Especialização em História da Ciência

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em História da Ciência

  • Modalidade
    Aulas ministradas na modalidade presencial.
  • Duração
    O curso pode ser concluído em 404 horas.
  • Certificado oficial
    O aluno é contemplado com um título de Especialista em História da Ciência.
  • Considerações
    A Especialização em História da Ciência tem como proposta uma contribuição para a capacitação e acessibilidade aos novos resultados nesse campo a um número maior de pessoas, não mais se restringindo apenas aos profissionais e estudiosos das ciências naturais e de humanidades. A formação enfatiza a habilitação de um profissional com grande capacidade reflexiva para a transmissão dos conhecimentos e conceitos dessa área e promove uma complementação na carreira dos atuantes em Ciências Naturais. A grade curricular da especialização foi restruturada e atualizada com a finalidade de tornar o curso mais dinâmico e prático.
  • Dirigido a
    Formação focada em professores, jornalistas, pesquisadores e outros profissionais e estudantes com terceiro grau completo.
  • Área de atuação
    Essa formação pode ser aplicada em pesquisa na área, e a atuação pode se dar em institutos, escolas e universidades.

Comentários sobre Especialização em História da Ciência - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Pioneira no estabelecimento de Programa de Pós-Graduação específico em História da Ciência na América Latina, a PUC-SP acaba de reformular o conteúdo e flexibilizar a estrutura curricular do curso de Especialização para atender às necessidades dos profissionais e às novas exigências do mercado de trabalho. O curso contribui para a formação básica e o acesso a resultados recentes na área a um público mais abrangente, não restrito apenas àquele oriundo das ciências naturais e de humanidades. A ênfase está na formação de um profissional capaz de refletir e transmitir conhecimentos em História da Ciência, sem a necessidade de tornar-se, necessariamente, um pesquisador na área. Trata-se de instrumentalizar o aluno para uma abordagem crítica moderna e para a discussão de práticas de ensino e pesquisa sobre essa temática. Por meio de disciplinas introdutórias à História da Ciência, metodológicas e didáticas, o curso pretende complementar a formação de profissionais vindos das ciências naturais, como pesquisadores e professores de ciências, além de profissionais de humanidades e de outras áreas, interessados nessa formação. As modificações na estrutura do curso objetivaram torná-lo mais dinâmico, sem perder a coerência e a unidade fundamentais para a formação de especialistas. Pela nova grade curricular, os conceitos básicos e específicos passam a ser abordados em todas as disciplinas, não apenas nas de caráter introdutório. Mais flexível, a nova estrutura permite que o aluno se matricule sempre que iniciar um novo módulo. O título de especialista é conferido apenas aos alunos que cursarem integralmente o curso, com aprovação da monografia no final. O conteúdo promove uma interface entre as disciplinas científicas e aquelas que se dedicam à compreensão do próprio processo de pesquisa, ensino e divulgação da ciência ao longo do tempo, fornecendo elementos para a discussão sobre as suas relações com a cultura, a sociedade, a educação e outros campos do saber. Este curso tem carga horária de 404 horas e está dividido em três módulos consecutivos de 128 horas cada, além de 20 horas de orientação para elaboração de monografia. Utiliza metodologia teórico-prática.
  • Dirigido a
    Professores, pesquisadores, jornalistas e outros profissionais e estudantes com nível superior que tenham interesse na área.
  • Titulação
    Especialista em História da Ciência
  • Conteúdo

    Disciplinas:

    Módulo I
    - História das Ciências e Ensino I
    - Literatura e Ciência
    - História das Ciências Exatas
    - História das Ciências da Vida

    Módulo II
    - História da Ciência e Epistemologia
    - História das Ciências da Matéria
    - História da Psicologia
    - Divulgação Científica

    Módulo III
    - História da Ciência II
    - História da Técnica e da Tecnologia
    - Princípios de Interpretação Textual
    - Metodologia Científica em História da Ciência

    Módulo IV
    - Orientação de Monografia

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |