Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

  • Modalidade
    Aulas no formato presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado Oficial
    O aluno é certificado pelo instituição.
  • Considerações
    O Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea da PUC SP visa a promoção, reflexão e prática de atividades criativas na dança, propondo uma intensa discussão sobre formas de criar. A formação oferece recursos para a criação de diferentes coreografias contemporâneas. Os estudos também são focados em forte base teórica, mas com muita prática. O curso é dividido em 3 partes e realizado em encontros com renomados profissionais da área. Durante essa jornada, os participantes promoverão discussões com os docentes antes e após a realização de cada parte do curso, seguidos de análises textuais que serão utilizados como pontes para o processo de criação da dança.
  • Dirigido a
    Formação voltada a estudantes de dança, professores da área e artistas interessados em refletir sobre o processo de criação em dança cênica contemporânea.
  • Área de atuação
    Essa formação permite atuar na área de ensino da dança em escolas e atividades promovidas pelo estado, bem como atuar em seminários e workshops envolvendo processos de criação de dança.

Comentários sobre Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Para muitos, a dança é uma forma de organizar o pensamento do corpo e os processos criativos encontram na dança contemporânea um ambiente de exploração inesgotável. Com esse curso, a PUC-SP inaugura uma nova área da extensão na universidade, relacionada à área de conhecimento e linha de pesquisa do Departamento de Linguagens do Corpo. Além de se preocupar em promover a reflexão e a prática dos processos criativos em dança, o curso propõe um intenso debate sobre as formas de criação, oferecendo subsídios para a elaboração de diferentes sistemas de construção coreográfica contemporânea. O objetivo da extensão é propiciar a experiência de metodologias de trabalhos diferentes para a construção de vocabulários próprios e encontrar modos de organização coerentes com a construção de um texto contemporâneo. Trata-se de um curso prático, mas fortemente ancorado em bases teóricas. Seu conteúdo foi divido em três módulos distintos, que promovem o encontro com três criadores-intérpretes da cena de dança contemporânea paulista. Intitulado de "Investigação da Dramaturgia do Corpo", o primeiro módulo será oferecido pela criadora-intérprete Vera Sala, que centrará a experimentação nos processos de criação partindo do entendimento do movimento como um processo contínuo de alterações e atualizações do corpo. A criadora-intérprete Gaby Imparato ministrará o módulo "Uma visão sistêmica para a criação da dança cênica", que propõe explorar o trânsito de informações entre corpo e ambiente como estímulo para o processo de criação coreográfica. O terceiro e último módulo ficará a cargo de Umberto da Silva: "Pequenas Construções Dramáticas em Dança Contemporânea". O criador-intérprete enfoca o processo criativo a partir das questões que emergem das relações entre obra, autor e intérprete. Ao longo do curso, o aluno poderá participar de debates com os professores antes e depois de cada módulo e apresentar as questões desenvolvidas durante a experiência. Também haverá discussão e análise dos textos adotados como interlocutores do processo de criação em dança cênica.
  • Dirigido a
    Estudantes de dança, professores da área e artistas interessados em refletir sobre o processo de criação em dança cênica contemporânea.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso extensão Processos Criativos em Dança Contemporânea.
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    Módulo I - Investigaçãoda dramturgia do corpo
    · Sensibilização e percepção corporal
    · Relações de espacialidadeentre partes do corpo
    · A improvisação como forma de conhecimento

    Módulo II - Uma visão sistêmica para a criação da dança cênica
    · Estudo das relações entre estados alterados do corpo e o tempo como processo
    · Estudo da evolução de um sistema de movimentos
    · Estudo de diferentes modos de organizar movimentos selecionados pela metodologia de trabalho e sob cada ponto de vista estético

    Módulo III - Pequenas Construções Dramáticas em Dança Contemporânea
    · Estudo relativos às escolhas dos textos e as implicações dos limites
    · Estudos relativos ao entendimento do intérprete dentro das relações obra-autor
    · Estudos relativos às escolhas estéticas contidas nos enunciados da obra

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber em qual campus da PUC ministra esse curso universitário. Quais são os projetos para o processo seletivo, quando e onde serão abertas as inscrições e se as matérias contidas no curso entre outras informações. "

Rafaela para Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

São Paulo

"Eu gostaria de saber como é essa faculdade de dança. Quais são as matérias, o preço, período do curso e o tempo do curso. "

Andressa para Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

São Paulo

"Prezados senhores, gostaria de saber: - prazo da inscrição; - data de inicio e término do curso de especialização, bem como os dias da semana e horários em que o mesmo será ministrado; - o custo do investimento da inscrição e da mensalidade "

Grazianni para Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

Paraná

"Sou pedagoga, tive recente vivência em curso de dança contemporânea. O meu grande interesse é unir o trabalho de dança contemporânea com a arte de educar. Através do despertar para a consciência do corpo, qual a grade curricular do curso? Qual o período e horário das aulas?"

Luana para Curso de Processos Criativos em Dança Contemporânea

São Paulo

Outro curso relacionado com Arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |