Especialização em Emergências Ambientais

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Lenice Laflor

Lenice Laflor

Especialização em Emergências Ambientais

  • Modalidade
    As aulas são presenciais.
  • Duração
    A carga horária é de 405 horas.
  • Certificado oficial
    Especialista em Emergências Ambientais, este é o título a ser recebido pelos participantes ao final do curso.
  • Considerações
    Através do programa de Especialização em Emergências Ambientais, a PUCPR forma especialistas para desempenharem funções de identificação, avaliação, gerenciamento, prevenção e comunicação de riscos ambientais. Ao final do curso, os participantes a desenvolverem planos de controle, identificar responsabilidades, elaborar medidas de contingência, tomar decisões e formar equipes de trabalho para agir em situações de risco.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido a profissionais com curso superior em qualquer área interessados em obter mais conhecimentos na área de identificaç4ao e prevenção de acidentes ambientais.
  • Área de atuação
    Mineradoras, petroleiras, hidrelétricas, indústrias químicas, etc. Há muitas oportunidades em órgãos públicos também.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Emergências Ambientais - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Emergências Ambientais
  • Conteúdo
       Proposta

    O curso de Emergências Ambientais visa capacitar profissional para a identificação, avaliação, gerenciamento e comunicação dos riscos ambientais permitindo a antecipação e atuação sobre eventos ambientalmente danosos, de forma a identificar responsabilidades, planejar ações de controle, elaborar planos de contingências, montar equipes, tomar decisões e agir em acidentes que envolvam locais potencialmente de risco. Além de contemplar Visitas Técnicas, objetivando a troca de experiências com profissionais que atuem na área de emergências ambientais.

       Público

    Portadores de diploma de curso superior em diferentes áreas que atuem ou pretendam atuar na prevenção, preparação, respostas e recuperação a acidentes ambientais.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sexta-feira - 09h30min às 12h00min
    Sexta-feira - 13h30min às 18h00min
    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 09h30min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Mensal

       Carga Horária

    405 horas

    Vagas
    90

       Disciplinas
    • Epidemiologia Aplicada em Desastres

      Diferenciação entre a atuação das Vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental. Programas e Ações do Setor Saúde em Prevenção aos desastres: VIGIÁGUA/ SISÁGUA, VIGISOLO, VIGIAR, VIGIQUIM, VIGIAPP,VIGIFISI, VIGIDESASTRES. Organização do Setor Saúde em outros países da América Latina e Caribe. Mecanismos de coordenação e tomada de decisão em emergências e desastres, abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e controle de vetores para os desastres naturais.

      Carga horária: 30
    • Acidentes Ambientais

      Desastres naturais e antropogênicos, identificação e avaliação de riscos, planejamento de atendimento a acidentes ambientais, gerenciamento de acidentes ambientais, acidentes ambientais no Brasil e no mundo. Codificação de Desastres Ameaças e Risco - CODAR

      Carga horária: 15
    • Análise, Avaliação e Gerenciamento de Riscos

      Histórico e panorama internacional; Conceitos básicos; Técnicas para identificação de perigos - APP, HazOp, AAF - análise por árvores de falhas, AAE - análise por árvores de eventos; Introdução à confiabilidade de sistemas; Introdução a análise de conseqüências: incêndios, explosões e vazamentos tóxicos; Introdução a estimativa e avaliação de riscos; Programa de gerenciamento de riscos; Plano de ação de emergência. Exposição teórica e exercícios.

      Carga horária: 30
    • Armazenamento, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos

      Histórico e diagnóstico da atividade de transporte de produtos perigosos; Acidentes no transporte de produtos perigosos no Brasil; Armazenamento e manuseio de produtos perigosos; Estudo de caso no transporte de produtos perigosos; Legislação pertinente e referências normativas; Programas de segurança e saúde; Treinamento de condutores de veículos de transporte de produtos perigosos – MOPP; Legislação de trânsito; Direção defensiva; Primeiros socorros, meio ambiente e prevenção de incêndio; Movimentação de produtos perigosos.

      Carga horária: 30
    • Aspectos e Impactos Ambientais

      Definição de aspectos e impactos ambientais, lista de aspectos e impactos, ambientais potenciais, atividades , serviços e produtos passados e presentes, detalhamento, aspectos e impactos sob diferentes condições de operação: normais, anormais e de emergência, nível de detalhamento da descrição do impacto, significância e conseqüência

      Carga horária: 15
    • Aulas Práticas - Formação de Brigadista

      Prática de primeiros socorros; atendimento a multiplas vítimas; Sistema Integrado de Incidentes; Prevenção e combate a incêndio; formação de brigadista.

      Carga horária: 15
    • Defesa Civil

      Defesa Civil no mundo e no Brasil; Aspectos doutrinários; Tipos de calamidades e os respectivos locais de incidência; Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública; Tipos de abrigos; Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Defesa Civil: estrutura e funcionamento; Sistemática de organização de defesa civil em situações de catástrofes; Legislação.

      Carga horária: 15
    • Desenvolvimento de Projeto e Pesquisa - Monografia

      Orientação da pesquisa para monografia. Acompanhamento das pesquisas. Coordenação da avaliação das monografias.

      Carga horária: 15
    • Equipamentos de Proteção e Primeiros Socorros

      Classificação dos EPIs acordo com tipo de proteção; Definição de Atos e condições ambientalmente inseguras; Procedimentos para descontaminação de equipamentos com produtos de baixa, média e alta toxicidade. Primeiros Socorros.

      Carga horária: 15
    • Estruturação de Planos de Emergências e Contingências

      Introduzir conceitos relacionados ao histórico, fundamentação e funcionamento dos Planos de Emergências e Contingências. Elaboração de Planos de Emergências e Contingências.

      Carga horária: 15
    • Etica

      A identificação dos pressupostos Éticos e Morais em relação aos seus interpretantes históricos – principalmente após a reestruturação social do capital a partir da segunda metade do século XX – na construção e manutenção do Conhecimento, do Poder, da Sociedade e da Justiça Social.

      Carga horária: 15
    • Geoprocessamento Aplicado a Emergências Ambientais

      Introdução a Sistemas de informação geográfica. Sistemas de informação geográfica. Aplicação do geoprocessamento em Emergências Ambientais.

      Carga horária: 15
    • Indicadores Ambientais

      Tópicos de poluição do meio, projeção demográfica e planejamento urbano, indicadores urbanos e industriais, aspectos da avaliação sócio-econômica aplicada a emergências ambientais, indicadores dos serviços de infra-estrutura urbana e ambiental.

      Carga horária: 15
    • Legislação Pericial e Ambiental

      Fundamentos constitucionais, Instituições federais, estaduais e municipais de meio ambiente, procedimentos de prevenção do dano ambiental: estudo de impacto ambiental e sistema de autorizações, procedimento de reparação do dano ambiental e responsabilidade civil, sanções administrativas e penais, leis setoriais

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

      Carga horária: 15
    • Monitoramento Ambiental I

      Planejamento de amostragem, técnicas de preservação, acondicionamento e transporte de efluentes líquidos e corpos receptores; medições de campo, análises ambientais emergenciais e interpretação de resultados

      Carga horária: 15
    • Monitoramento Ambiental II

      Elaboração do Plano de Monitoramento: objetivos e metas; elementos constituintes; ferramentas de avaliação. Planos de monitoramento da gestão de acidentes ambientais. Sistemas de Apoio à Decisão aplicados ao monitoramento ambiental: Ferramentas de apoio ao monitoramento.

      Carga horária: 15
    • Passivos Ambientais

      Contextualização do Tema Passivos Ambientais – Abordagem Inicial; Metodologia e Procedimentos; Investigação de Contaminação; Auditoria Preliminar, Investigação Confirmatória; Cases.

      Carga horária: 15
    • Perícia Judicial e Ambiental

      A perícia ambiental como prova no procedimento civil. Conceitos. Técnicas de redação de laudo. Requisitos do Laudo e do Parecer. Direitos e deveres do perito. Metodologias de análise ambiental no processo de prova pericial. Metodologia de avaliação de recursos e danos ambientais.

      Carga horária: 30
    • Prevenção e Combate a Incêndios

      Fundamentos do fogo; Formas de Combustão; Produtos da Combustão; Fases de um incêndio; Métodos de extinção e controle de incêndio; Aparelhos extintores portáteis; Proteção Ativa e Proteção Passiva.

      Carga horária: 15
    • Prevenção, Preparação, Resposta e Recuperação em Emergências Ambientais

      Ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução para Emergências Ambientais; Perigo, Risco, Acidente Ambiental, Emergência, Catástrofe, Desastre, Avaliação de Risco, Gerenciamento de Risco e Plano Diretor; Estrutura de abrigos; Logística de materiais e mantimentos; Mecanismo de resposta; Estrutura e organização de equipes de emergência e voluntários; Atendimento a emergência com produtos perigosos, enchentes, vendavais, seca, granizo, entre outros. Abordagem operacional a eventos adversos; Estruturas Governamentais e Não Governamentais para recuperação de áreas afetadas. Denominação de áreas, reconstrução de edificações, estruturas de saneamento.

      Carga horária: 15
    • Segurança do Trabalho em Emergências Ambientais

      Conhecimento de sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional. Diretrizes Internacional da Gestão e Segurança e Saúde Ocupacional. Normas Regulamentadoras aplicadas a Segurança do Trabalho.

      Carga horária: 15
    • Sistemas de Comando: SCI e SCO

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber, os dias das aulas e qual o valor, pois sou professora do município de antonina, e minha disponibilidade no momento é somente aos fins de semana, gostaria também que me enviassem, outras especialização na área de educação. "

Elise para Especialização em Emergências Ambientais

Paraná

"Gostaria de saber mais detalhes sobre este curso. Eu sou estudante de licenciatura em ciências biológicas, atuo na área ambiental de um aterro industrial e gostaria de saber quais as possibilidades de fazer a pós de especialização em emergência ambiental. "

Suelin para Especialização em Emergências Ambientais

Santa Catarina

"Eu sou formado como técnico em segurança do trabalho, atuei na área de acidentes ambientais, por isso estou voltando novamente para esta área, portanto preciso saber se mesmo com a minha qualificação consigo fazer esta especialização. "

Rodrigo para Especialização em Emergências Ambientais

Paraná

Outro curso relacionado com ciência do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |