Curso Técnico em Hotelaria

Solicite informação sem compromisso SENAC - OSASCO

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Técnico em Hotelaria - Presencial - Osasco - São Paulo

  • Conteúdo
    Técnico em Hotelaria

    É um curso profissionalizante estruturado para desenvolver profissionais aptos a exercerem funções técnicas e de coordenação em Serviços de Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas e Eventos.

    Os alunos aprendem a planejar, gerir e executar atividades em serviços administrativos, de alimentos e bebidas, de meios de hospedagem, eventos e lazer, considerando técnicas de atendimento e procedimentos específicos, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, com entendimento dos diversos setores da hospitalidade e ampla visão de suas funções operacionais; coordenar equipes de serviços de hospitalidade, mobilizando conhecimentos sobre o processo de trabalho da área, o relacionamento entre os departamentos/ setores, habilidades de comunicação, de liderança e de trabalho em equipe; promover a comercialização dos produtos e serviços de hospitalidade, para a captação de clientes de diversos segmentos, atendendo à legislação e normas pertinentes, bem como aos padrões de qualidade.
    (Carga horária mínima: 800)

    Mercado de Trabalho O Técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de Alimentos e Bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança).

    Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda etc., e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.

    Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes, e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.

    Pré-requisitos Para matrícula no curso é necessário que o candidato esteja, no mínimo, cursando a 2ª série do ensino médio.

    Método São realizadas atividades que aproximam os alunos das situações reais de trabalho, como estudos de casos, proposição de problemas, simulações de contextos, contatos com profissionais da área, visitas técnicas e vivências em ambientes de hospedagem e alimentos e bebidas. No decorrer dos módulos são desenvolvidos projetos relacionados com os segmentos da hotelaria.

    Programa

    MÓDULO  1
    Ambientação Profissional


    Carga horária:160 horas

    Conteúdo:
    • O profissional de Turismo e Hospitalidade: trade turístico, interesses, hábitos, atitudes e expectativas dos clientes, qualidade no atendimento;
    • Campo da hotelaria e dos alimentos e bebidas: organização do trabalho, aspectos éticos e relações que interferem na ação profissional, possibilidades que permitam ampliar a atuação profissional;
    • Postura profissional: direitos e deveres do profissional da hotelaria.

    MÓDULO  2
    Meios de Hospedagem


    Carga horária:320 horas

    Conteúdo:
    • Coordenação, execução e avaliação de serviços de governança, de serviços e procedimentos de Front Office de lazer e entretenimento, dos meios de hospedagem;
    • Criação, promoção e comercialização de produtos e serviços de hospedagem;
    • Avaliação da satisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos e serviços de hospedagem prestados.


    MÓDULO  3
    Alimentos e Bebidas e Eventos


    Carga horária:320 horas


    Conteúdo:
    • Concepção, viabilização e organização de espaços físicos, do fluxo de circulação, dos meios e dos recursos para concretização da oferta dos produtos e serviços de alimentos e bebidas;
    • Planejamento, coordenação e avaliação dos serviços de cozinha, incluindo administração de recursos materiais, gestão de recursos humanos e financeiros;
    • Planejamento de cardápios e de serviços de bar em estabelecimentos especializados ou como apoio a restaurantes;
    • Operacionalização e avaliação dos serviços de cozinha e restaurante.
    • Padronização de produtos e serviços de alimentos e bebidas em seus vários segmentos;
    • Organização, execução e avaliação de eventos e serviços especiais: aspectos administrativos, financeiros, operacionais, comerciais, promocionais e gastronômicos;
    • Avaliação da satisfação dos clientes quanto à qualidade do atendimento, produtos e serviços oferecidos em alimentos e bebidas e em eventos.

    Certificação Àquele que concluir todos os módulos desta habilitação profissional e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Hotelaria – Área Profissional de Turismo e Hospitalidade, registrado com validade nacional.

    Àquele que concluir os Módulos I e II, será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio em Serviços de Meios de Hospedagem – Área Profissional de Turismo e Hospitalidade.

    Àquele que concluir os Módulos I e III, será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio em Alimentos e Bebidas e Eventos – Área Profissional de Turismo e Hospitalidade.

    Quando houver a realização de estágio, este será apostilado no respectivo diploma ou certificado. 

Outro curso relacionado com hotelaria

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |