Especialização em Avaliação Psicológica

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Avaliação Psicológica - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Conteúdo
    Especialização em Avaliação Psicológica.


    DURAÇÃO APROXIMADA: 12 meses
    LOCAL: Online ao Vivo e Presencial (Unidade Perimetral)
    PERIODICIDADE: Sextas (19h às 22h) e sábados (08h às 18h) - quinzenais


    A Especialização em Avaliação Psicológica da UNIALFA foi estruturada para oferecer aos profissionais da psicologia uma matriz curricular em sintonia com as necessidades das demandas do mercado de trabalho, clientela, contextos da avaliação psicológica e locais de atuação, apresentando conteúdos pertinentes e técnicos.

    Além disso, proporciona troca de experiências entre os pares e professores qualificados que desenvolvem seus conhecimentos e habilidades, para que possam pensar e agir estrategicamente no levantamento de informações dos fenômenos psicológicos, de maneira a permitir decisões assertivas no processo de análise e investigação psicológica. 

    Esta formação é alcançada por meio da troca contínua de informações e experiências entre alunos do curso, professores e estudos de caso, adquirindo insumos para extrapolar os desafios e responsabilidades de suas carreiras. 


    Objetivos.
    Desenvolver psicólogos capacitados para atuar nos variados contextos que demandem o desenvolvimento crítico, ético, responsável e técnico do processo de avaliação psicológica e testagem psicológica, assim como conferir acuidade estratégica na melhor escolha e no devido domínio das técnicas, procedimentos, métodos e instrumentos exclusivos da profissão em diversas modalidades de atuação. 
    Para tanto, conta com os seguintes objetivos específicos:

    Capacitar o aluno com sólidos conhecimentos em Avaliação e Testagem Psicológica, garantindo recursos para a efetiva aplicação desses conhecimentos no cotidiano do seu contexto de trabalho;

    Promover o desenvolvimento de habilidades e competências para conduzir criticamente o processo de Avaliação Psicológica de acordo com os objetivos da avaliação, o contexto no qual a avaliação será realizada, o indivíduo avaliado e o domínio do próprio psicólogo no processo;

    Capacitar o aluno na administração, correção, avaliação e execução de leitura padronizada de acordo com o manual de cada teste, a partir de referencial psicométrico consistente;

    Capacitar o aluno para emissão de documentos técnicos conforme o Manual de Ética da classe, sob orientação do Conselho Federal de Psicologia;

    Capacitar o aluno para correta identificação da demanda inicial baseada no conhecimento científico disponível para a área, impactando, assim, na assertiva escolha dos instrumentos, estratégias e técnicas de avaliação;

    Divulgar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) como único e importante critério para consulta da validade dos instrumentos privativos do psicólogo;

    Divulgar os diversos contextos de aplicação da avaliação psicológica em diferentes espaços de atuação, bem como capacitar o profissional nesse viés, contribuindo com a expansão dos locais de atuação do psicólogo, aparte do clínico (clássico).


    Público alvo.
    Profissionais que são formados em Psicologia, têm interesse ou já trabalham com Avaliação Psicológica.

    Diferenciais.
    Professores experientes que atuam no mercado com o processo de avaliação psicológica nos mais variados contextos da prática: organizacional, clínica, hospitalar, jurídica, ambulatorial, do trânsito, dentre outras;
    Promoção ao networking: o curso também incentiva a troca de práticas e experiências em diferentes contextos pelos profissionais e professores presentes em cada módulo;
    Baixíssimo índice de repetição de professores ao longo da especialização, o que permite ao aluno contato com diferentes profissionais de mercado;
    Promoção do raciocínio clínico por parte do estudante para análise e compreensão das especificidades e complexidades de cada caso em seu contexto laboral;
    Curso voltado à capacitação técnica do processo de avaliação psicológica, grande diferencial se comparado ao mercado, que aposta na prática da testagem psicológica, isto é, no ensino dos testes psicológicos em detrimento do processo em seus diferentes contextos. Essa configuração focada no processo da Avaliação Psicológica pode permitir ao aluno a sua atuação em diferentes condições da prática de investigação psicológica, vez que ao compreender o processo em diferentes locais de atuação do psicólogo, o aluno se torna capacitado para escolher as ferramentas e técnicas (inclusive os testes psicológicos) com base nas especificidades dessas mesmas particularidades e não única e exclusivamente na familiaridade que o mesmo possui com os testes apenas;
    Casos clínicos de profissionais com anos de experiência em avaliação psicológica, utilizados para promover a postura ética, prática e o raciocínio clínico dos discentes, os quais se capacitarão para situações limites e manejos diversos frente aos variados casos.


    Matriz Curricular.

    Fundamentos da Avaliação Psicológica.
    Fundamentos norteadores, históricos e técnicos da Avaliação Psicológica, Resoluções do Conselho Federal de Psicologia acerca da Avaliação. Diferença entre testagem e avaliação psicológica. Questões Ética no Processo de Avaliação (Responsabilidade Ética, Social, Política da Avaliação Psicológica). Competências demandadas aos psicólogos no processo de AP. Estudo de caso em um processo de AP.

     
    Fundamentos da Psicometria aplicada a Avaliação Psicológica: Construção Técnica de Instrumentos.
    Fundamentos psicométricos dos instrumentos de avaliação psicológica: validade, fidedignidade, análise de itens, padronização e normatização. Normas: natureza, intepretação e bases normativas. Ferramentas como Escalas Likert e Escalas de Atitude I Introdução a construção de questionário


    A Entrevista Clínica no Contexto da Avaliação Psicológica.
    Tipos de Entrevistas na clínica com base no paciente, contexto institucional e objetivos da entrevista primeiro contato com o paciente. Identificação da demanda. Entrevista inicial. Anamnese. Boas práticas para entrevista com o paciente. Elaboração de prontuário.

    Processos cognitivos e Funções Psíquicas em Psicopatologia.
    Fundamentos das funções cognitivas. Fundamentos da Psicopatologia. Introdução a Semiologia. Exame do Estado Mental do Paciente. Noções gerais sobre as principais alterações psíquicas segundo a psicopatologia dos Transtornos de Ansiedade.

    Fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento Humano em Avaliação Psicológica.
    Características biológicas e psicológicas do desenvolvimento humano. Principais alterações psicológicas das funções cognitivas no desenvolvimento humano.

    Avaliação de Perfil no Contexto da Orientação Profissional e de Carreira.
    Processo de avaliação de perfil do avaliando associado ao uso de instrumentos no contexto da orientação profissional. Desafios atuais da avaliação psicológica no contexto da avaliação de carreira e profissional.


    Fundamentos e atualidades da Gestão de Carreira. Roteiro de Entrevista. Assessments. Entrevista Semiestruturada. Competências comportamentais.


    Avaliação Psicológica para procedimentos cirúrgicos no Âmbito Hospitalar.
    Definição de Psicologia Hospitalar. Atuação do Psicólogo Hospitalar nas diversas Especialidades Médicas (Ortopedia, Oncologia, Cardiologia, Nefrologia, Ginecologia, etc) e Espaços intra-hospitalares (UTI, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Enfermarias/Apartamentos). Instrumentos de avaliação e entrevistas no âmbito hospitalar. Especificidades da atuação do Psicólogo hospitalar.


    Psicopatologia no contexto da Avaliação Psicológica.
    Eixos diagnósticos em psicopatologia. Categorias diagnósticas dos principais quadros psicopatológicos no âmbito de uma AP orientados aos Transtornos de Humor: Identificação e sintomalogia. Entrevista Estruturada DSM.


    Avaliação Neuropsicológica: Ferramentas, Conceitos e Fundamentos.
    Aspectos teórico-científicos, metodológicos e práticos da avaliação neuropsicológica no contexto da psicologia clínica. A neuropsicologia da atenção e memória.


    Avaliação Psicológica no contexto educacional.
    Processos Psicológicos envolvidos no ensino-aprendizagem. Principais alterações clínicas no contexto educacional com foco para TDAH. Ferramenta de Rastreio para TDAH.


    Avaliação Psicológica no manejo do Psicodiagnóstico e Entrevista Devolutiva
    Fundamentos do Processo Psicodiagnóstico. O processo Psicodiagnóstico e o manejo do psicólogo.  Aspectos teóricos, éticos e práticos da entrevista devolutiva, bem como elaboração do laudo resultante do processo psicodiagnóstico: 1. Identificação 2. Descrição da demanda 3. Procedimento 4. Análise 5. Conclusão/Orientação/Identificação.


    Avaliação Psicológica para procedimentos cirúrgicos no âmbito clínico.
    Fundamentos Históricos. Prática Clínica. Cirurgia Bariatrica. Laqueadura + Vasectomia. Resoluções do CFP. Resoluções SUS.


    Avaliação Psicológica para Porte de Armas de Fogo.
    Fatores psicológicos avaliados para obtenção do porte de armas. Estrutura do Laudo Psicológico. Testes Utilizados. Resoluções do CFP.


    Perícia Psicológica.
    Processo técnico-científico do trabalho investigativo da psicologia no âmbito jurídico, utilizando ferramentas, procedimentos e testes psicológicos no levantamento e coleta de informações relevantes a finalidade, demanda, requerimento e interesse da investigação judicial: ética na perícia psicológica e processo da avaliação psicológica forense.


    Elaboração de Documentos Técnicos do Processo de Avaliação Psicológica.
    Elaboração de Documentos Psicológicos. Estrutura dos Documentos Psicológicos. Cuidados éticos na elaboração dos documentos. As especificidades dos documentos nas áreas de atuação. IBAP, 2002:7-16.

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |