rute 3:1). De que maneira estão relacionados os verbos “conhecer”e “dormir”? Responderemos a estas e outras perguntas na presente unidade de revisão, na qual faremos uma revisão de alguns temas das unidades anteriores. 

    28. Verbos em Vayiqtol

    A terceira forma verbal que aprenderemos é Vayiqtol. Na primeira parte da unidade aprenderemos como identificar esta forma verbal. Na segunda parte descobriremos seu significado e como se traduz ao português. Ilustraremos o uso de Vayiqtol mediante versículos da Bíblia. 

    29. Verbos em Veqatal

    A quarta forma verbal que aprenderemos é Veqatal. Na primeira parte desta unidade aprenderemos como identificar esta forma e na segunda parte descobriremos o significado da forma e como se traduz ao português. Ilustraremos seus usos com vários versículos bíblicos. 

    30. Nossa Jornada

    “ Nossa Jornada”é o nome do último encontro deste curso. Nesta aula faremos uma revisão das unidades que estudamos e veremos o longo trajeto que percorremos desde as primeiras aulas até agora. 

    Este curso é inteiramente reconhecido pela Universidade Hebraica .

    • Obtenha crédito acadêmico completo para este curso da Universidade Hebraica de Jerusalém 
    • Válido em qualquer instituição acadêmica que reconheça crédito da Universidade Hebraica de Jerusalém 
    • Receba um certificado oficial do Instituto de Estudos Bíblicos de Israel ao completar este curso 

Outro curso relacionado com hebraico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |