Especialização de Roteiro em Áudio e Audiovisual

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização de Roteiro em Áudio e Audiovisual

  • Modalidade
    Presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    A instituição fornecerá um diploma de Especialista em Roteiro em Áudio e Audiovisual.
  • Considerações
    A Especialização de Roteiro em Áudio e Audiovisual da PUC SP tem como proposta o fornecimento de recursos e ferramentas baseadas e teorias e práticas, visando aumentar e potencializar os que foi aprendido durante a graduação. O curso especializa o participante para o entendimento de mídias e na produção de roteiros de diversos formatos de áudio e de vídeo. Durante as aulas são discutidas as diferenças dos roteiros específicos dirigidos a cada tipo de mídia, mas focado na área dramatúrgica, jornalística, documentarista e também publicitária. O curso visa dar uma formação mais completa ao participante, já que a PUC é a pioneira em oferecer esse tipo de curso.
  • Dirigido a
    Carreira focada em profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar em mídia impressa, mídias eletrônicas e mídias online, agentes culturais, professores e graduados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Radialismo, Multimeios, Letras, Cinema, Ciências Sociais, História e áreas afins.
  • Área de atuação
    As vagas se encontram em agências de publicidade, redes de TV, rádios, centros de dramaturgia e cinema.

Comentários sobre Especialização de Roteiro em Áudio e Audiovisual - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    A passagem para o século XXI deu visibilidade a fatos cotidianos, transformando-os em narrativa em diferentes mídias e promovendo a interface de várias linguagens. Neste cenário, o roteiro é o instrumento fundamental para a concepção de qualquer produto em áudio e audiovisual, a COGEAE é a primeira instituição a oferecer uma especialização com esse enfoque. Os poucos cursos com propostas similares existentes são de extensão. Além do potencial mercadológico, já que é crescente a demanda por profissionais com essa formação específica voltada para a atuação profissional, a especialização também pode ser uma importante ponte para a continuidade dos estudos de pós-graduação nos programas de mestrado e doutorado. Com o objetivo de fornecer um instrumento teórico e prático, o curso vem ao encontro das necessidades de preencher lacunas e de ampliar os conhecimentos adquiridos na graduação. Cada vez mais, o mercado profissional exige sólida formação e a educação continuada contribui para melhor qualificar a competência não apenas do saber fazer, mas principalmente a competência crítica sobre a indústria cultural e a linguagem dos veículos comunicacionais tradicionais e online. Em linhas gerais, o curso visa à atualização do profissional que atua nas mídias impressa e eletrônica e ao aperfeiçoamento profissional, promovendo o aprofundamento teórico e prático em roteiro em áudio e audiovisual. O programa capacitará os profissionais a compreenderem a natureza das mídias em geral e das mídias eletrônicas, além de confeccionarem roteiros nas diversas formatações do áudio e audiovisual. As aulas abordarão a articulação dos diferentes roteiros para todas as mídias e para as intramídias e as especificidades dos textos de comunicação, conforme o foco das formatações dramatúrgica, jornalística, publicitária e documental. Outro aspecto presente no programa do curso é a análise dos fundamentos do roteiro a partir de peças publicitárias, produtos jornalísticos veiculados na mídia e de cenas da dramaturgia radiofônica, televisual e cinematográfica. O curso habilitará o aluno para atuar nos mais variados gêneros e suportes midiáticos, já que será necessário o cumprimento de todas as disciplinas que abordarão as especificidades da roteirização de produtos em cada uma das modalidades do áudio e do audiovisual. Seja no cinema, na televisão e no rádio, o roteiro sempre será uma ferramenta de auxílio na elaboração de um produto em áudio e audiovisual de ficção ou não-ficção, pois é a fase inicial de um processo de criação presente na radiofonia, no telejornalismo e na dramaturgia televisual e cinematográfica. O curso tem caráter teórico-prático e carga horária de 390 horas, divididas em quatro semestres, incluindo 30 horas de orientação para monografia.
  • Dirigido a
    Profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar em mídia impressa, mídias eletrônicas e mídias online, agentes culturais, professores e graduados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Radialismo, Multimeios, Letras, Cinema, Ciências Sociais, História e áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Roteiro em Áudio e Audiovisual
  • Conteúdo

    Módulo I

    - Semiótica do Som e da Imagem
    - Estética das Mídias
    - Metodologia de Projeto
    - Gêneros Midiáticos
    - Narratividade e Estratégias Narrativas
    - Adaptação: conceituação e procedimentos

    Módulo II

    - Percurso Cultural do Áudio
    - Formatações e Modelações em Áudio
    - Roteirização em Áudio: procedimentos dramatúrgicos
    - Percurso Cultural do Audiovisual
    - Formatações e Modelações em Audiovisual
    - Roteirização em Audiovisual: procedimentos dramatúrgicos

    Módulo III

    - Roteirização Publicitária e editoração do Texto Jornalístico em Áudio
    - Roteirização de Documentário em Áudio
    - Roteirização Publicitária e editoração do Texto Jornalístico em Audiovisual
    - Roteirização de Documentário em Audiovisual

    Módulo IV

    - Orientação de Monografia

Outro curso relacionado com rádio, televisão e cinematografia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |