Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

  • Modalidade
    Aulas no formato presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O aluno é certificado pelo instituição.
  • Considerações
    O Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea da PUC SP visa a promoção, reflexão e prática de atividades criativas na dança, propondo uma intensa discussão sobre formas de criar. A formação oferece recursos para a criação de diferentes coreografias contemporâneas. Os estudos também são focados em forte base teórica, mas com muita prática. O curso é dividido em 3 partes e realizado em encontros com renomados profissionais da área. Durante essa jornada, os participantes promoverão discussões com os docentes antes e após a realização de cada parte do curso, seguidos de análises textuais que serão utilizados como pontes para o processo de criação da dança.
  • Dirigido a
    Formação voltada a estudantes de dança, professores da área e artistas interessados em refletir sobre o processo de criação em dança cênica contemporânea.
  • Área de atuação
    Essa formação permite atuar na área de ensino da dança em escolas e atividades promovidas pelo estado, bem como atuar em seminários e workshops envolvendo processos de criação de dança.

Comentários sobre Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Para muitos, a dança é uma forma de organizar o pensamento do corpo e os processos criativos encontram na dança contemporânea um ambiente de exploração inesgotável. Com esse curso, a PUC-SP inaugura uma nova área da extensão na universidade, relacionada à área de conhecimento e linha de pesquisa do Departamento de Linguagens do Corpo. Além de se preocupar em promover a reflexão e a prática dos processos criativos em dança, o curso propõe um intenso debate sobre as formas de criação, oferecendo subsídios para a elaboração de diferentes sistemas de construção coreográfica contemporânea. O objetivo da extensão é propiciar a experiência de metodologias de trabalhos diferentes para a construção de vocabulários próprios e encontrar modos de organização coerentes com a construção de um texto contemporâneo. Trata-se de um curso prático, mas fortemente ancorado em bases teóricas. Seu conteúdo foi divido em três módulos distintos, que promovem o encontro com três criadores-intérpretes da cena de dança contemporânea paulista. Intitulado de "Investigação da Dramaturgia do Corpo", o primeiro módulo será oferecido pela criadora-intérprete Vera Sala, que centrará a experimentação nos processos de criação partindo do entendimento do movimento como um processo contínuo de alterações e atualizações do corpo. A criadora-intérprete Gaby Imparato ministrará o módulo "Uma visão sistêmica para a criação da dança cênica", que propõe explorar o trânsito de informações entre corpo e ambiente como estímulo para o processo de criação coreográfica. O terceiro e último módulo ficará a cargo de Umberto da Silva: "Pequenas Construções Dramáticas em Dança Contemporânea". O criador-intérprete enfoca o processo criativo a partir das questões que emergem das relações entre obra, autor e intérprete. Ao longo do curso, o aluno poderá participar de debates com os professores antes e depois de cada módulo e apresentar as questões desenvolvidas durante a experiência. Também haverá discussão e análise dos textos adotados como interlocutores do processo de criação em dança cênica.
  • Dirigido a
    Estudantes de dança, professores da área e artistas interessados em refletir sobre o processo de criação em dança cênica contemporânea.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso extensão Processos Criativos em Dança Contemporânea.
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    Módulo I - Investigaçãoda dramturgia do corpo
    · Sensibilização e percepção corporal
    · Relações de espacialidadeentre partes do corpo
    · A improvisação como forma de conhecimento

    Módulo II - Uma visão sistêmica para a criação da dança cênica
    · Estudo das relações entre estados alterados do corpo e o tempo como processo
    · Estudo da evolução de um sistema de movimentos
    · Estudo de diferentes modos de organizar movimentos selecionados pela metodologia de trabalho e sob cada ponto de vista estético

    Módulo III - Pequenas Construções Dramáticas em Dança Contemporânea
    · Estudo relativos às escolhas dos textos e as implicações dos limites
    · Estudos relativos ao entendimento do intérprete dentro das relações obra-autor
    · Estudos relativos às escolhas estéticas contidas nos enunciados da obra

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |