Especialização em Corpo e Cultura

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Corpo e Cultura - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Qualificar a atuação de profissionais e educadores das áreas de artes, educação física e de segmentos afins, através de conhecimentos específicos da área e desenvolvimento de habilidades específicas para o alargamento criativo e inovador dos processos pedagógicos e da criação e construção da produção artística gerada a partir de práticas corporais.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais com curso superior nas áreas de Educação Física, Educação Artística, Dança, Artes Cênicas, Moda e Estilo, Arquitetura e áreas afins, bem como professores portadores de diploma de curso superior que atuam nas referidas áreas.
  • Titulação
    Especialista em Corpo e Cultura: Ensino
  • Conteúdo

    Disciplinas e Ementas

    MÓDULO A - Seminários 


     Seminário 1: Corpo e Filosofia (45 horas-aula)

     Aspectos Históricos e Filosóficos do Corpo Humano (15 horas-aula)
    Ementa: Análises e reflexões sobre a compreensão do corpo na antiguidade grega e na contemporaneidade. As relações entre corpo e alma para os órficos, pitagóricos, Platão, Aristóteles, estóicos, epicureos, a medicina grega. As relações entre corpo e mente para Descartes, Kant e Popper. Descrições fenomenológicas de M. Merleau-Ponty e as análises epistemológicas e culturalistas de M. Foucault.

     Artes do Corpo: Tendências Estéticas na Contemporaneidade (15 horas-aula)
    Ementa: Teoria Co-evolutiva de Richard Dawkins como parâmetro de identificação e compreensão da dança Contemporânea, a partir de 3 idéias complementares:
     a dança expressa sínteses transitórias do relacionamento entre o corpo e o seu contexto de existência;
     o corpo expressa sínteses transitórias do relacionamento entre suas informações biológicas e culturais;
     e o contexto expressa sínteses transitórias do relacionamento entre corpo, dança e tudo mais que existe.

     Por uma Teoria Crítica do Corpo (15 horas-aula)
    Ementa: Teoria Corpomídia como uma teoria crítica sobre as conseqüências políticas de seu uso. Para tal, o conteúdo se estruturará em três eixos temáticos: a construção de corpos dóceis; o corpo no novo capitalismo; o corpo das novas formas de organização social.

     Seminário 2: O Corpo e suas Relações com a Contemporaneidade (60 horas-aula)

     Corpo e Cultura no Século XX (15 horas-aula)
    Ementa: A reabilitação do corpo no entre-guerras e no decorrer do século XX. A indústria cultural e a exacerbação do corpo. O corpo saúde; o corpo que dança; o corpo que malha; o corpo em harmonia; o corpo que pode mais; o corpo narciso; o corpo biocibernático.

     Corpo e Tecnologia (15 horas-aula)
    Ementa: Cibercultura: comportamento e experiência na era das conexões
    1. Cibercultura e contexto da arte na era das conexões ao ciberespaço.
    Teorias e conceitos sobre cibercultura e alterações nas formas de vida pela interfaces relações humano-computador. Interatividade, tipos de interface: feedback e biofeedback, imersão, conectividade planetária, telepresença, ambientes de multiusuário, ambientes com autonomia e com tecnologias móveis. Base teórica com autores internacionais e brasileiros: Derrick De Kerckhove, Edmond Couchot, Pierre Lévy, Howard Reinghold, Peter Weibel, Roy Ascott, Andre Lemos, Arlindo Machado, Diana Domingues, Lucia Santaella.
    2. Software art comportamento e experiência.
    Comportamento e experiência: co-existência no espaço físico e no espaço digital Análise de práticas artísticas que investem nas qualidades estéticas, determinando modos de percepção, acionando a carga subjetiva das interações, bem como interfaces que se constituem em interfaces sociais. Teoria fundamental sobre a geração de softwares especulativos em software arte. O artista-engenheiro e a concepção do aparato tecnológico e seu uso para a fabricação de sentidos sintéticos e intervenções sociais.
    2.1. O design de interface: os modos de usar computadores e interfaces. Percepção como fenômeno de laboratório: próteses sensórias e enações do corpo com o ambiente. 2.1.1. Design de interface e processos de comunicação com sistemas interativos: conectividade e condição seamless, conectividade e imersão. Ambientes de ciberinstalações e primeira interatividade realidade virtual, incluindo Caves e interfaces multissensoriais.
    Concepção do design de interface para o sistema de feedback
    2.1.2 Design de interface para conectividade e nomadismo na rede, telepresença e telerrobótica. Comunidades virtuais e teleimersão em cibermundos
    2.1.3. Design de interface e processos de comunicação com sistemas inteligentes e com autonomia por respostas de segunda interatividade.
    2.1.4. Design de interface e processos de comunicação com tecnologias da mobilidade. Interfaces pervasivas e sencientes: plataformas sociais abertas à colaboração e reciprocidade em espaços híbridos.

     Novas Linguagens: Vídeodança/ Repertório Contemporâneo (15 horas-aula)
    Ementa: Estudo das relações entre a dança e o audiovisual a partir da exibição e análise de obras de vídeo-dança e cine-dança nacionais e internacionais.

     Políticas Culturais: Reflexões e Instrumentos para o Desenvolvimento das Artes Corporais
    Ementa: O papel da arte na sociedade. O papel do Estado no desenvolvimento. A realidade do Estado Brasileiro. Os principais instrumentos das políticas públicas municipais, estaduais e federais. Estratégias de formatação de projetos, captação de recursos, organização coletiva e formação de redes relacionadas às políticas públicas.

    MÓDULO B - Disciplinas (135 horas-aula) 


     Anatomia Funcional (15 horas-aula)
    Ementa: O movimento humano sob o ponto de vista anatomofuncional. Identificação das articulações envolvidas. As ações articulares observadas. Estrutura e função músculo-articular. Os músculos motores primários. Os tipos de contração. Análise do movimento humano.

     Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação Corporal (30 horas-aula)
    Ementa: Características atuais da pesquisa em Educação Corporal. Noções fundamentais sobre o planejamento e execução da pesquisa. Aplicações de métodos e técnicas de pesquisa. Verificação do processo de elaboração, análise e interpretação de dados. Apresentação de relatórios e trabalhos científicos. Preparação do projeto de monografia.

     Educação Corporal nas Escolas de 1º e 2º Graus – Metodologia de Ensino (30 horas-aula)
    Ementa: Princípios e fundamentos do "alfabeto" de Rudolf Laban e suas aplicações nos processos cognitivo e criativo do corpo. O corpo como processo de comunicação de idéias, de expressões e entre linguagens artísticas. Experimentação prática/teórica de princípios gerais da linguagem do movimento do corpo como totalidade física, emocional e intelectual e suas implicações na interação com o ambiente escolar, familiar e social. O papel a ser desempenhado pela Dança na Escola como área de conhecimento. A movimentação do corpo como fundamento do ensino-aprendizagem na educação escolar.

     Corpo e Representação: Linguagem Teatral para Crianças e Adolescentes (30 horas-aula)
    Ementa: Princípios de conhecimento da ação física e sua relação com os procedimentos lúdicos e cênicos. Exercícios e vivências de jogos dramáticos e jogos teatrais.

     Técnica de Consciência Corporal (30 horas-aula)
    Ementa: A formação pessoal do adulto: uma abordagem pela via corporal; o por que pela via corporal. A dança como estratégia de exteriorização corporal. O ritmo métrico e espontâneo. Emoções e sentimentos despertados a partir da música e da exteriorização corporal. A dança e as endorfinas. Exercícios e vivências corporais de representações gráficas da simbologia do corpo; de técnicas com ritmos métricos e espontâneos; de técnicas de expressão corporal com ritmos variados (Kundalini, Nataraj, Dinamic); da técnica do Psicodrama com elementos rítmicos. Experiências de jogos rítmicos de expressão corporal sem auxílio da visão; de expressão, comunicação e ajuste corporal sem e com objetos; de contato corporal com o outro; de representação corporal utilizando disfarces; de jogos dramáticos e de terapia corporal por meio da dança individual, em duplas e em pequenos grupos.

    MÓDULO C - Disciplinas (165 horas-aula) 


     Processos de Criação (15 horas-aula)
    Ementa: Paralelos entre diversas epistemologias e metodologias da pesquisa interdisciplinar Arte/Corpo. Aspectos da racionalidade e da irracionalidade do processo criativo. Corpo-mídia – o corpo como objeto da comunicação em seus diferentes enfoques e modelos pelo viés da Comunicação. Processos de significação nos corpos, com os corpos e entre os corpos como padrões universais de garantia de sobrevivência.

     Linguagem da Encenação (60 horas-aula)
    Ementa: Estudos sobre a estrutura da cena contemporânea para análise e discussão sobre a função e construção da direção cênica e da dramaturgia no contexto cênico atual. Estudos dos principais elementos cênicos: atuação, ação, ação dramática, dramaturgia da cena, dramaturgia do ator, concepção do espetáculo, direção. Parte prática baseada na experimentação de métodos de composição cênica em relação aos estudos teóricos feitos sobre dramaturgia e direção cênica. Composição da cena com base em jogos, texto e movimento.

     Técnica Teatral (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo dos fundamentos da interpretação, improvisação e encenação teatral a partir de exercícios e jogos que propiciem um aprendizado do corpo enquanto veículo da criação artística. Síntese da evolução histórica do teatro desde sua formação até o teatro contemporâneo. Antecedentes históricos para o ator moderno e o nascimento da figura do diretor/encenador. Prática teatral estabelecendo as possíveis articulações entre a formação artística, técnica e intuição e a relação com as principais correntes de atuação e as teorias que as justificam.

     Composição Coreográfica (60 horas-aula)
    Ementa: Estudos sobre a estrutura da construção coreográfica da dança contemporânea para análise e discussão sobre a função do coreógrafo, do bailarino e do criador-intérprete no contexto cênico atual. Características dos elementos: concepção, dramaturgia, desempenho, performance e espetáculo. Experimentação prática de criação cênica relacionada aos estudos teóricos feitos sobre construção coreográfica contemporânea, com base no vocabulário de movimento próprio do coreógrafo e de técnicas de investigação e de improvisação. Demonstração pública da obra gerada.

    MÓDULO D - Monografia 


     Trabalho prático-teórico, a partir de temas pertinentes às disciplinas do curso. Os docentes para a orientação serão determinados a partir dos temas escolhidos pelo acadêmico.


Últimas visitas ao curso

"Gostaria de receber informações sobre esta especialização tanto no que diz respeito ao aspecto teórico quanto ao financeiro e gostaria, ainda de saber se há possibilidade de eu cursar estar especialização pois sou formada em comunicação social-relações públicas mas atuo como professora de ballet clássico há mais de 20 anos. "

Tanise para Especialização em Corpo e Cultura

Rio Grande do Sul

"Estou cursando pedagogia, vou concluir o curso nesse ano e quero saber se posso fazer. Eu gostaria de fazer minha pós na área de artes, porem a poucas opções por aqui. Eu queria saber quando inicia esse curso, o custo, os dias e horários em que vão acontecer. "

Daiani para Especialização em Corpo e Cultura

Santa Catarina

"Queria saber um pouco mais sobre o curso, preço entre outras informações que puderem me passar. Tendo em vista que meu trabalho de conclusão de curso será sobre corpo, tenho grande interesse de dar continuidades ao meu estudo, já que aqui em goiás não há nenhuma pó graduação com esse tema. "

Lara para Especialização em Corpo e Cultura

Goiás Estado

"Eu gostaria de receber informações sobre a especialização em corpo e cultura. A minha formação é em história e meu objeto de pesquisa é o corpo feminino, mais especificamente enquanto veículo do ser feminino na cultura e na sociedade. "

Marcia para Especialização em Corpo e Cultura

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |